O jiu-jítsu desempenha um papel fundamental na vida do atleta Pedro Tiago, pois não apenas contribui para seu desenvolvimento físico e técnico, mas também para seu crescimento pessoal.
Pedro Tiago de 20 anos é natural de Salinas no Pará, há sete anos se mudou com a família para Florianópolis buscando uma vida melhor e desde então a modalidade passou a fazer parte de sua vida de uma forma intensa, considerada pelo próprio uma grande salvação pessoal.
Durante a Copa Desterro de Jiu-Jítsu que acontece neste domingo (06), no Ginásio Rozendo Lima, em Florianópolis, o competidor conversou com a Fesporte e nos contou sobre a sua caminhada na vida e no esporte.
"Eu vim lá do estado do Pará com a minha família e quando cheguei em Florianópolis eu não sabia nada de jiu-jítsu e procurei pegar uma experiência com o meu professor Ricardo Bortoluzzi que tem uma ampla experiência na modalidade. Eu posso dizer com clareza que o jiu-jítsu me salvou, quem conhece a minha história sabe que eu poderia ter seguido para um outro lado e graças a este esporte vivo uma realidade completamente diferente" afirmou o atleta que também compete nos eventos do calendário oficial da Fesporte representando a equipe de Florianópolis.
Benefícios
A prática dessa arte marcial ajuda a melhorar a disciplina, a concentração e a resiliência, características essenciais para qualquer atleta.
Além disso, o jiu-jítsu proporciona um senso de comunidade e camaradagem, permitindo que Pedro se conecte com outros praticantes e compartilhe experiências. Essa modalidade também pode ser uma forma de canalizar estresse e desafios do dia a dia, promovendo bem-estar mental e emocional.
Em resumo, o jiu-jítsu é uma parte integral da vida de Pedro Tiago, moldando-o tanto como atleta quanto como indivíduo.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: guilherme@fesporte.sc.gov.br
Telefone: (48) 99190-9994
A seleção catarinense de vôlei da categoria sub-16 feminina no domingo (16), sagrou-se campeã brasileira da modalidade.
A competição foi realizada em Brasília (DF) e na grande decisão Santa Catarina derrotou a equipe do Ceará pelo placar de 3 sets a 2.
O governo do estado de Santa Catarina por intermédio da Fesporte, contribuiu diretamente para que quatro equipes das seleções catarinenses disputassem o campeonato brasileiro nos naipes masculino e feminino.
No dia 16 de fevereiro, na véspera das competições, o governador Jorginho Mello entregou em mãos para a FCV o cheque no valor de R$ 178.050,00 e que foi destinado para o para o custeio de materiais, uniformes, transporte, seguro e alimentação durante o período de preparação e competições pelo Brasil.
Este resultado é mais um que mostra a força do esporte catarinense vivendo um momento brilhante nos últimos anos.
Parabéns a Federação Catarinense de Vôlei (FCV) pelo excelente trabalho realizado e seguimos juntos!
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: guilherme@fesporte.sc.gov.br
Telefone: (48) 99190-9994
Na manhã deste domingo (06) a cidade de Florianópolis recebeu a edição 2025 da Prova Ciclística Subida do Morro da Cruz.
A histórica competição que acontece na capital do estado há décadas, homenageia o jornalista Roberto Alves, grande nome do jornalismo catarinense.
Em uma manhã ensolarada, a prova iniciou com as largadas das categorias open e elite no trapiche da Avenida Beira-Mar Norte e após determinado número de voltas os atletas tinham o desafio de subir o Morro da Cruz com a chegada final na sede da NSC Comunicação.
Na categoria elite masculina,o grande vencedor foi Alex Ferreira de Melo de Rio do Sul, seguido por Cristian Luís Lazzari de Florianópolis e Pedro Figueiredo Leme, representante da equipe de Taubaté (SP).
Já no feminino, a campeã foi a atleta representante de Florianópolis, Fabiane Baggio de Meira, seguida por Bruna Strube Lima também de Florianópolis e Mariana Toledo de São José dos Campos (SP).
Roberto Alves reverencia evento
Grande homenageado da prova de hoje, o jornalista Roberto Alves reverenciou a realização de mais uma edição da prova e ressaltou o momento do esporte de Santa Catarina.
“É gratificante ter o meu nome ligado a uma prova desta importância, uma prova muito grande no ciclismo e que além de atletas brasileiros reúnem também atletas estrangeiros. O ciclismo está na veia de todo nós aqui da ilha e eu tive a honra de idealizar essa prova há 35 anos atrás e essa homenagem significa que fizemos algo pelo esporte de Santa Catarina e que sempre foi a nossa grande missão” afirma
Gestão esportiva
“Além da parte técnica, temos também nos destacado na gestão do esporte catarinense com diferentes dirigentes catarinenses que estão em cargos importantes de confederações nacionais como o Teco Padaratz no surf, o Fábio Deschamps no basquete entre alguns outros que vem realizando um belo trabalho. O esporte catarinense é fortíssimo e com boas gestões como está acontecendo ficaremos ainda mais fortes” concluiu.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: guilherme@fesporte.sc.gov.br
Telefone: (48) 99190-9994
O Ironman Brasil continuará escrevendo a sua história no esporte de Santa Catarina com duas etapas que acontecem neste ano de 2025.
O governo do estado de Santa Catarina por intermédio da Fesporte, é apoiador oficial do evento já há alguns anos e nesta semana o CEO do Ironman Brasil, Carlos Galvão, esteve em Florianópolis, para acertar os detalhes dos cronogramas das provas.
Segundo a organização do evento, a primeira etapa que será a prova do Ironman Full, acontece no dia 1º de junho na Praia de Jurerê Internacional, mantendo a tradição dos últimos anos. Já o dia 26 de outubro, a Praia dos Ingleses recebe a etapa do Ironman Brasil 70.3.
História
O Ironman Brasil é realizado na capital catarinense desde o ano de 2001 e neste período uma positivo legado foi gerado com a realização do evento como o desenvolvimento do triathlon, atraindo e formando mais praticantes para esta modalidade.
Os números do evento movimentam financeiramente o setor hoteleiro de Florianópolis atraindo milhares de turistas, inclusive estrangeiros já que nos últimos anos a prova contou com a participação de atletas de cerca de 30 diferentes países.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, destaca a importância da marca Ironman Brasil permanecer no calendário esportivo do estado neste ano de 2025, ressaltando o apoio do governo do estado ao evento de renome mundial.
"O esporte de Santa Catarina já conhece muito bem tudo que é gerado de positivo pelo Ironman Brasil. Além do aspecto competitivo, a prova reúne milhares de pessoas na capital do estado, em uma positiva troca de experiências culturais geradas pelo esporte e neste caso, mais especificamente, gerado pelo triathlon. Vamos seguir juntos neste ano de 2025 e contribuir assim com o legado que este evento deixa economicamente em nosso estado, penso que é um dos fatores mais positivos do Ironman Brasil" afirmou.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: guilherme@fesporte.sc.gov.br
Telefone: (48) 99190-9994
A Fesporte encerrou no dia 2 de abril o período de inscrições para as etapas microrregionais dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2025.
O regulamento das competições de modalidades coletivas é dividido em 12 etapas microrregionais, realizadas em todo o estado, onde os classificados avançam para as etapas regionais, e, passando, vão para as quatro etapas estaduais. A etapa estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2025 será realizada no período de 21 de julho a 1º de agosto, em Rio do Sul.
A Fesporte destaca com o término do período de inscrições, o crescimento dos números de participantes em relação ao ano de 2024. Estarão envolvidos nas competições microrregionais, 170 municípios do estado participando das competições, totalizando 7.137 atletas, além de um total de 1.083 dirigentes.
Os números superam a edição de 2024 dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que nas etapas microrregionais, contaram com a participação de 141 municípios envolvidos nas competições que totalizaram 5.925 atletas.
Histórico
Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são realizados desde o ano de 1988 e desde então, o evento se consolidou como uma importante etapa no processo de formação de esportistas catarinenses, considerando que as competições são realizadas para atletas de até 18 anos.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, fala sobre o expressivo crescimento dos números que envolvem os Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2025. “A história dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina fala por si só, quando destacamos contexto histórico do evento no esporte do nosso estado. Iniciar o período das etapas microrregionais com esses números de crescimento em relação ao ano de 2024 mostra que os municípios estão cada vez mais inseridos no sistema esportivo catarinense. É nosso dever proporcionar o esporte para toda a população catarinense e que os Joguinhos deste ano se tornem para cada um dos sete mil atletas, uma vivência inesquecível”
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: guilherme@fesporte.sc.gov.br
Telefone: (48) 99190-9994
A Confederação Brasileira de Skate (CBSK), anunciou nesta semana a convocação de atletas que irão integrar a equipe nacional neste ano de 2025.
A lista reúne um total de 18 skatistas, convocados com base na presença nas Olimpíadas de Paris 2024 e no top 30 do ranking mundial.
Integram a lista da seleção brasileira na categoria park masculino os skatistas Pedro Barros, Pedro Carvallho e o jovem Kalani Konig que no ano de 2024 brilhou com o título de grande campeão do Skate Total Urbe (STU).
Já no park feminino, as catarinenses Isadora Pacheco e Yndiara Asp foram convocadas e disputarão as competições previstas no calendário da World Skate.
Um total de 34 skatistas irão compor as seleções brasileira de skate nas respectivas categorias. Além dos 18 nomes já anunciados no fim de março, a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) irá promover seletivas que acontecem neste mês de abril, complementando assim as equipes brasileiras.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: guilherme@fesporte.sc.gov.br
Telefone: (48) 99190-9994