Quinta, 02 Novembro 2017 15:00

Itajaí chega a Lages com ambição do tri Destaque

Itajaí desembarcou em Lages nesta quinta-feira, 2 Itajaí desembarcou em Lages nesta quinta-feira, 2 Paula Darós Darolt/Imprensa Fesporte

Por enquanto, os únicos jogos que estão rolando nos 57° Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) são os de cartas. Os atletas começaram a desembarcar em Lages, na Serra Catarinense, nesta quinta-feira, 2, e aproveitaram o tempo para relaxar com uma carteadinha. Na bagagem deles veio junto muita força de vontade para encarar os nove dias de competições.

Uma das primeiras a chegar foi a delegação de Itajaí. Bicampeã dos Jasc, ostentando o título em casa, em 2014, e em Joaçaba, em 2015, a cidade do litoral norte veio preparada para subir ao lugar mais alto do pódio mais uma vez.

Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira, o município busca medalhas em 21 das 26 modalidades disputadas nos Jogos. “Estamos trazendo 434 atletas, que passaram por uma preparação diferenciada desde março deste ano”, destacou Ferreira.

De acordo com o superintendente, a cidade briga por troféus, de forma especial, nos naipes masculino e feminino nas modalidades do handebol, ginástica artística, natação, bolão, bocha, judô e taekwondo, além de xadrez, triatlo, caratê e atletismo. Nas provas do atletismo, Rodrigo Pereira do Nascimento, de 23 anos, é uma das maiores apostas para ser o atleta mais rápido do Estado.

Nascimento esteve a um centésimo de garantir sua vaga nas Olímpiadas, Rio 2016. “Enquanto meu tempo foi de 10seg26, o do meu adversário foi de 10seg25. Mas estou confiante pelo ouro aqui nos Jasc, que vai ser o início da minha preparação para tentar o Pan-Americano no Peru, em 2018, e para garantir minha presença nos Olímpiadas de Tóquio em 2020”, avaliou o atleta.

Blumenau tenta retomar hegemonia

Quem não quer ficar para trás novamente é Blumenau, que vem de dois vice-campeonatos nas duas últimas edições dos Jogos Abertos. Mas desta vez vai ser diferente, de acordo com o diretor de esportes de alto rendimento da delegação, Ricardo Echelmeier. “Nós estamos oferecendo uma estrutura ótima para os atletas visando ao seu melhor rendimento. Trouxemos cozinheira profissional, montamos uma sala de entretenimento e nosso fisioterapeuta está a postos pra qualquer problema”, afirmou Echelmeier.

Equipe de Blumenau A delegação de Blumenau compete em todas as modalidades com exceção do tênis de mesa e do futebol feminino. “Nós viemos para brigar! Temos boas expectativas de pontuar em todas as modalidades, sobretudo no nosso basquetebol, que competiu Liga Ouro neste ano, no handebol, que, inclusive, está na fase final da Liga Nacional e no atletismo”, pontuou.

Willian Schramm Deschamps é um dos nomes do atletismo de Blumenau. O atleta de 20 anos deve competir nas provas de 100 e 200 metros e o revezamento 4x100. “Eu venho de um vice-campeonato nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e de um vice no Brasileiro sub 23. Na última edição dos Jasc fiquei em terceiro lugar na prova dos 100, mas neste ano brigo pelo ouro”, antecipou Deschamps.

Joinville corre por fora

Ciente de que não deve conquistar troféus, a delegação de Joinville corre por fora na disputa, trazendo 300 atletas. O coordenador do departamento de rendimento da Secretaria de Esportes, Estevan Cattoni, acredita na possibilidade de um 4° lugar. “Vamos brigar com Chapecó por essa colocação. Embora muitos dos nossos atletas sejam de base, acreditamos nesta pontuação”, concluiu Cattoni.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages.

Texto:  Matheus Reis

Lido 1249 vezes Última modificação em Sexta, 03 Novembro 2017 12:22