Sexta, 03 Novembro 2017 16:54

Persistência e sorte definem vitória no cross country Destaque

Maninho, de Joinville, comemora ao cruzar a linha de chegada Maninho, de Joinville, comemora ao cruzar a linha de chegada Foto: Fon Conradi

O cross country - corrida de montain bike praticada em terreno acidentado - marcou o início das disputas do ciclismo nos 57º Jogos Abertos de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira, 3, em Lages. Entre os 70 competidores, Gustavo de Freitas, o Maninho, foi quem cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, garantindo a medalha de ouro para Joinville. Alair Xavier, de Rio do Sul, e Marcelo Moser, de Blumenau, completaram o pódio.

Na pista de Lages, numa propriedade particular na localidade Pedras Brancas, destaque para as paisagens exuberantes a mais de mil metros de altitude na Serra Catarinense, mas que não amenizaram o nível de esforço dos ciclistas. Os atletas enfrentaram descidas e subidas escorregadias devido à chuva da madrugada.

Bike do líder quebra e Maninho vence

Persistência e sorte são as palavras que definem a vitória de Maninho. Na maior parte da prova, o joinvilense ocupou o terceiro lugar. Mas não desistiu e pedalou forte até ultrapassar Alair Xavier na penúltima volta. Tudo parecia definido quando nessa mesma volta pintou a sorte do campeão. Gilberto Góes, de Santo Amaro da Imperatriz, que liderava com folga, teve um problema mecânico com a bike e abandonou a disputa.

Veja os melhores momentos da prova

Ao cruzar a linha de chegada, Maninho, 41 anos, ergueu a bike nos braços e comemorou muito a sua primeira vitória nos Jogos Abertos. “Fui persistente e acreditei até o final. E o equipamento faz parte da prova. Se o do meu adversário deu problema, o meu, graças a Deus, aguentou bem e me permitiu vencer”, disse o campeão, que completou o circuito de 26 quilômetros em 1h34min01.

Com a medalha de ouro de Maninho, o município de Joinville sai na frente da disputa pelo troféu do ciclismo. Porém, ainda faltam cinco categorias: down hill, estrada, contra relógio individual, marathon e BMX. (Confira a programação abaixo). O atual campeão geral da modalidade é Florianópolis.

Ausência

Neste ano, a ausência mais comentada no cross country foi do atleta Ricardo Pscheidt, também de Joinville, nove vezes campeão dos Jasc. Ele se recupera de uma lesão no ombro e não compete em Lages.

Programação do Ciclismo – Jasc 2017

Sábado 4/11

Categoria: Contra Relógio Individual (CRI)

Local - Posto da Polícia Militar Rodoviária - Rodovia SC 114, Km 248,5 - Painel

Domingo 5/11

Categoria: Estrada (EST)

Local - Lages Garden Shopping Rodovia BR 282, km 216, nº 1015

Segunda-feira 6/11

Categoria: Downhill (DHI)

Local - Adventure Park Fazenda Pedras Brancas Rodovia SC 438 Km 10

Terça-feira 7/11

Categoria: Marathon (XCM)

Local - Localidade Pedras Brancas, distrito de Índios, acesso pela SC 438, km 10, estrada municipal das Pedras Brancas, Km 2

Quarta-feira 08/11

Categoria: Bicicross (BMX)

Local - Pista Júlio César Sens Rua: Antônio Ribeiro dos Santos, s/nº Bairro: Universitário - ao lado do ginásio Jones Minosso 08/11

Jasc

Com 4,6 mil atletas de 97 municípios, a 57ª edição dos Jasc é uma realização do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Prefeitura e ADR de Lages.

A competição, uma das maiores e mais tradicionais do Brasil, acontece de 3 a 11 de novembro.

Cobertura multimídia

Você pode acompanhar os Jogos Abertos ao vivo por meio do Facebook da Fesporte. Na página você também acompanha todas as notícias em tempo real no Facebook da prefeitura de Lages e nas páginas no Instagram da Fesporte da Prefeitura de Lages.

Texto: Murilo Roso

Lido 3516 vezes Última modificação em Quarta, 18 Julho 2018 20:39