Quinta, 09 Novembro 2017 14:12

Medalhista em Mundial inspira jovens no taekwondo dos Jasc Destaque

Manoela é destaque na categoria poomsae Manoela é destaque na categoria poomsae Foto Gil Silva

A carioca Manoela Pontual, de 39 anos, é um dos destaques do taekwondo nos 57º Jogos Abertos de Santa Catarina, em Lages. A atleta representa São José e traz no currículo duas medalhas em campeonatos mundiais na categoria poomsae. Pela primeira vez nos Jasc, ela acredita que vai inspirar os competidores mais jovens do taekwondo catarinense.

Manoela começou no taekwondo ainda criança. Até 2010, competiu nas categorias de luta, e depois migrou para o poomsae, uma espécie de apresentação em que vence o atleta que executa os melhores movimentos de ataque e defesa contra um inimigo imaginário. Foi nessa categoria que conseguiu maior projeção na carreira.

“Sou a única atleta brasileira com duas medalhas em mundiais de poomsae. Fui bronze em 2014 e 2016. É uma categoria que vem crescendo muito nos últimos anos, e já existe um movimento para incluir nas Olimpíadas também”, explica Manoela, que em 2018 está confirmada no Mundial da China.

Competições acontecem nesta quinta e sexta-feira no Sesc (Foto: Gil Silva)

Nos tatames de Lages, a carioca representou São José e ganhou medalha de ouro. Foi a primeira participação dela em Jasc. “Gostei muito da competição. Vejo muitos jovens com potencial e essa renovação é importante para o taekwondo”, disse.

Uma das promessas da modalidade (categoria luta) é a catarinense Maria Alves, natural de Sombrio e integrante da equipe de Itajaí. Com apenas 20 anos, ela tem três medalhas de ouro em Jasc e espera conquistar a quarta esse ano.

“É sempre bom participar dos Jogos Abertos pela qualidade técnica das equipes e pela visibilidade no esporte. Aqui estão grandes nomes, como a Manoela, que apesar de ser de uma categoria diferente, é uma inspiração pra mim dentro do taekwondo”, diz Maria, que é reserva da seleção brasileira.

Maria, 20 anos (à esquerda), admira carreira da medalhista em Mundiais, Manoela de 39 anos (Foto: Gil Silva/Fesporte)

As disputas do taekwondo iniciaram nesta quinta-feira, 9, e encerram na sexta-feira, 10, no ginásio do Sesc. A modalidade, que conta com pelo menos cinco atletas de seleção brasileira, irá distribuir 12 medalhas. O atual campeão é o município de Itajaí no masculino e no feminino.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de Lages.

Texto: Murilo Roso

Lido 2357 vezes Última modificação em Quinta, 09 Novembro 2017 14:54