Sexta, 10 Novembro 2017 19:34

Os números superlativos dos Jasc Destaque

Ginásio Jones Minosso lotado em todas as noites Ginásio Jones Minosso lotado em todas as noites Foto Antonio Carlos Mafalda

Lages recebe uma competição de números superlativos. A participação de 96 municípios nos Jogos Abertos de Santa Catarina transformou o cotidiano da cidade, e a competição é considerada a maior da história, iniciada em 1960, em Brusque. São 5.010 atletas e 392 árbitros que atuam em 26 modalidades. Isso sem considerar o pessoal de apoio. No total, são quase 7 mil pessoas envolvidas diretamente nos Jogos.

As delegações estão ocupando 52 alojamentos, e as competições ocorrem em 19 locais. De 3 a 11 de novembro circulam pelas ruas de Lages ônibus e vans de todos os cantos de Santa Catarina. Para dar suporte logístico, a CCO colocou à disposição uma frota de 22 vans e micro-ônibus, além de cinco veículos pesados e dois caminhões.

Fora o investimento do Governo do Estado, de R$ 2,5 milhões em locais de prova, estima-se que os Jogos deixam na cidade um caixa extra em torno de R$ 7 milhões no comércio.

E o público tem correspondido a esses números maiúsculos, enfatiza o coordenador técnico da Fesporte, Dárcio Saules: “Tivemos lotação em todos os ginásios em plena segunda-feira. Isso demonstra que os lageanos gostam das boas competições”.

Segurança e saúde

Para garantir a segurança dos Jogos trabalham bombeiros, policiais civis e militares, helicóptero Águia 4, Defesa Civil, com equipe médica e de primeiros socorros concentradas nos ginásios e outros locais de competição e concentração de público.

Estado ligado em Lages

Neste período de Jogos Abertos, Lages tem sido a manchete estadual. Trabalham na cobertura dos Jasc 190 profissionais de 59 veículos de imprensa de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Os conteúdos são levados ao público pelas mídias tradicionais (jornais, rádios e TVs) e ainda pelas redes sociais (Facebook, Instagran, Twiter).

Os números ainda estão sendo computados, mas de 31 de outubro a 9 de novembro, a página do Facebook da Fesporte teve mais de 300 mil acessos.

Estes dados fazem dos Jasc um dos maiores eventos do Brasil. Eles estão concentrados na cidade-sede. Porém, antes houve a fase preparatória. No total, houve 49 etapas classificatórias, foram realizados 36 microrregionais e mais as seletivas. Mas isso é outra história superlativa.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de Lages.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Lido 1334 vezes Última modificação em Quarta, 18 Julho 2018 20:10