Segunda, 18 Maio 2015 18:32

Nos Jasti todos se encontram no Centro de Eventos Destaque

A CCO dos Jasti é local para novas amizades entre os idosos A CCO dos Jasti é local para novas amizades entre os idosos Foto: Antonio Prado

O Pavilhão José Ijair Conti, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski é o ‘coração nervoso’ dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina, que ocorrem desde o dia 15 em Criciúma. Com 10 mil metros quadrados de extensão, é nele que funciona a Comissão Central Organizadora (CCO) onde se encontra todo o corpo técnico da Fesporte e prefeitura local, organizadores do evento.

Clique aqui e veja as fotos dos Jasti

Também é no Centro de Eventos que estão dispostos o espaços para os jogos de canastra, truco e dominó. A três competições juntas somam 480 atletas. Mas, além destes participantes, quase toda a totalidade dos 2.550 idosos que participam do evento, com idade a partir de 60 anos de 158 municípios, fazem uma visita ao local.

O espaço é eclético, pois além dos jogos, o visitante pode fazer compras, descansar nos diversos assentos espalhados pelo espaço, reencontrar amigos ou fazer novas amizades. Se preferir o idoso pode comprar uma lembrancinha do artesanato local de Criciúma produzida pelos idosos dos programas sociais da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). São 31 barraquinhas de artesanatos espalhadas pelo Centro de Eventos que vende de tudo um pouco: de peças artísticas à culinária da região.

Participantes fazem compra na feira de artesanato e gastronomia da região no centro de eventos (Foto: Antonio Prado)

Há ainda para os visitantes um pequeno restaurante e espaço para dançar no intervalo das partidas. Na tarde desta segunda-feira (18) houve também sessão de corte de cabelos. Para os participantes o espaço é só elogios. “Isso aqui tá uma beleza. Espaço com higiene, bem bonito. Comprei um presentinho para minha netinha na feira”, diz Altamiro de Jesus, de 65 anos, que compete na dança de salão por Curitibanos.

“Nossa! Quando eu chegar em casa vou ter muita história para contar”, confessa Dolores Piaia, 70 anos, jogadora de Canastra pelo município de Salto Veloso. “Nunca tinha entrado num espaço tão grande destinado à terceira idade”.

Os Jasti são uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura de Criciúma. O evento começou dia 15 e vai até esta quarta-feira, dia 20, com as modalidades de bocha, bolão, canastra, dança popular, dança livre, dança de salão, dominó e truco.

Antonio Prado

Lido 1133 vezes Última modificação em Segunda, 18 Maio 2015 21:56