Quarta, 18 Novembro 2015 02:21

Itajaí e São Ludgero sediarão Jasti e Moleque 2016 Destaque

Mesa de autoridades na reunião do CED que escolheu os dois municipios Mesa de autoridades na reunião do CED que escolheu os dois municipios Foto: Prefeitura de Itajaí

Em uma reunião bastante concorrida, nesta terça-feira (17) na Câmara de Vereadores de Palhoça, integrantes do Conselho Estadual de Esporte (CED) de Santa Catarina escolheram Itajaí e São Ludgero para serem sedes em 2016 da etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina e o Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, o Moleque Bom de Bola.

Para sediar os Jasti disputavam a preferência dos 21 conselheiros os municípios de Nova Veneza, São Bento do Sul, Blumenau, Itajaí e Jaraguá do Sul. Depois dos representantes municípios explanarem aos presentes os motivos pelos quais as suas cidades deveriam ser escolhidas nenhum município conseguiu 50% dos votos mais um para ser escolhido como sede.

Assim houve a segunda escolha concorrendo os municípios mais votados na primeira etapa: Blumenau e Itajaí. Melhor para Itajaí que conseguiu 11 votos contra nove de Blumenau, havendo ainda um voto nulo. A etapa estadual dos Jasti deve ocorrer entre abril e maio de 2016.

Itajaienses vibram com a escolha da cidade para sediar os Jasti em 2016 (Foto: Prefeitura de Itajaí)

Um dos fatores apresentados pelos representantes da cidade na votação foi a realização de grandes eventos nos últimos anos. A experiência de sediar por duas vezes as regatas internacionais Volvo Ocean Race e Transat Jacques Vabre, além das fases estaduais dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e Joguinhos Abertos, fizeram com que os conselheiros escolhessem, mais uma vez, Itajaí como o local para sediar a competição catarinense mais importante para os idosos.

A Vice-Prefeita Dalva Maria Rhenius, ao apresentar os motivos de a cidade receber os Jasti, destacou a estrutura deixada com a realização das últimas competições. “A cada evento que realizamos, deixamos uma marca. A estrutura é uma delas”, disse ela, ao completar: “Nossos pontos turísticos, hospitalidade e a nossa gastronomia são outras referências de Itajaí”.

Já escolha para a sede da etapa estadual do Moleque Bom de Bola foi polarizada entre Itapiranga e São Ludgero  sendo escolhida São Ludgero com a maioria dos votos. Esta etapa deve ocorrer em novembro de 2016.

Jasti e Moleque Bom de Bola são promovidos pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com as prefeituras e Secretaria Estadual de Educação. Para o presidente da instituição, Osvaldo Juncklaus, Itajaí e São Ludgero reúnem todas as condições para a realização dos dois eventos. "Já temos experiencias esportivas com essas duas cidades. E sempre tivemos sucesso com a parceria. Jasti e Moleque estão bem servidos de sedes", destacou, enfatizando que também os municípios não escolhidos também teriam condições de serem sedes.

Antonio Prado

Lido 2504 vezes Última modificação em Quarta, 18 Novembro 2015 12:50