Terça, 22 Maio 2018 20:51

Fesporte realiza congresso técnico dos Jasti em Rio do Sul Destaque

(1 Voto)
Presidente da Fesporte (ao microfone) durante o congresso em Rio do Sul Presidente da Fesporte (ao microfone) durante o congresso em Rio do Sul Foto: Homero Buzzi

Após a Gerência de Esporte de Participação da Fesporte atender aos pedidos de municípios participantes dos 11os. Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) para adiar o Congresso Técnico da competição,  o evento foi realizado na sede da Sub-seção da OAB de Rio do Sul, na tarde desta terça-feira, 22 de maio, véspera da abertura das competições, na Capital do Alto Vale do Itajaí, com transmissão direta da TV Fesporte pelas redes sociais (Instagram e Facebook) e com grande participação dos representantes das 216 delegações municipais, que perfazem 3012 atletas e que, em sua grande maioria,  já chegaram em Rio do Sul.

Sobre a decisão de realizar o Congresso Técnico um dia antes do início do evento, o gerente de esporte de participação, Ademar da Silva, disse que com o atendimento à solicitação garantiu-se maior participação dos municípios, já que os Jasti são jogos diferenciados em função da faixa etária que abrange, exigindo mais de tempo para confirmar os participantes.

Antes do sorteio para chaveamento das modalidades por naipes, a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, falou aos presentes sobre a importância dos Jasti pelo reconhecimento que o Governo do Estado presta "aqueles que, de algum modo, participaram da recente história de sucesso de nosso Estado, com seu trabalho e sua dedicação nos vários setores, em suas comunidades".

Veja em vídeo os melhores momentos

Natália Petry parabenizou todos pelo desenvolvimento do esporte também na terceira idade e elogiou o ex-integradores regionais de esporte, pois sem eles nada acontece no calendário anual dos eventos esportivos que a Fesporte promove. A presidente da Fesporte elogiou também a dedicação dos dirigentes esportivos municipais e o esforço das administrações municipais em apoiar o esporte catarinense em suas diferentes modalidades, pois sem todas estas ações a Fesporte nem teria razão de existir.

Segundo ela a realização dos diversos eventos esportivos realizados pelo Governo do Estado através da Fesporte é um modo de todos retribuirmos o empenho dos catarinense em torna as nossas vidas melhores e mais gratificantes.

Em seguida pronunciou-se o prefeito anfitrião, José Thomé, que agradeceu a todos pelo empenho em tornar os 11ºs Jasti em Rio do Sul uma realidade. Thomé, além de elogiar o bom trabalho da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul, presidida por Jeberton Firmino, falou também que Rio do Sul mantém-se entre os municípios com os melhores índices de longevidade em Santa Catarina e no país, e, portanto, tem mais uma razão para sediar o evento.

Thomé referiu-se também ao impacto sócio-econômico de eventos como os realizados pela Fesporte, pois toda a região está com as reservas em hotéis preenchidas, e a movimentação já é notada em todos os lugares, aproveitando para desejar boa estada às delegações visitantes.

O sorteio de chaveamento da competição em suas várias modalidades em ambos os naipes foi realizado sob a coordenação de João Cascaes, da Fesporte, com acompanhamento do presidente do Conselho do Esporte, Alexandre Monguilhot e dos dirigentes esportivos presentes. Estão na programação as modalidades de bocha, bolão, vôlei e handebol adaptados, além de truco, canastra, dominó, dança de salão e dança coreografada.

As competições dos Jasti acontecem a partir de amanhã, 23, e irão até 27 de maio, numa promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com o Município de Rio do Sul e a Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul. Amanhã quarenta atletas representarão a Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul no desfile de abertura da 11ª edição dos Jasti que ocorre amanhã, quarta-feira, 23, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, a partir das 19h30 quando haverá o acendimento da pira olímpica, o juramento do atleta e a apresentação de grupos de danças. A entrada é gratuita.

Homero Buzzi

Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul