Domingo, 07 Junho 2015 01:50

Estudantes indígenas participam dos Jesc em Timbó Destaque

(1 Voto)
O estudante indígena Xokleng Alexandre Moncanan Patte Copaga à frente do time de handebol da Escola Estadual João Bonelli, de José Boateux O estudante indígena Xokleng Alexandre Moncanan Patte Copaga à frente do time de handebol da Escola Estadual João Bonelli, de José Boateux Foto: Antonio Prado

Timbó - O ditado popular que diz que o importante é participar personifica perfeitamente o time de handebol masculino da Escola Estadual João Bonelli, do município de José Boateux, que disputa a etapa Leste-Norte dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos em Timbó. Em três partidas disputadas foram duas derrotas e uma vitória por WO e a desclassificação no torneio já esperada. Mas a tristeza, que poderia se abater em uma equipe derrotada, se transformou em alegria. Participar do torneio por si só fora considerado uma vitória para os 13 estudantes que formam a equipe.

Clique aqui e baixe os boletins com a programação e resultados

Veja as fotos da competição no Face

Até aí nada de anormal para um time que disputa pela primeira vez um torneio. O que não é normal é saber que o time é constituído por descendentes de indígenas. “Gostei muito desta experiência de poder participar de uns jogos escolares. É a primeira vez que saio da minha cidade. Foi bem legal, pois além de jogar conheci uma cidade nova e fiz novos amigos”, diz Alexandre Moncanan Patte Copaga, que é jogador do time e índio Xokleng.

Além dele 95% da equipe é formada por essa etnia indígena misturada com os índios Guaranis e Kaingang . Assim, nomes como Djenison Tchuvai Pripa Mongconan,  Gerson Pantxe ou Júnior Kaue Cutia, pode até parecer estranho para a mesa de arbitragem, mas para eles, que convivem no dia a dia, é mais que natural.

Thailany Kanada, da Escola João Bonelli , de José Boateux: filha de índia com pai branco e 17º lugar entre 40 participantes do xadrez (Foto: Antonio Prado)

As duas derrotas foram para o Colégio Sagrada Família, de Blumenau, por 23 a 6 e para a Escola Estadual Prefeita Erna Heidrich, de Taió, por 6 a 5. A vitória de WO foi contra a Escola Municipal Maurício Germer, de Timbó. Para Renan Zorkin Morlo, artilheiro do time com seis gols, a experiência de participar dos Jogos Escolares em Timbó foi incrível: “O máximo que eu tinha viajado em minha vida era de José Boateux até Presidente Getúlio (distante 12 km uma da outra). E com os Jesc pude participar de um torneio de handebol e conhecer Timbó, que é uma cidade muito bonita”, disse o artilheiro.

Além do handebol a Escola Estadual João Bonelli, de José Boateux  participou do xadrez feminino coma descendente indígena (mãe índia e pai branco) Thailane Kanada Tshatga Teie, que terminou a competição em 17º lugar entre 40 competidores. A etapa Leste-Norte dos Jogos Escolares de Santa Catarina são uma promoção do Governo do Estado por meio da Fesporte em parceria com a Prefeitura de Timbó.

Antonio Prado

Lido 2008 vezes Última modificação em Domingo, 07 Junho 2015 12:06