Sexta, 23 Setembro 2016 18:42

Lucca e Guilherme: os meninos de ouro dos Jogos Escolares Destaque

Luca e Guilherme conquistaram duas medalhas de ouro para SC em João Pessoa Luca e Guilherme conquistaram duas medalhas de ouro para SC em João Pessoa Foto: William Lucas/Exemplus/COB

Eles têm apenas 14 anos, mas com uma bola e raquete nas mãos jogam um tênis de mesa de gente grande. Em dois dias de competição nos Jogos Escolares da Juventude, para estudantes de 12 a 14 anos, em João Pessoa, na Paraíba, foram duas medalhas de ouro: uma por equipe e a  outra em duplas. Luca Vicenco, estudante do 9º ano da Escola Raulino Horn, de Indaial, e Guilherme Souza da Silva, aluno da Escola Municipal Laura Andrade, de Joinville, venceram todos os adversários e são os destaques da modalidade. Lucca foi ainda prata na dupla mista com Maria Magagnin, da Epavi, de Pouso Redondo. Guilherme ficou com a medalha de prata no individual no encerramento da modalidade, nesta sexta-feira, 23.

Os dois garotos se tornaram sensação em João Pessoa quando ganharam a semifinal do Paraná por 3 a 2 quando perdiam por 2 a 0. “Jogamos três horas e meia de partida. No time deles havia um campeão brasileiro e outro que teve intercâmbio na China, o país mais forte no tênis de mesa. Aí quando viramos aquele jogo, tive quase certeza que iríamos ser campeões”, lembra Guilherme.

O primeiro título de Lucca veio aos 10 anos

Luca Vicenzo começou a jogar tênis de mesa aos nove anos de idade. Ele lembra que a modalidade começou como brincadeira, em que jogava em uma mesa de jantar na casa de praia da família, em Porto Belo. Depois se inscreveu em uma escolinha do Programa Educar Pelo Esporte, da prefeitura, e não parou mais. Recebeu os primeiros ensinamentos do tênis de mesa dos professores Geórgea Bertoldi e Anderron Oliveira.

Ainda com dez anos de idade ganhou o primeiro título na carreira: o de campeão municipal de Indaial e atualmente, para se manter sempre no topo, treina mais de duas horas todos os dias.

Atletas exibem com orgulho as medalhas conquistadas (Foto: Antonio Prado)

Já o seu parceiro Guilherme Souza começou a jogar aos sete anos de idade, por influência do tio o campeão da Olesc 2015 Matheus Souza. “Comecei a jogar de brincadeira na minha escola e  ganhava de todo mundo. Meu tio viu e me levou para ingressar na Associação Joinvilense de Tênis de Mesa. Aos 10 anos ganhei minha primeira competição: fui ouro na Liga Leste de Joinville, hoje tenho umas 100 medalhas e essas duas de ouro daqui de João Pessoa são as mais importantes”, disse.

A delegação catarinense, na Paraíba, é composta por 184 pessoas entre técnicos, dirigentes, equipe médica, imprensa. No grupo são 158 atletas estudantes, que conseguiram vaga ao serem campeões dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) ocorridos em junho.

Nesta primeira fase, que começou dia 20 e terminou nesta sexta-feira, as escolas catarinenses competiram nas modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, ginástica rítmica, tênis de mesa e xadrez. A partir deste sábado, 24, começam a chegar os atletas das modalidades coletivas: basquete, futsal, vôlei e handebol que competem até o dia 29.

O time catarinense é gerenciado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte. A competição é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúne cerca de 3.500 atletas de todos os estados brasileiros e já se consolidou como o grande evento revelador de talentos para o esporte do Brasil.

Informações à imprensa

Antonio Prado (48) 8802-7742