Domingo, 11 Outubro 2015 17:27

Família unida pelo esporte vira ‘boleira’ nos Jogos Escolares Destaque

Fábio, a esposa Marelize e filhinha Júlia atuando como voluntários nos Jesc Fábio, a esposa Marelize e filhinha Júlia atuando como voluntários nos Jesc Foto: Antonio Prado

Torcedores que foram na manhã deste domingo (11) assistir ao jogo de voleibol masculino entre as escolas CNC Dr. Júlio Cesár Neves, de Concórdia, e Escola Estadual Bom Pastor, de Chapecó, no basquete masculino (2 a 0 para os concordenses) em São Miguel do Oeste, pelos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) nem imaginavam que ao lado da quadra, três pessoas que serviam como boleiros em quadra, o equivalente ao gandula no futebol, eram da mesma família.

De um lado Fábio Francisco de Oliveira, contador, 41 anos; do outro a esposa, a secretária escolar Marelize Persuhn, 31 anos, e como ajudante dos dois a filhinha do casal, Júlia, de 6 anos. Ação dos três no jogo sintetiza o sentimento da família: o amor incondicional ao esporte, em especial ao vôlei e contribui para fomentar a máxima de que os Jesc são um evento familiar.

Este sentimento tem uma explicação. O filho Thiago Augusto, de 17 anos, está disputando a modalidade nos Jesc pela Escola Estadual Profª Valdete Inês Piazera Zindars, de Jaraguá do Sul, cidade vizinha ao município de Benedito Novo, onde moram.

“Viajamos 600 quilômetros para estarmos aqui e acompanhar nosso filho. Sempre que é possível fazemos isso”, conta Fábio. Ele diz que ao chegar em São Miguel do Oeste e perceber que nos jogos não havia o repositor de bolas procurou os árbitros e se ofereceu voluntariamente para o serviço.

A pequena Júlia, 6 anos, se diverte buscando a bola com ajuda do pai, ao fundo (Foto: Antonio Prado)

“Quando o jogo é o do meu filho fico com o coração na mão. Dá vontade de largar a bola e torcer. É uma tensão só”, admite Marelize. “Mas, quando é outro jogo fico relaxada”, completa. “Eu não quero jogar vôlei porque é muito difícil. Acho que quero ser é boleira mesmo no futuro, pois é mais divertido”, diz na sua inocência a pequena Júlia.

Para o casal um evento como os Jogos Escolares de Santa Catarina é uma oportunidade única. “Aqui nosso filho pode despontar no esporte. Ser visto por alguém e quem sabe ser um jogador profissional  no futuro”, destaca Mareliza.

Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.

Antonio Prado

Lido 2090 vezes Última modificação em Domingo, 11 Outubro 2015 18:44