Prado

“Participar da Olesc é a minha vida, pois pratico o handebol desde pequena e o handebol é minha vida”. Foi com essas palavras ao final do jogo que Maikelli definiu o que representa participar da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Disputando a etapa Oeste em Xaxim, pelo município de Seara, ela foi o principal nome da vitória de 21 a 5 na estreia, nesta sexta-feira, diante de Tunápolis.

Maikelli  fez 13 gols e comandou a vitória na quadra do ginásio da Escola Estadual Neusa Massolini. “Nosso time teve um desempenho muito bom comparado com os nossos treinos. Nos superamos em quadra e confiamos na nossa classificação”, disse com confiança.

                                 Confira alguns momentos da partida

Para a atleta o ponto forte da equipe é a marcação e a agilidade no ataque. O próximo compromisso de Seara será neste sábado às 14 horas contra Piritiba.  A etapa Oeste da Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Xaxim.

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

 

A manhã desta sexta-feira, 23, foi marcada pelas primeiras partidas da etapa Oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) nas praças esportivas de Xaxim. Ao todo, até o final da tarde, serão 29 partidas, que darão o pontapé inicial para se conhecer o município campeão geral da competição, que será homologado na próxima terça-feira, dia 27.

Dendro da competição estão envolvidos jovens com idades entre 14 e 16 anos.  Ao todo são trinta e dois municípios participantes: Águas de Chapecó, Arvoredo, Caibi, Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Cunha Porã, Cunhataí, Faxinal dos Guedes, Flor do Sertão, Galvão, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itá, Itapiranga, Maravilha, Nova Erechim, Palmitos, Passos Maia, Peritiba, Pinhalzinho, Quilombo, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Saudades, Seara, Tunápolis, Xanxerê, Xavantina e Xaxim.

Estão na disputa os títulos nas modalidades masculino e feminino de futsal, handebol, voleibol e basquete. Os três primeiros colocados de cada categoria garantem vaga para a etapa Estadual da Olesc, que será realizada em Videira SC, entre os dias 12 e 21 de setembro. A  etapa Oeste da Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Xaxim.

Os jogos estão sendo realizados nos ginásios Alberto Ângelo Sordi, São Francisco, Arquimedes Turra, Pedro Ivo e também no ginásio da Escola Neusa Massolini. Ainda nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, ocorre o cerimonial de abertura no ginásio São Francisco. A comunidade xaxinense esta convidada a comparecer e prestigiar os jogos.

Texto: Gilnei Silvério/Ascom Prefeitura Xaxim

A etapa classificatória Oeste da 19ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) começa nesta sexta-feira, 23, em Xaxim, com a participação de 750 atletas de 14 a 16 anos de 32 municípios disputando as modalidades de futsal, handebol, basquete e voleibol no masculino e feminino.

Até terça-feira, dia 27, a briga dos municípios será por uma das três vagas de cada modalidade, que garante classificação para a etapa estadual da Olesc, que será realizada em Videira entre os dias 12 a 21 de setembro. A etapa Oeste da Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Xaxim.

O ginásio de esporte São Francisco, no Centro de Xaxim (Rua Dez de Dezembro), será o palco da cerimônia de abertura nesta sexta-feira, a partir das 19 horas. No mesmo dia, porém, começa a rodada inicial da competição com a disputa de 29 jogos a partir de 9 horas.

Disputam a etapa regional Oeste os municípios de Águas de Chapecó, Arvoredo, Caibi, Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Cunha Porã, Cunhataí, Faxinal dos Guedes, Flor do Sertão, Galvão, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itá, Itapiranga, Maravilha, Nova Erechin, Palmitos, Passos Maia, Peritiba, Pinhalzinho, Colombo, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Saudades, Seara, Tunápolis, Xaxim, Xanxerê e Xavantina.

Clique aqui e baixe a programação dos jogos.

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

Depois de quatro dias de competições, encerrou nesta terça-feira, 20, em Ibirama, a etapa Centro-Oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) com o município de Rio do Sul sagrando-se campeão geral da competição. Com os títulos do futsal e voleibol, ambos no masculino, além do vice-campeonato do voleibol feminino, os riosulenses terminaram a competição com 39 pontos.

Joaçaba fechou sua participação em segundo lugar com 26, seguido de Caçador, em terceiro, com 14 pontos, e Lages, em quarto lugar com 13. A etapa Centro-Oeste da Olesc iniciou dia 16 com a participação de 750 atletas de 14 a 16 anos de 26 municípios disputando as modalidades de futsal, handebol e vôlei. O evento foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Ibirama.

Os três primeiros colocados de cada modalidade garantiram vaga para a etapa estadual da Olesc, que será realizada em Videira entre os dias 12 a 21 de setembro. Nesta terça-feira foram definidos os campeões de futsal masculino e feminino e voleibol feminino.

Meninas de Joaçaba erguem o troféu de campeãs no voleibol (Foto: Antonio Prado)

No futsal masculino Rio do Sul garantiu o título da modalidade com uma vitória de 2 a 1 diante de Rio das Antas. A terceira colocação ficou com Otacílio Costa, que venceu por 5 a 0 ao município de Lontras.

Já no futsal feminino o troféu de campeão ficou Lebon Régis, após goleada de 6 a 1 diante de Anita Garibaldi e o troféu de terceiro lugar ficou nas mãos de Rio do Sul, que fez 4 a 1 sobre Herval D’Oeste.

                          Jeberton Fermino, superintendente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul fala sobre o título

Ao fazer uma análise do título de campeão geral Jeberton Fermino,  superintendente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul disse que a conquista se deu por uma série de fatores como dedicação dos treinadores e atletas . “Rio do Sul é a cidade dos esportes e na atualidade estamos apoiando diversos projetos esportivos no município e este título é o resultado desta prática de apoio”, destacou o dirigente.

Time de Lebon Regis, campeão feminino de futsal (Foto: divulgação)

Participaram da etapa Centro-Oeste da Olesc em Ibirama os municípios de Agrolândia, Anita Garibaldi, Caçador, Campos Novos, Celso Ramos, Curitibanos, Erval Velho, Fraiburgo, Herval D’Oeste, Ibirama, Jaborá, Joaçaba, Lages, Lebon Régis, Lontras, Luzerna, Mirim Doce, Otacílio Costa, Ponte Alta do Norte, Rio das Antas, Rio do Campo, Rio do Sul, Salete, São Cristovão do Sul, Taió e Tangará.

Eis os campeões e classificados à etapa estadual da Olesc

Futsal masculino

Rio do Sul (campeão)

Rio das Antas (vice)

Otacílio Costa (terceiro lugar)

Futsal feminino

Lebon Régis (campeão)

Anita Garibaldi (vice)

Rio do Sul (terceiro lugar)

Handebol masculino

Joaçaba (campeão)

Lages (vice)

Campos Novos (terceiro lugar)

Voleibol masculino

Rio do Sul (campeão)

Caçador (vice)

Lages (terceiro lugar)

Voleibol Feminino

Joaçaba (campeão)

Rio do Sul (vice)

Fraiburgo (terceiro lugar)

Texto: Antonio Prado

A segunda-feira, 19, penúltimo dia de competição, foi o momento de conhecer os dois primeiros campeões da etapa Centro-Oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) em Ibirama, ambos no masculino. No handebol o troféu foi erguido por Rio do Sul e no handebol a conquista foi de Joaçaba.

No handebol final eletrizante entre Lages e Joaçaba com os lageanos levando a melhor nos minutos finais com o placar de 26 a 24. Na definição de terceiro lugar Campos Novos levou a melhor ao vencer Caçador por 34 a 31.

Já no voleibol houve uma alternância entre autos e baixos na final entre Rio do Sul e Caçador. Um exemplo disso foram os dois sets inicias com a vitória de cada time pelo mesmo placar.

No sete inicial os riosulenses levaram a melhor e fecharam em 25/19, mas no segundo os caçadorenses deram o troco e empataram em 1 a 1 com os mesmos 25/19.

As duas equipes foram para o terceiro set e Rio do Sul voltou melhor fechando em 25/18 e o placar provisório de 2 a 1.

Ato seguinte os meninos de Caçador reagiram vencendo o set por 25/13 empatando a partida em 2 a 2 levando a decisão para o set desempate.

Joaçaba campeão no handebol (Foto: Rafael Araldi/FME Lages)

Neste momento os garotos de Rio do Sul tomaram as rédeas do jogo e fecharam o jogo em 3 a 2 com 15/9.

Na disputa do terceiro lugar Lages ficou com o troféu ao vencer por 3 a 1 a Otacílio Costa com parciais de 25/13, 24/26, 25/16 e 25/19.

“Na diversidade do jogo conseguimos ultrapassar nossas fragilidades e alcançar a primeira colocação. Mas temos a consciência que temos muito trabalho pela frente para representarmos bem a nossa região na etapa estadual da Olesc”, disse o treinador campeão Roberto Mafli. 

Os três primeiros lugares garantiram classificação para a etapa estadual da Olesc, que será realizada entre os dias 12 a 21 de setembro em Videira.

A etapa Centro-Oeste da Olesc, que começou dia 16,  termina nesta terça-feira, 20, com a definição dos campeões do futsal masculino e feminino e vôlei feminino. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Ibirama.

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

 

Depois de inovar com o pódio adaptado nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) em julho, em Maravilha, em que os atletas com deficiência puderam subir  pela primeira vez ao ponto mais alto da premiação com suas próprias forças, agora a Fesporte inova novamente. Pela primeira vez em um evento de seu calendário a instituição usa troféus e medalhas com sistema Braile.

Essa novidade está acontecendo nas etapas Sul e Centro-Oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que ocorrem simultaneamente em Tubarão e Ibirama.

Detalha do verso da medalha da Olesc com Braille onde está escrito: "Primeiro". Foto: Antonio Prado (Fesporte)

O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. 

                                Confira o vídeo demonstração

Nas medalhas e troféus estão escritos em Braille “primeiro”, “segundo” e “terceiro”, de acordo com a classificação do atleta, ou seja, ouro, prata e bronze. Segundo o presidente da Fesporte, Rui Godinho, essa foi uma forma que a entidade buscou para integrar todas as vertentes do esporte incluído numa mesma proposta: a inclusão. “Temos Parajasc e Parajesc que contemplam os atletas com deficiência e pôr a linguagem Braille nas medalhas e troféus de todas as nossas competições é uma forma de valorizar e integrar esses atletas”, destaca.

A Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras que cediam o evento.

Texto: Antonio Prado/Ascom

Pagina 1 de 212