Quarta, 30 Outubro 2013 18:16

SC vence o atletismo, a natação e o judô dos JABs Destaque

Criciúma – Santa Catarina conquistou neste sábado (1º) os títulos do atletismo, da natação e do judô dos 22º Jogos Abertos Brasileiros (JABs), que ocorrem até terça-feira (4), em Criciúma, no Sul do Estado. Além de Santa Catarina, delegações do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Ceará disputam os JABs. Na terça-feira serão conhecidos os campeões do vôlei, handebol, basquete e futsal.

Os atletas catarinenses venceram as disputas masculinas e femininas do atletismo, natação e judô. No total foram seis troféus e 68 medalhas de ouro, 38 de prata e 19 de bronze. Na pontuação geral, que considera apenas os troféus de 1º, 2º ou 3º lugar, SC soma 54 pontos, seguido de Goiás e Mato Grosso, ambos com 37. Nesta segunda-feira serão disputadas as semifinais das modalidades coletivas; e na terça-feira, as finais.

No sábado, Santa Catarina venceu nove das 10 provas do atletismo. A joinvilense Tamiris de Liz, integrante da equipe de atletismo do Brasil nas Olimpíadas de Londres e que no dia anterior havia vencido os 100m rasos, ganhou novo ouro nos 200m. A equipe feminina de atletismo de Santa Catarina foi comandada pelo técnico Roberto Bortolotto, treinador que revelou a velocista olímpica Ana Paula Lemos. “Em todas as provas, nossas atletas saíram com medalhas. Isso, além da importância deste evento, oferece um estímulo para as competições do restante do ano”, destacou Bortolotto.

Na natação, os catarinenses também conquistaram, no sábado, nove ouros em 10 disputas. A criciumense Fátima Laurindo saiu da piscina do clube Mampituba com seis vitórias nos dois dias de competição. Na sexta, ela havia vencido os 100m livre, os 50m borboleta e integrado as equipes campeãs do revezamento 4x50m e dos 4x100m livre. Já no sábado, ganhou o ouro nos 50m livre e no revezamento 4x100m 4 estilos. “Os tempos foram de acordo com as minhas expectativas, ainda mais por estar numa equipe tão tradicional da natação como a do nosso estado”, comemorou a nadadora de 16 anos. “A competição foi de bom nível. Apesar da ausência de atletas de São Paulo, especialmente, Santa Catarina confirmou com atletas como a Fátima Laurindo, a Eloísa Drapzinski ou o Eduardo Seeger Duarte, que está muito bem na natação”, avaliou Marcelo Costa, coordenador da modalidade nos JABs.

No judô, o sábado foi de disputas por equipes, e Santa Catarina venceu entre os torneios masculino e feminino. Na pontuação geral da modalidade, os judocas catarinenses somaram 86 pontos nos dois dias de lutas; seguidos por Mato Grosso do Sul, com 70; e Goiás, 54. Entre as mulheres, SC ficou com 85 pontos, tendo Mato Grosso do Sul em segundo, com 54; e Mato Grosso em terceiro, com 50.

Os 22º Jogos Abertos Brasileiros são disputados por cerca de 1,1 mil atletas e têm o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre os estados, proporcionar boas relações entre dirigentes, técnicos e atletas e apontar o surgimento de novos talentos no cenário desportivo nacional. Os JABs em Santa Catarina serão organizados pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura de Criciúma.

Informações adicionais:

Eduardo Correia