Sexta, 19 Agosto 2016 19:08

Campeões brasileiros, irmãos qualificam o tênis de mesa Destaque

Enzo e Alexia Nakashima disputam a etapa regional Leste- Norte dos Jesc em Presidente Getúlio Enzo e Alexia Nakashima disputam a etapa regional Leste- Norte dos Jesc em Presidente Getúlio Foto: Antonio Prado

Dentre os 903 estudantes que participam da etapa Leste-Norte dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 15 a 17 anos, em Presidente Getúlio, pode-se dizer que os irmãos Enzo e Alexia Nakashima, do Colégio Elias Moreira, de Joinville, do tênis de mesa, são as principais estrelas da competição.  Os irmãos são os atuais campeões brasileiros escolar. Ano passado, na etapa nacional da competição, em Londrina, PR, os dois ganharam todas as medalhas de ouro possíveis. No total foram sete, entre os quais no individual geral, por equipe, dupla e dupla mista.

Enzo, de 15 anos, e Alexia, de 17, fazem parte de uma família com tradição no esporte. Seus pais, ex-atletas, se conheceram em um torneio de tênis de mesa. Casaram e tiveram três filhos que, logo cedo, se identificaram com o esporte. Todos acompanhavam os pais nos treinos. A irmã mais velha acabou não seguindo no esporte.

Apesar de jovem, a dupla de irmãos já possui um extenso currículo de títulos nacionais e internacionais e com inúmeras passagens pela seleção brasileira. Alexia, que começou no tênis de mesa aos seis anos de idade, recentemente sagrou-se campeã sul-americana no Paraguai. Tem no currículo cerca de 500 medalhas. O irmão, por sua vez, acredita que tem umas 400 ao longo da carreira, que começou aos oito anos de idade.

Para Enzo os Jogos Escolares de Santa Catarina são importantes porque dão a oportunidade de pessoas conhecerem o tênis de mesa. Já Alexia acredita que a competição oportuniza aos jovens de talento a começarem uma carreira de sucesso. “Eu tenho muito amigos que iniciaram no esporte escolar, como os Jesc, e hoje estão competindo no alto rendimento”, diz.

A etapa Leste-Norte dos Jesc em Presidente Getúlio prossegue até domingo. O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Presidente Getúlio, Secretaria Estadual de Educação e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama.

Mais Informações

Antonio Prado