Quinta, 15 Novembro 2018 21:36

Mestres de xadrez, irmãos Borba brilham em Natal Destaque

Guilherme e Gabriel Borba, de Blumenau, conquistaram ouro e prata nos Jogos Escolares da Juventude em Natal Guilherme e Gabriel Borba, de Blumenau, conquistaram ouro e prata nos Jogos Escolares da Juventude em Natal Washington Alves/Exemplus/COB

Eles são os únicos atletas brasileiros com menos de 18 anos a carregarem o título de Mestre FIDE, concedido pela Federação Internacional de Xadrez, e mostram que a honraria não foi conquistada por acaso. Na edição nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal (RN), os irmãos Guilherme Borba, 17, e Gabriel Borba, 14, conquistaram a medalha de ouro e prata, respectivamente, na modalidade xadrez convencional. Representando o Colégio Bom Jesus de Santo Antonio, de Blumenau (SC), o irmão mais velho venceu a competição de forma incontestável, com cinco pontos, enquanto o caçula fez quatro e ficou atrás de Yago Labussiere (GO).

E pensar que, há quase uma década, o xadrez entrou na vida deles por causa do baixo rendimento escolar de Guilherme à época. “Meus pais nem sabiam jogar xadrez, mas me colocaram na escolinha do colégio para ver se as minhas notas e o meu comportamento em sala de aula melhoravam. O Gabriel ainda era muito novo, mas ia junto me buscar, entrava na sala e ficava me esperando. Acabamos gostando e nos desenvolvemos”, conta Guilherme, que participou dos Jogos Escolares em Fortaleza 2015 e conquistou a medalha de bronze na modalidade blitz (disputa por tempo).

Suas rotinas de treinos são totalmente diferentes, dado que apresentam níveis técnicos distintos. As únicas semelhanças são os professores: Jefferson Pelikian, de São Paulo, que dá aulas semanais por Skype, e o cubano Neuris Delgado, do Clube de Xadrez Blumenau. Além disso, eles têm desenvolvido um trabalho social ao lado da enxadrista Regina Ribeiro:

“Blumenau possui vários polos de iniciação, formando muitos jogadores. Com a professora Regina, vamos a escolas públicas ensinar o xadrez aos jovens e tentar descobrir novos talentos”, diz Gabriel, referindo-se ao projeto Movimento Educacional de Xadrez Escolar (MEXE).

Além de bolsa escolar e apoio do Governo de Santa Catarina, os irmãos têm descontos nos valores de inscrições de torneios por serem Mestres FIDE:

“Com esse título, recebemos vários convites e somos chamados para torneios fechados. Só quem é titulado pode jogar”, explica Guilherme. Ao todo, o xadrez possui quatro titulações: Candidato a Mestre, Mestre FIDE, Mestre Internacional e Grande Mestre.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: COB

Lido 1715 vezes Última modificação em Quinta, 15 Novembro 2018 22:14