Com a variedade de eventos esportivos promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que irão agitar o Santa Catarina e prontos para celebrar o poder do esporte.

Jogos da Terceira Idade, Jogos Paradesportivos, Joguinhos Abertos, Olimpíada Estudantil, Jogos Universitários, Jogos Escolares, Campeonato Catarinense Escolar de Futebol e Jogos Abertos de Santa Catarina, são as principais competições do ano. 

Para o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, a Fesporte realiza seu planejamento para que atletas, professores e dirigentes, possam se preparar da melhor forma e com segurança para as competições ao longo do ano. 

“Nosso objetivo com essa divulgação é que todos os catarinenses saibam o que a Fesporte está fazendo pelo nosso estado e pelas nossas famílias. E que desta forma, Santa Catarina tenha uma boa prática e novamente Santa Catarina se destacando no esporte num contexto nacional”, afirmou Freibergue. 

E a primeira etapa estadual, acontece nesta quarta, 1, em Criciúma com a abertura da 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). 

Acompanhe o calendário esportivo da Fesporte em 2024 e faça parte desta incrível jornada rumo a excelência esportiva junto com a união comunitária. 

Vamos juntos fazer deste ano um momento inesquecível para todos os amantes do esporte em Santa Catarina e do Brasil. 

 

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 3665 6126 

Na manhã desta terça-feira, 7, o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Freibergue Nascimento, participou de um debate da disciplina de "Legislação Esportiva e Profissional", ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio Cardoso da Silva, no Centro de Educação Física (Cefid), na Udesc. O Prof. Dr. Joris Pazin, chefe do departamento de educação física, deu as boas vindas e enalteceu a importância de momentos como este para a universidade e para os acadêmicos do curso. 

Junto com o presidente, debateram:  Fernando Hackhardt, presidente do Conselho Estadual de Esporte (CED/SC), que ressaltou a estrutura organizacional e o funcionamento do Conselho.  

E Felipe Branco Bogdan, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC),  que destacou as competências e o funcionamento do TJD/SC. 

Freibergue Nascimento, presidente da Fesporte, em sua explanação, agradeceu à Udesc esse espaço e apresentou aos graduandos, os objetivos da Fesporte e o papel do poder público e da Fundação ao desenvolver as políticas públicas voltadas ao esporte. 

“È muito bom participar de eventos acadêmicos. O espaço universitário você tem liberdade para expressar seus pensamentos. A Fesporte, a casa do atleta, está aberta ao aperfeiçoamento contínuo. O grande objetivo de estar aqui é com o intuito de que a academia entre na Fesporte para produzir conhecimento, resultando em melhores resultados para atletas e para o esporte como um todo”, finalizou Freibergue. 

Mayara Pereira de Matos, acadêmica da 7ª fase do curso de educação física da Udesc, destacou a importância desse debate ao afirmar: “É extremamente importante a vinda desses profissionais aqui, pois abre caminhos. Essa troca esclarece um pouco desse mundo muito amplo que é o mundo do esporte”. 

O anfitrião e responsável pela disciplina “Legislação Esportiva e Profissional, o professor doutor Paulo, agradeceu a presença de todos e ressaltou: “É um prazer receber os representantes maiores do desporto do estado para debater um pouco sobre os desafios do esporte para poder contribuir e fazer a articulação entre a gestão esportiva de Santa Catarina e a universidade”. 

 

    Autoridades esportivas e a turma de acadêmicos da Udesc                Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) 

 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 3665 6126

E na noite desta, quarta-feira, 1, aconteceu no ginásio municipal Walmir Antônio Orsi, a cerimônia de abertura da 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). 

Mais de 2600 atletas, de 207 municípios das 36 microrregiões do estado, competem nas modalidades de atletismo, beach tennis, bocha, canastra, dominó, truco, dança coreográfica, dança de salão, dança popular e voleibol adaptado e bolão 23, realizado em Timbó. 

Freibergue Nascimento, presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em seu discurso, afirmou: “Estou muito feliz em participar deste momento. Agradeço à confiança do governador Jorginho Mello e o empenho de todos os envolvidos na organização da 15ª edição dos Jasti. Quero que as senhoras e os senhores sejam felizes. Esta é a grande missão dos Jogos Abertos da Terceira Idade. Sejam felizes, ativos e motivem a nova geração para a prática do esporte”. 

O investimento do Governo do Estado nos Jasti é de R$ 350 mil, repassados para o município sede, por meio da Fesporte. Participaram desde as etapas microrregionais mais de 5.000 atletas. 

Este evento é também um encontro de experiências e histórias de vida. É um momento para compartilhar risos, abraços e memórias, fortalecendo laços e construindo novas amizades, sendo promovido pelo governo estadual, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura municipal de Criciúma, oportunizando momentos para mostrar que a vida pode ser vivida com vigor em todas as etapas. 

Solidariedade aos nossos irmãos gaúchos

Em seu discurso, o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, comovido com a situação trágica em que regiões do Rio Grande do Sul estão sendo acometidas pelas chuvas, prestou homenagem e pediu a um corneteiro do 28º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) para que executasse  o “Toque do Silêncio”, música esta que remete ao sentimento de respeito e solidariedade.  

          "Toque de silêncio" executado na cerimônia de abertura dos Jasti            Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

Tocha Olimpíca 

Um dos momentos mais esperados na cerimônia de abertura é o acendimento da pira olímpica. Na 15ª edição dos Jasti, carregaram a tocha olímpica os atletas, Pedro Antônio Rocha e Aires Mondardo. 

Há 43 anos, a bocha é o esporte favorito do aposentado, Pedro Antônio Rocha. Com títulos de campeão estadual, Pedro pratica corrida e caminhada. No ano de 2019, percorreu os 820 quilômetros do caminho de Santiago de Compostela. 

Aires Mondardo, 64 anos, frequenta o centro de Convivência da Terceira Idade e é campeão municipal e regional de bocha. É apaixonado por ciclismo e já andou mais de vinte mil quilômetros de bicicleta. 

 

Juramento do atleta

Margarida Maria Filomeno Nuerenberg, competidora nas modalidades de truco e canastra, em seis ocasiões nos Jasti, representou os atletas no momento do juramento do atleta. 

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 3665 6126

Na manhã desta quarta-feira, 1, na escola municipal Hercílio Amante, em Criciúma, 72 duplas iniciaram as disputas da medalha de ouro na modalidade de dominó masculino na 15 edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti).  No feminino, 60 duplas disputam o título. 

Um dos participantes é João Francisco Matte, 75 anos, de São José do Cedro. Ele começou a jogar dominó aos 12 anos, em sua passagem pelo seminário. Era muito comum segundo ele praticarem futebol e dominó. 

“Os Jasti são muito importantes. O engajamento das prefeituras em mandar os idosos para jogar em outros lugares é a melhor coisa”. 

E destacou: “O mais bonito disso tudo é a junção das pessoas. Muito boa a iniciativa do governo do estado em valorizar o esporte e os jogos da terceira idade”.

Participam desta edição dos Jasti, 2600 atletas de 207 municípios, nas modalidades de atletismo, beach tennis, bocha rafa vollo, dança coreográfica, dança de salão, dança popular, dominó, truco e vôlei adaptado. 

As disputas do bolão 23 aconteceram na semana passada em Timbó, com a equipe da casa sendo campeãs, tanto no masculino como no feminino. 

A 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) é promovida pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a prefeitura municipal de Criciúma e acontece entre os dias 1 e 4 de maio. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 3665 6126

 

 

A equipe de Itajaí conquistou o título de campeã geral da 10ª edição do Brasileiro de bolão 16 Sênior, realizado neste último final de semana, em Itajaí. 

Participaram deste brasileiro as equipes do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

                            As competições aconteceram no município de Itajaí                                             Foto: Fernando Reinert 

 

As equipes de Itajaí mais uma vez conquistaram o título de campeãs geral desta edição com os seguintes resultados:

FEMININO

Campeã SCA Tiradentes/FMEL Itajaí/SC com Marilene, Juciane, Marly, Rosemeri, Miriam, Rúbia, Elise, Terezinha e Elisângela. 

2º  lugar – equipe Progresso de Indaial/SC;

3º  lugar – ECP Pinheiros de São Paulo/SP 

 

MASCULINO:

CAMPEÃO – Sociedade Morgenau Curitiba/PR;

2º lugar – SCA Tiradentes/FMEL Itajaí/SC – Márcio, Frank, João, Riedi, Reinert

3° lugar – Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo RS 

 

QUARTETO MISTO:

CAMPEÃO – SCA Tiradentes/FMEL Itajaí/SC , com Marilene, Elisângela, Terezinha, Miriam, Márcio, Frank e Reinert

2º lugar –  SCA Tiradentes/FMEL Itajaí/SC , com Rosemeri, Marly, Juciane, Elise, Rúbia, João e Riedi

3° lugar –  NFCC do Rio de Janeiro/RJ 

 

* Organizado por Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) (48) 3665 6126

 

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 3665 6126

O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, esteve na sexta-feira (19) no município de Anita Garibaldi, onde teve a oportunidade de conhecer um projetos ligados ao esporte em especial: o projeto “Renascer através do esporte" onde, segundo ele, pode testemunhar o alcance social e a verdadeira execução das políticas pública que é missão da Fesporte. É um projeto que trabalha com 190 crianças, com baixíssimo custo e com uma grande abrangência. 

Durante a visita o presidente foi acompanhado por Chaiany Lima, secretária de esportes, cultura, turismo e eventos;  Rodinaldo de Lima, diretor de esporte; Katheleen Pegoraro, diretora de turismo e eventos; José Antunes de Oliveira, presidente da Associação Atlética Superação, Jamile Alves, vereadora, a professora Marilei de Lourenssi Oliveira, Pais e atletas. 

Este projeto que existe há 22 anos e atende adolescentes e jovens na modalidade de futsal e futebol de campo. É organizado em duas categorias: o Fut Anita, que conta com 120 meninas e o Anita Base, com 70 meninos. No feminino a professora Marilei está atuando desde o início (2002), já com o masculino, a professora iniciou seu trabalho em 2022. 

"Temos muito que aprender e apoiar. Este é um dos meus objetivos, pautado no pedido do governador Jorginho Mello, que é ter a presença do governo próximo do atleta, para que desenvolvam a disciplina, a resiliência, a liderança. Estou muito feliz de estar aqui. Retorno com o espírito renovado, pois tudo isto aqui é um exemplo de vida. Espero que o projeto cresça mais e seja espraiado para todo o Brasil”, destacou o presidente da Fesporte. 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Todo ano, atletas do projeto 'Renascer através do Esporte', participam de várias competições da Fesporte, como os Jogos Escolares (Jesc): 12 a 14 anos e 15 a 17 anos; Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc);  Campeonato Catarinense Escolar de Futebol 11 a 14 anos e as regionais e municipais. “É muito gratificante em ver os atletas sempre treinando com empenho e lutando com muita garra e determinação para que, a cada ano, nossa cidade seja mais reconhecida por meio do esporte”, afirmou a professora Marilei. 

E acrescentou: “A cada evento que vejo esse ginásio lotado, o apoio da prefeitura e dos pais, e agora recebendo a visita do presidente Freibergue, sinto que é um sonho realizado. Só tenho a agradecer por todas as meninas e meninos que são as peças fundamentais para que tudo isso aconteça”, destacou Marilei. A deputada Federal Daniela Reinehr e o assessor Alessandro Marques também participaram da visita.

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 3665 6126

Pagina 1 de 25