JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 328

Terça, 23 Junho 2015 17:47

Árbitros da FCHB irão atuar no Mundial da Coréia do Sul Destaque

Arbitros irão atuar no Mundial da Coréia do Sul. Arbitros irão atuar no Mundial da Coréia do Sul. Pamela Marin/Fesporte

Eles já foram criticados, ameaçados e vaiados por conta da profissão. Ser árbitro é uma vocação que exige muita responsabilidade em quadra, mas isso Clodoaldo Damaceno Paz, 42 anos, nascido em Tubarão e Sérgio Ricardo de Souza, 41, de Itajaí tiram de letra. A dupla de árbitros do handebol que atua na etapa regional Sul dos Joguinhos em Palhoça é a segunda do ranking brasileiro. A última convocação recebida pelos catarinenses foi para trabalhar na Universíade -Olimpíada Universitária Mundial, que vai ocorrer na Coréia do Sul de 4 a 13 de julho, onde atletas de quatro continentes do mundo irão competir.

A convocação veio da International Handeball Federation (IHF) após uma análise curricular dos profissionais. A dupla já apitou mais de 100 jogos de competições internacionais. Participaram como árbitros de quatro grandes campeonatos mundiais em países como: Argentina, Macedônia, Bahrein e Egito. Passaram por dois Pan-Americanos, além de competições de grande porte no Brasil e outros países latinos.

Os dois entram em quadra juntos desde os anos 1990. Clodoaldo é integrador esportivo da Fesporte e também atua como árbitro, profissão que o educador físico nem pensa em largar. “Questões relacionadas com arbitragem como afinidade, estilo e até mesmo a nossa idade contribuíram para essa parceria. É uma somatória de ações que nos deixa muito orgulhosos pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido em quadra.”

Mesmo com formação superior em farmácia, Sérgio não abandonou o amor pelo esporte. O árbitro é ex-jogador de handebol e agradece a todas as conquistas profissionais como árbitro. “A Fesporte contribuiu muito, nos preparou para atuar em todos os jogos possíveis. Hoje  representa a realização de um sonho, chegar em competições de nível mundial como árbitro.”

Assessora de imprensa:

Pamela Marin