Terça, 13 Dezembro 2016 15:56

Calouros da ginástica querem superar nervosismo da estréia Destaque

Vitor, Ian e Adriane participam pela primeira vez de uma Olesc Vitor, Ian e Adriane participam pela primeira vez de uma Olesc Foto: Antonio Prado

As disputas da ginástica artística começam nesta terça-feira (13) em Blumenau, pela etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). No total são 65 atletas com média de idade de 10 anos oriundos de sete municípios disputando medalhas até esta quarta-feira (14). Entre o universo dos competidores há os calouros, aqueles que contam os dias para pisar no tablado pela primeira vez de uma Olesc. Dois sentimentos são comuns a eles: alegria e nervosismo.

Entre esses personagens estão Ian Darlot, de Blumenau, Adriane Fávero, de São José, e Vitor Antônio Lopes, de São bento do Sul.

Ian tem 10 anos e começou a praticar ginástica aos oito anos de idade. “Estou nervoso em participar pela primeira vez desta competição, pois é uma pressão muito grande representar o meu município”, revela. Apesar deste sentimento ele diz que está confiante em fazer um bonito papel. Para alcançar seu objetivo pretende seguir à risca os conselhos do seu técnico: “Ele me disse que devo tentar sempre o melhor, dar meu máximo e é isso que farei”, revela.

Adriane Fávero tem 11 anos, começou na ginástica aos quatro anos de idade. “Era um sonho poder participar de uma Olesc e hoje estou conseguindo realizar isso. Estou bastante nervosa, pois tenho medo de errar minha apresentação”, confessa. A atleta sonha ainda em um dia poder participar de uma Olimpíada. “Quem sabe um dia eu consigo realizar esse desejo também”, complementa.

Outro que também está ansioso pela estréia é Vitor Antônio Lopes. Ele começou sua carreira como ginasta aos seis anos de idade e está em Blumenau também para realizar um sonho. “Acho que vou conseguir uma medalha e é no cavalo, aparelho onde me saio melhor”, diz convicto. O garoto, no entanto, admite que tem dificuldade no aparelho solo, pois não consegue fazer sua série com perfeição. Nada que o tempo não consiga lhe ensinar.

As competições da ginástica artística ocorrem no ginásio do Sesi a partir desta terça-feira às 13 horas. No masculino as disputas serão nos aparelhos solo, salto, cavalo, paralelas e barra. No feminino a briga por medalhas serão nos aparelhos salto, trave, paralelas e solo, em que serão definidos os campeões no individual geral e por equipe. Na quarta a competição se encerra com as finais por aparelho.

No início da noite desta terça ocorre vez o congresso da ginástica rítmica, na AABB, também em Blumenau. As competições ocorrerão nesta quarta e quinta-feira.

A abertura oficial da Olesc será realizada no dia 17, às 19 horas, no Ginásio de Esportes Flávio Cruz. O evento segue até o dia 21 de dezembro, encerrando assim o calendário de eventos da Fesporte no ano de 2016.

Nas ginásticas não serão conhecidos os primeiros campeões da Olesc 2016, já que este mérito é da natação que foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro no Complexo Aquático da Unisul, na cidade de Palhoça.  Joinville foi o campeão no masculino e São Bento do Sul faturou o troféu no feminino.

A Olesc tem a promoção Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Caçador e Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador.

Texto: Antonio Prado (48) 9 8802-7742 - e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assessoria de Comunicação - Fesporte

Antônio Prado