Domingo, 18 Dezembro 2016 01:02

Atletas homenageiam Chapecoense na abertura da Olesc

Delegação de Xanxerê trouxe as cores e o escudo da Chapecoense Delegação de Xanxerê trouxe as cores e o escudo da Chapecoense Foto: Antonio Prado

A 16ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) foi aberta oficialmente na noite deste sábado, 17, em Caçador. A solenidade aconteceu no ginásio Flávio Cruz reunindo autoridades, população e as delegações dos municípios que disputarão os jogos até a próxima quarta-feira, dia 21.

O primeiro ato do evento foi a entrada das delegações por ordem alfabética. Um dos momentos mais aplaudidos foi quando o protocolo anunciou a delegação de Xanxerê e Rio do Sul, que trouxeram as cores e o símbolo da Chapecoense no uniforme, em homenagem às 71 vítimas do acidente aéreo.

O presidente da Fesporte, Milton Cunha, iniciou seu pronunciamento pedindo um minuto de silêncio também como forma de homenagem a aqueles que morreram na Colômbia. Ele também agradeceu aos caçadorenses pela organização da Olesc. “Obrigado por abrir as portas e nos receber mais uma vez. O esporte catarinense agradece. Tenho certeza que teremos um bom evento para fechar o ano”, disse.

O fogo simbólico foi conduzido por quatro atletas de Caçador: Pedro Eduardo Milani, do handebol, Larissa Serighelli Pedroso, do futsal, Jaison Fogaça de Oliveira, do tênis de mesa e Cleiton Emídio Fernandes, do atletismo. O juramento do atleta coube a Eduardo Eger, do futsal.

Para o prefeito de Caçador, Gilberto Amaro Comazzetto, o esporte é uma ferramenta de fraternidade e interação entre as pessoas. “Durante nossa gestão sempre colocamos o município à disposição da Fesporte. Entendemos que os eventos esportivos trazem uma série de benefícios para a cidade. Mesmo com dificuldades de fim de ano, fizemos um grande esforço para deixar tudo pronto pensando nos atletas”.

Também estiveram na solenidade de abertura o assessor jurídico da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador, Gilson Francisco Kolross, representando o secretário executivo Imar Rocha, a presidente da CCO da Olesc, Carine Bosseti, o presidente da Fundação Municipal de Esportes, João Coelho, a integradora esportiva da ADR, Maria Joanete Pavelski, além de diretores da Fesporte e do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina.

A 16ª Olesc em Caçador reúne cerca de três mil pessoas entre atletas, técnicos, dirigentes e árbitros. São 54 municípios disputando onze modalidades. Os jogos seguem até a próxima quarta-feira, 21.

A competição, que é promovida pelo Governo de Santa Catarina, já revelou talentos como Luisa Matsuo, da ginástica rítmica de Florianópolis, e Natália Zílio, do vôlei de Joaçaba, que anos depois chegaram à seleção brasileira em suas modalidades.

Texto: Murilo Roso

ADR Caçador