Quinta, 26 Maio 2016 18:09

Unidos pelo amor e pelo paradesporto Destaque

Marciano Toreti e Rosângela Erhardt têm síndrome de down, são noivos e disputam os Parajasc na equipe de atletismo de Presidente Getúlio Marciano Toreti e Rosângela Erhardt têm síndrome de down, são noivos e disputam os Parajasc na equipe de atletismo de Presidente Getúlio Foto: Antonio Prado

Ele 25 anos. Ela 30. Ambos são portadores de síndrome de down e participam do atletismo dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) que estão sendo realizados em São Miguel do Oeste. Marciano Toreti e Rosângela Erhardt, além de competir pelo mesmo município, Presidente Getúlio,  namoram há cinco anos. “Pedi ela em noivado há uma semana e amo essa galega” revela Marciano, enquanto mostra, todo orgulhoso, as alianças de noivado, na pista do Exército, onde se realiza as provas de atletismo.

O casal se conhece há 15 anos, desde que Rosângela começou a frequentar a Apae de Presidente Getúlio. “Gosto demais do Marciano, ele é um rapaz carinhoso e compreensível. Vamos nos casar. Ele não se livra mais de mim de jeito nenhum”, confessa Rosângela, enquanto ri.

Para ambos mais que medalhas só o fato de poder participar dos Parajasc já representa vitória. “Tenho umas cinquenta medalhas lá em casa, a maioria de ouro, mas isso não importa, o importante é correr, competir”, destaca Rosângela. “Gosto destes jogos porque faço novos amigos e conheço lugares novos”, complementa Marciano, que diz que a dupla compete nos Parajasc há três anos. Marciano disputa os 100 e 200 metros, além do salto em distância, enquanto a noiva participa nos 100 metros, arremesso de peso e lançamento de disco. Ano passado Rosângela foi ouro nos 100 e 200 metros.

O casal se aquece antes de disputar as provas dos 100 metros (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

A treinadora da dupla, a professora Regina Fuerbinger, diz que os dois paratletas são dedicados, pessoas preciosas que não precisa chamar atenção. “Mariano é um menino esperto, que aprende fácil, maravilha de pessoa. Hoje, por exemplo, antes de vir para a prova, eles limparam, por iniciativa própria, o alojamento”, diz a educadora, que destaca ainda que entre os 16 atletas que integram a delegação de Presidente Getúlio o casal é o mais disciplinado.

Além da disciplina, o amor incondicional pelo esporte e pela vida resume o estado de espírito do casal nas palavras de Marciano antes do aquecimento na pista de atletismo: “amo a vida. Quero ser feliz”, finaliza o atleta.

A 12ª edição dos Parajasc prossegue até o dia 29 com 1.650 atletas de 46 municípios com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) disputando 14 modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e para deficientes intelectuais, bocha paralímpica, bocha rafa vollo.

O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.

Texto: Antonio Prado

Informação à imprensa