O vôlei brasileiro se reúne em Santa Catarina neste mês de fevereiro com grandes competições nacionais. A partir desta semana, ocorrem as finais da Copa Brasil e etapa do circuito brasileiro de vôlei de praia reunindo as melhores equipes e atletas que atuam no Brasil.
Nesta segunda-feira, 3, o presidente da Federação Catarinense de Vôlei (FCV), Fernando Faquin, visitou a Fesporte e reverenciou o trabalho de parceria entre a entidade e o Governo do Estado para o sucesso da modalidade em Santa Catarina.
O Centro Multiuso localizado no município de São José será palco das semifinais da competição feminina da Copa Brasil já na próxima sexta-feira, 7. Buscam o título da competição nacional, o Dentil/Praia Clube, Sesi Bauru, Osasco e Gerdau Minas.
A primeira partida será entre Praia Clube e Bauru. As equipes entram em quadra às 18h (de Brasília). O segundo jogo da rodada dupla, entre Gerdau Minas e Osasco, começa às 21h. As duas equipes vencedoras disputam a grande final no sábado, 8.
Joinville nas finais masculina
Já nos dias 15 e 16 de fevereiro, também na Arena Multiuso em São José, acontecem as finais do naipe masculino da Copa Brasil de Vôlei.
Neste naipe, buscam o título as equipes do Itambé Minas x Vôlei Renata de Campinas e na segunda semifinal, a equipe do Joinville representante de Santa Catarina na competição enfrenta o Sesi Bauru.
Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Navegantes será palco da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia que acontecerá entre os dias 5 a 12 de fevereiro, na Arena dos Eventos do Pontal, no Bairro São Pedro em Navegantes. A competição reunirá 190 duplas, totalizando 380 atletas, entre eles nomes consagrados da modalidade, incluindo medalhistas olímpicos e atuais campeões nacionais da modalidade.
“Com certeza um mês especial para o vôlei catarinense e brasileiro recebendo essas grandes competições em Santa Catarina. Parabenizar a Federação Catarinense de Vôlei (FCV), pelo bom trabalho realizado, participando dos eventos do nosso calendário e trazendo grandes competições para Santa Catarina. Certamente será um mês especial e quem ganha é o vôlei catarinense já que são algumas das principais competições do calendário brasileiro”, afirma o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
O árbitro catarinense de Araranguá, Ramon Abatti Abel, vem se destacando no cenário do futebol nacional e internacional e hoje é um dos nomes cotados para representar Santa Catarina na Copa do Mundo de 2026 que acontece nos Estados Unidos, Canadá e México.
Presente nas principais competições do futebol brasileiro, Ramon foi o árbitro da Supercopa do Brasil que foi disputado no domingo (02), no Estádio Mangueirão em Belém (PA) e que terminou com vitória do Flamengo sobre o Botafogo.
O árbitro esteve também na edição dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 onde apitou inclusive a grande decisão que colocou frente a frente as seleções da França e da Espanha na vitória espanhola após a decisão por pênaltis.
Supercopa do Brasil
"Muito feliz com a oportunidade de apitar este jogo da Supercopa já que reúne os campeões das duas principais competições do ano. Agradecer primeiramente a deus, depois família e colegas e toda a comunidade do futebol catarinense e brasileiro. Muito esperançoso neste ano e pedindo saúde para que a gente tenha condições físicas para desempenhar bem em campo sempre prezando pela justiça esportiva" explica o árbitro.
Há um ano e meio da próxima edição de copa do mundo que ocorrerá nos Estados Unidos, Canadá e México, Ramon Abatti Abel é um dos nomes cotados pela FIFA para representar o Brasil no próximo mundial.
"Estamos neste processo da copa do mundo de 2026 e também do campeonato mundial de clubes que acontece no meio deste ano nos Estados Unidos. Se tivermos essa oportunidades de estar nestes eventos internacionais é procurar me preparar o máximo para representar bem o nosso estado, o nosso país e o futebol brasileiro" complementa.
Ramon Abatti Abel se profissionalizou árbitro da Federação Catarinense de Futebol (FCF) no ano de 2017, entrou para a arbitragem nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no ano de 2020.
O momento mais alto da carreira, foi no ano de 2022 quando ganhou o escudo de árbitro da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e o escudo de árbitro FIFA, ao qual utiliza atualmente.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Durante o primeiro dia do encontro da Comissão Permanente de Turismo, Cultura e Esporte (Codesul) o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, apresentou iniciativas para maior integração dos estados que compõem o bloco.
Entre os pontos apresentados nesta sexta-feira (31), estão o convite para uma eventual participação dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul em alguns eventos da Fesporte na posição de convidados/visitante, promovendo assim uma experiência esportiva entre diferentes estados.
Ciência do Esporte e busca por recursos
Em um mundo esportivo completamente globalizado neste ano de 2025, a tecnologia utilizada nos projetos da Fesporte também foi apresentada no encontro do Codesul.
A Fesporte reforçou ainda a importância de uma integração alinhada entre os estados do bloco para que juntos consigam mais recursos do governo federal.
"Pretendemos franquear os dados obtidos no núcleo de inteligência utilizando das ferramentas acadêmicas e de estudos e fazer com que a ciência esportiva esteja também a disposição nas nossas atividades da Fesporte a partir deste ano. No último ano, o esporte catarinense não recebeu recursos do governo federal e então essa interação entre os estados do bloco será de fundamental importância para juntos buscar o apoio necessário do governo federal porque representamos também o esporte brasileiro em eventos internacionais" explica Freibergue.
Integração entre os estados
"A possibilidade de um convite para que outros estados participem dos nossos eventos na posição de visitante é algo também que possamos estudar. Isso permitirá um crescimento ainda maior no nível esportivo, mas principalmente uma experiência única para os nossos esportistas" conclui.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
As árbitras de ginástica de Santa Catarina, Maria Helena Kraeski e Manuela Grani foram aprovadas como árbitras internacionais da modalidade.
As profissionais estiveram no México no período dos dias 13 a 20 de janeiro onde participaram do curso para árbitras de ginástica rítmica e artística do novo ciclo olímpico que vai até o ano de 2028 quando acontecem as Olimpíadas de Los Angeles.
Maria Helena Kraeski de Florianópolis atua na modalidade ginástica rítmica, enquanto Manuela Grani de Blumenau atua como árbitra da modalidade ginástica artística.
Parabenizamos as duas profissionais por todo o trabalho feito em prol da ginástica catarinense e temos a certeza que essa conquista significa muito para o nosso estado.
A ginástica de Santa Catarina conta com um grandioso histórico de formação de profissionais sejam elas na arbitragem, técnicas e principalmente as talentosas atletas que revelamos ao longo dos anos.
"Foi uma longa caminhada até aqui né? A gente vive a ginástica há aproximadamente 30 anos e já passamos por muitos e muitos eventos vivendo essa oportunidade única de ser árbitras, sempre almejando crescer na carreira e chegar este patamar de árbitra internacional. Eu represento a ginástica rítmica e parabenizo também a Manuela, representante da ginástica artística que é uma modalidade muito importante para o esporte de Santa Catarina" explica Maria Helena Kraeski.
Futuro
"Que com essa conquista obtida por nós neste ano, inspire muitas outras árbitras e árbitros a crescerem na carreira, buscando uma evolução já que quem ganha com isso é o esporte catarinense e brasileiro" complementa.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Nos últimos dias a Fesporte vem mostrando diversos talentos que foram revelados nas categorias de base do futebol de Santa Catarina e seguiram uma grande trajetória pelo mundo.
Entre estes nomes, o atacante Raphinha que atualmente defende o Barcelona da Espanha e vive uma temporada de ouro, considerado pelas estatísticas um dos melhores jogadores do planeta na atualidade
Revelado pelo Avaí Futebol Clube, Raphael Dias Belolli, o Raphinha, partiu ainda bastante jovem para atuar no Vitória de Guimarães de Portugal e ali se iniciava uma trajetória europeia que o levou até mesmo para a Copa do Mundo de 2022 pela seleção brasileira.
Diogo Fernandes que durante alguns anos atuou como coordenador das categorias de base do Avaí Futebol Clube, fala do processo de evolução de Raphinha e como foram os seus primeiros anos nas categorias de base.
"Com relação ao Raphinha a gente trouxe ele do Imbituba e nos chamava muito a atenção pela alta qualidade técnica. Logicamente ele passou por aquele período de adaptação que é normal mas quando chegou no Avaí permaneceu se destacando pelo alto nível que apresentava já nos primeiros anos de carreira." recorda Diogo
Gabriel Magalhães
O zagueiro Gabriel Magalhães também com formação no Avaí Futebol Clube hoje se destaca no Arsenal da Premier League da Inglaterra, considerada esta a principal liga do futebol mundial.
Revelado na mesma época de Raphinha, Diogo fala o quanto o zagueiro cresceu em sua carreira até chegar ao futebol europeu e desfilar nos maiores jogos e campeonatos do mundo enfrentando o seu ex-companheiro de Avái Futebol Clube.
"Inicialmente a gente não tinha essa certeza que o Gabriel chegaria tão longe como chegou até a jogar no Arsenal da Inglaterra. Como eu fiz a captação dos dois jogadores para o Avaí Futebol Clube, conhecia bem os as características de ambos. O Gabriel sempre foi uma esponja, tinha uma facilidade absurda de aprender o que os treinadores passavam e chegou a este nível que é jogar em um nível tão alto. Não considero que fui eu o grande responsável pela formação deles, fui parte do processo de uma equipe que trabalhou com os atletas na época e hoje os deixa muito feliz ver como o futebol de Santa Catarina revelou dois grandes jogadores que estão entre os principais do mundo" encerra Diogo.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A Fesporte comunica que se encerra nesta sexta-feira (31), o prazo para prestação de contas do Programa Bolsa Atleta 2024.
Reforçamos a importância do processo de prestação de contas no prazo estabelecido para que os postulantes ao benefício do Programa Bolsa Atleta 2025 não tenham qualquer irregularidade na inscrição deste ano.