Sábado, 07 Julho 2018 16:47

Atletismo movimenta último dia dos Parajesc em Floripa Destaque

Estudantes participam das provas na pista Ufsc em Florianópolis Estudantes participam das provas na pista Ufsc em Florianópolis Foto: Antonio Prado/Fesporte

A manhã ensolarada na pista da Ufsc serviu para emoldurar o atletismo no seu último dia de competição, neste sábado, 7, dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) em Florianópolis. O clima agradável contagiou o garoto Igor Diogo Tamásia, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Coronel Pedro Cristiano Feddersen, de Blumenau, que venceu a prova do lançamento de disco com a marca de 20m50cm.

Competindo na classe F 57, o estudante tem a perna direita amputada na altura do joelho, fruto de acidente aos 12 anos. “Eu acompanhava meu pai no sitio, quando a máquina de cortar capim ‘puxou’ minha roupa e em seguida cortou minha perna”, lembra. O acidente, no entanto, não abalou o estudante.

O blumenauense Igor Diogo Tamásia venceu a prova do lançamento de disco. Foto: Antonio Prado

Igor procurou no esporte um novo sentido para a vida e conseguiu. “Há três anos pratico o atletismo depois que meu professor de educação física atendeu a um pedido meu para me colocar em uma modalidade esportiva. Felizmente foi no atletismo”, comemora. Além do disco o blumenauense disputa as provas de arremesso do peso e lançamento de dardo. É a terceira vez que participa dos Parajesc. Ano passado também venceu no disco.

Assim como Igor, o estudante Gabriel Ebertz, 13 anos, da Escola Estadual João XXIII, de Pouso Redondo, aproveita cada segundo dos Parajesc. Na manhã deste sábado, a exemplo do ano passado, conquistou a medalha de ouro nos 250 metros para atletas de baixa visão com o tempo de 37s7. “Gostei de meu tempo acho que da para repetir minha medalha de ouro no Brasileiro como no ano passado”, disse ao final da prova bastante confiante.

Gabriel Ebertz, da Escola Estadual João XXIII, de Pouso Redondo, venceu os 250m para atletas de baixa visão (Foto: Antonio Prado)

Os Parajesc são destinados a estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual. O evento, que inicialmente estava previsto para terminar neste domingo, finaliza neste sábado pelo adiantamento da tabela de competição  proposto pelos participantes e coordenação do evento.

A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, Secretaria Estadual de Educação e UFSC.

Texto: Antonio Prado

Informações Adicionais: João Cascaes (48) 3665- 6155