Sábado, 13 Maio 2023 20:41

Basquete é destaque no último dia dos Parajesc em Itajaí Destaque

Em partida regulamentar de 10 minutos,Joinvile venceu por 7x0 Floripa e foi campeão Em partida regulamentar de 10 minutos,Joinvile venceu por 7x0 Floripa e foi campeão Foto: Antonio Prado/Fesporte

A 12ª edição da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) finalizou neste sábado, 13, em Itajaí, com  destaque para a disputa pelo título de basquete em cadeira de rodas entre escolas de Joinville e Florianópolis. Ao final do jogo o time joinvilense, formado por atletas da Escola Estadual Maria Amim Ghanem e Escola Municipal  Rosa Maria Berezosky sagraram-se campeões ao construir o placar de 7x0 na partida regulamentar de dez minutos diante dos alunos escolas estaduais de Florianópolis Palmira Lima Mambrini, Getúlio  Vargas e  Padre Anchieta.

“Foi uma grande experiência para nós que nunca havíamos disputado um jogo assim. Além da vitória levaremos dos Parajesc muitas amizades”, comemorou o campeão joinvilense Rafael da Silva Alves, da Escola Maria Amim Granem Berezosky. Além do basquete o sábado foi também o dia das últimas disputas do atletismo.

Os Parajesc iniciaram dia 11 com a participação de 400 atletas de 11 a 18 anos disputando as modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha paralimpica, tênis de mesa e natação nas deficiências físicas (DF), intelectual (DI) e visual (DV).

Joinville no pódio ao conquistar a medalha de ouro (Foto: Antonio Prado)

Os paratletas melhores classificados nos Parajesc serão analisados por uma comissão técnica e parte deles serão convocados para representar Santa Catariana na etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíaadadas Escolares nos dias 5 a 9 de setembro em São Paulo, competição que reunirá atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Posteriormente os campeões da regional Sul/Sudeste farão parte da seleção de Santa Catarina, que disputará a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares prevista para ocorrer entre os dias 27 de novembro a 02 de dezembro em São Paulo.

Os Parajesc foram uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a Prefeitura de Itajaí.

Time vice-campeão de Florianópolis (Foto: Antonio Prado)

Para Mirian Dolzan, diretora de esportes da Fesporte, a competição foi realizada com bastante êxito. “Vimos em Itajaí superação dos atletas, o grande envolvimento dos profissionais e das famílias  com o evento. Agradecemos toda a equipe de profissionais da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (FMEL) na pessoa do seu diretor executivo, Paulo Maes e também dos colaboradores da Fesporte, que não mediram esforços para a realização de um grande evento”.

Paulo Maes também destacou o comprometimento de todos os gestores como fator determinante para o sucesso dos Parajesc. “Foi uma competição que abraçamos com muito amor para proporcionar o melhor para crianças e jovens. Cada brilho no olhar dos competidores durante o torneio, mostrou que tomamos a decisão correta de abraçar essa competição juntamente a Fesporte. Estão todos de parabéns”, agradeceu.

Texto: Antonio Prado

Lido 652 vezes Última modificação em Sábado, 13 Maio 2023 21:11