Prado

Gols, pontos, abraços, choro, título, medalhas, troféus. Organizar uma etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) vai muito além destas descrições. Na verdade, o que se vê em quadra é apenas a etapa final de um processo. Para se ter uma ideia, só nos três dias de competições, entre 18 e 20 de agosto, em São Bento do Sul e Rio Negrinho, foram disponibilizados 52 ônibus para os 1.600 estudantes de 12 a 14 anos de 170 escolas catarinenses. Na etapa estadual foram distribuídas 708 medalhas (ouro, prata e bronze) e oito troféus.

Para alimentar estes alunos atletas, ávidos por medalhas no badminton, ciclismo, futsal, handebol, vôlei, luta olímpica e xadrez, foram necessários, nos três dias de competição, 5.100 pãezinhos, 298 litros de leite, 12 quilos de café, 250 quilos de carne, 360 quilos de macarrão, 240 quilos de feijão e 240 quilos de arroz, isso somente em São Bento do Sul, excetuando os ingredientes da salada e as modalidades disputadas em Rio Negrinho: badminton, futsal e voleibol masculino. No total foram consumidos mais de uma tonelada e meia em alimentos. 

No total foram consumidos mais de uma tonelada e meia em alimentos (Foto: Antonio Prado)

No aspecto de infraestrutura, foram disponibilizadas 126 salas de aula de escolas estaduais e municipais da região, que serviram de alojamentos aos atletas. “Alem disso, antes de um evento desta envergadura, são necessárias inúmeras reuniões entre integrantes da Fesporte, prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). Aspectos como adequação das praças esportivas, segurança, trânsito, limpeza e adequação de chuveiros nos alojamentos, tudo isso é visto e revisto em nome da qualidade do evento, visando ao bem-estar dos atletas e professores”, atesta o professor Marco Antonio Vieira, da ADR de Mafra, que  congrega São Bento do Sul.

Estudantes receberam 1.500 escovas da Condor com objetivo de conscientização da higiene bucal (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Entre integrantes da Fesporte, que gerenciou o evento, e integradores educacionais que trabalharam em São Bento do Sul e Rio Negrinho, foram 36 profissionais responsáveis por organizar o evento, em que se incluem técnicos para confecção de tabela de jogos e distribuição de material esportivo; responsável pela alimentação, hospedagem, transporte; técnico financeiro, coordenadores de modalidades, agente de marketing e de imprensa; secretário geral, e produtores de boletins oficiais, súmulas e apuração; além de motoristas, pessoal de apoio logístico, coordenador técnico e coordenador geral.

                No vídeo o integrador educacional de Quilombo Milton Bodanese fala da infraestrutura do evento

Vale lembrar que para chegar a uma etapa estadual os estudantes passaram pelas etapas classificatórias municipais e seletivas.

“Organizar uma edição dos Jogos Escolares é uma ação que já vem se repetindo no solo catarinense há mais de 30 anos. É um evento que funciona como uma engrenagem de relógio em que cada peça trabalha para que tudo saia perfeito. É o dirigente, o atleta, o árbitro, o técnico, o jornalista, cada um trabalhando na sua função para que a competição ocorra na mais perfeita harmonia”, destaca Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho, presidente da Feporte.

Condor ofereceu escovas aos atletas

A empresa Condor distribuiu 1.500 escovas dentais personalizadas com a logomarca dos Jesc do tipo Dental Condor Trip, uma escova dental compacta, ideal para acompanhar o atleta durante a competição, pois cabe em qualquer bolso ou pasta.  A escova possui cerdas com corte reto de nylon com resina termoplástica e pigmento. O objetivo da ação foi conscientizar os atletas sobre a importância da higiene bucal.

             Integrador Educacional de Mafra Marco Antônio fala sobre a infraestrutura do evento 

A etapa estadual dos Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de São Bento do Sul e Rio Negrinho.

Texto: Antonio Prado

(48) 9 9696-3045

Assessoria de Comunicação - Fesporte

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

 

Se o domingo, 20, amanheceu cinza, frio e chuvoso em São Bento do Sul e Rio Negrinho, cidades que sediaram as competições da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos, o mesmo não se pôde dizer do clima quente nas quadras, pois o “termômetro” era decisão. 

Estava em jogo, no último dia de competição, o título de futsal, vôlei, handebol e xadrez e o direito de representar Santa Catarina na etapa nacional dos Jesc: os Jogos Escolares da Juventude a serem realizados de 12 a 21 de setembro em Curitiba. No sábado, 19, já haviam sido definidos as escolas campeãs do badminton e luta olímpica.

A definição das escolas campeãs em São Bento do Sul e Rio Negrinho complementaram a programação iniciada na primeira parte dos Jesc realizada em Mafra entre os dias 11 e 12 com as modalidades de atletismo e judô.  As competições começaram na sexta-feira, 18, com a participação de 1.600 estudantes de 170 escolas.

Agora, a programação da etapa estadual dos Jesc dá uma pausa para continuar no próximo final de semana entre os dias 25 e 27 de agosto com as disputas do basquetebol e tênis de mesa novamente em São Bento do Sul. Com essas disputas finaliza-se a etapa estadual dos Jesc.

Segundo Josélia Maranho, da Gerência de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte e coordenadora dos Jesc, o evento em São Bento do Sul foi positivo, pois alcançou seu objetivo. “Tivemos boa integração entre escolas e estudantes, além de uma boa organização e um bom nível de jogos”, enfatizou.

A etapa estadual dos Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de São Bento do Sul e Rio Negrinho.

Eis as escolas campeãs

Badminton masculino: EEB São Luiz (União do Oeste) - Andrei Morgan 

Badminton feminino: Colégio Aplicação (Caçador) - Natália Stein 

Handebol masculino: Colégio Aplicação Uniarp (Caçador)

Handebol feminino: Colégio São Bento (Criciúma)

Futsal masculino: Colégio Recriarte (Camboriú)

Futsal Femino: Colégio Rogacionista (Criciúma)

Luta olímpica masculina

Peso médio: Colégio Dehon, de Tubarão -Miguel Hatsek 

Peso leve: Colégio Menino Jesus (Blumenau) - Wesley Leonardo Nills 

Peso pesado: EEB Henrique Fontes (Tubarão) - Felipe Ferreira Zito 

Luta olímpica feminina

Peso leve: EEB Max Tavares do Amaral (Blumenau) - Évellyn Ribeiro 

Peso médio: EEB Zulma Souza da Silva (Blumenau) - Camile Becari

Voleibol masculino: EM Erwin Prade (Timbó)

Voleibol feminino: EEB Rodrigues Alves (Saudades)

Xadrez masculino: Colégio Sagrada Família (Blumenau) - Natan Filgueiras

Xadrez feminino: EEB Joaquim D'Agostini (Lacerdópolis) - Maria Eduarda Gomes

Texto: Antonio Prado

(48) 9 9696-3045

Assessoria de Comunicação - Fesporte

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

  

Clique aqui e assista

Clicando acima você assistirá os melhores momentos da estreia da luta olímpica nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos. A competição da modalidade foi realizada no sábado, 19, em São Bento do Sul.

O sábado, 19, em São Bento do Sul, foi um dia histórico para os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos. Pela primeira vez em 31 anos, a competição recebeu a luta olímpica e no final a modalidade fechou em grande estilo com a participação de 20 estudantes-atletas.

 “Foi uma vivência inesquecível para estes adolescentes. Eles vêm treinando no cenário estadual há um ano, mas não têm muitas oportunidades. E os Jesc, com certeza, são uma oportunidade significativa para eles mostrarem seus talentos e qualificá-los para eventos nacionais”, destacou ao final da competição Talita Rosa Giongo, presidente da  Federação Catarinense de Wrestling (Luta Olímpica).

Antes de começar o torneio o árbitro Christopher Led realizou uma pequena oficina com os competidores explicando os princípios básicos da luta olímpica e também exercícios específicos necessários para a competição. “Percebo que essa iniciativa aqui nos Jesc vai render muitos frutos a médio e a longo prazo no futuro para o esporte de Santa Catarina”, acredita ele.

Felipe Ferreira Zito, da EEB Henrique Fontes, de Tubarão, vence no peso pesado e nem acredita (Foto: Antonio Prado)

Para o campeão da categoria peso pesado Felipe Ferreira Zito, da Escola Estadual Henrique Fontes, de Tubarão, o título dos Jesc teve um sabor especial: “Eu venho de um projeto social gratuito em Tubarão, em que jamais poderia pagar para praticar luta olímpica e ser medalha de ouro aqui foi algo emocionante, quase chorei sem acreditar”.

 Camile Becari, da EBM Zulme Souza da Silva, de Blumenau, venceu no peso médio (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Todos os medalhistas posam para a foto histórica (Foto: Antonio Prado) 

 

Eis os medalhistas no masculino

 Peso médio

1º Miguel Hatsek - Colégio Dehon, de Tubarão

2º Jhonatan Emanuel – EEB Max Tavares do Amaral (Blumenau)

3º João Vitor Santos -EEB Max Tavares do Amaral (Blumenau)/ Matheus Kauan Stopassoli – EEB Alberto Stein (Blumenau)

 Peso leve

1º Wesley Leonardo Nills - Colégio Menino Jesus (Blumenau)

2º  Gabriel da Silva Alves - EEB Alberto Stein (Blumenau)

3º   João Vitor de Moraes Carvalho – EEM Dite Freitas (Tubarão)/Cassiano de Amaral – EEB Max Tavares do Amaral (Blumenau)

 Peso pesado

 1º Felipe Ferreira Zito – EEB Henrique Fontes (Tubarão)

2º Erick Edaurdo Zunino - EEB Alberto Stein (Blumenau)

3º  Everson Vargas de Brito - – EEB Henrique Fontes (Tubarão)/ Diogo Staike Medeiros – EBM Prof. Zuma Souza da Silva (Blumenau)

 Campeãs no feminino

Peso leve

1º Évellyn Ribeiro - EEB Max Tavares do Amaral (Blumenau)

 2º Érica dos Reis - EEB Max Tavares do Amaral (Blumenau)

 Peso médio

1º Camile Becari – EBM Zulme Souza da Silva (Blumenau)

 Texto: Antonio Prado (48) 9 9696-3045

Assessoria de Comunicação - Fesporte

Fabiano Linhares - (48) 98802-7742

Antônio Prado

Heron Queiroz

Mariana Hendler

Zenilda Stein

Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Cel: (48) 988027742

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

 

 

Os meninos do futsal da Escola Municipal Rodolfo Berti estão disputando a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), 12 a 14 anos, em casa e podem até não ser campeões, mas, eles já consideram a participação em São Bento do Sul como uma vitória.

 “É a primeira vez que participamos de um estadual dos Jesc e por isso estamos muitos felizes com os resultados, principalmente por competir em casa onde a responsabilidade aumenta”, confessa o goleiro Klavid.

Ele foi o autor de um dos cinco gols na vitória por 5 a 0 diante da Escola Elza Mancelos Moura, de Guarujá do Sul, neste sábado, 19, pela última rodada da primeira fase. Agora a equipe soma duas vitórias (a primeira foi por 4 a 2 sobre a Escola Carlos Drummond de Andrade, de Fraiburgo) e está classificada para as quartas de final.

Klaivid, Marcos, Vitor, Nícolas e Jonatan fizeram os gols da classificação (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Na vitória deste sábado os demais gols foram marcados por Vitor, Marcos, Nicolas e Jonathan. “Esse nosso time é muito guerreiro e acho que essa é a maior característica da equipe”, atesta o treinador Moysés Correia.

Os Jesc prosseguem até domingo e são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte em parceria com a Prefeitura de São Bento do Sul e Rio Negrinho.

 Texto: Antonio Prado

  (48) 9 9696-3045

  Assessoria de Comunicação - Fesporte

  Renan Koerich

 Antonio Prado

 Heron Queiroz

 Zenilda Stein

 

 

 Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128

Assista aos melhores momentos do  dia de competição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos, nesta sexta-feira, 18, em São Bento do Sul. Ao todo são 170 escolas dos municípios catarinenses que disputam a etapa estadual dos Jesc. Além da integração e dos aprendizados que o esporte proporciona, os jovens atletas buscam também uma classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba, no próximo mês de setembro. Até o próximo domingo, são seis modalidades disputadas: badminton, ciclismo, futsal, handebol , vôlei, luta olímpica e xadrez. 


Edição e imagens: Antonio Prado/TV Fesporte.

Clique aqui e assista

 

Pagina 1 de 139