Quarta, 20 Setembro 2017 21:02

Dança Catarina encanta o público em Taió Destaque

(1 Voto)
"Laços de Fita", do Colégio Giácomo Zomer, de Mirim Doce, venceu na categoria infantil popular "Laços de Fita", do Colégio Giácomo Zomer, de Mirim Doce, venceu na categoria infantil popular Foto: Estela Stange Purnhagen/ADR Taió

Um espetáculo de dança, luz e som encantou o público na noite da última quinta-feira, 14, em Taió. Lotado, o Ginásio Municipal de Esportes Vital Valentini foi palco para as 22 apresentações, entre mostra e competição, da etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina. O evento envolveu municípios das ADRs de Taió e Rio do Sul.

A abertura contou com um momento especial de apresentação do espetáculo “1717”, dos bailarinos da Dois Pontos Cia de DançaTeatro: Alexandra Klen, Carolina Rögelin, Guilherme Rocha, Natália Rigo e Ricardo Tetzner, também jurados do Festival. O título da coreografia faz alusão ao ano em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, 1717.

“O Dança Catarina é um evento grandioso com mostra de talentos de bailarinos e coreógrafos, que estão promovendo a arte e a cultura em nossa região”, destacou o secretário executivo Jardel Fronza.

Para o prefeito Almir Guski, foi uma honra sediar um evento do porte do Dança Catarina. “Estamos honrados e felizes pelo Festival ser realizado em nosso município, principalmente por fazer parte da programação de nossas comemorações do Centenário de Taió”.

A coordenadora do projeto Mapi Cravo falou que o primeiro e segundo colocados de cada categoria dos microrregionais, estão classificados para as etapas regionais que serão realizadas no período entre 6 de outubro a 1º de novembro. “A equipe de organização e jurados vão percorrer cerca de 8 mil quilômetros para realizar os 24 eventos. São estimados 4.500 alunos e mais de 320 coreógrafos”.

Participaram do Festival diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Tiago Maestri; o gerente de Educação, Moacir de Melo; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, João Tadeu Corrêa; a integradora educacional Cleide das Neves e a realeza da Festa do Centenário de Taió: a rainha Gabriella Muniz e as princesas, Alice Bozan e Tamara Cristiane dos Santos Andrade.

O Festival Escolar Dança Catarina completa em 2017, 18 anos de existência, e é considerado o maior evento do país no gênero Dança Escolar itinerante. O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, executado pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio da Secretaria de Turismo Cultura e Esportes, município de Taió e das ADRs de Taió e Rio do Sul.

Premiações

Categoria Mirim Dança Livre

1º lugar: EEF Prefeita Erna Heidrich, de Taió, com a coreografia: Carimbó

2º lugar: Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima, de Taió, com a coreografia: Luz do Luar