A 12ª edição da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) finalizou neste sábado, 13, em Itajaí, com destaque para a disputa pelo título de basquete em cadeira de rodas entre escolas de Joinville e Florianópolis. Ao final do jogo o time joinvilense, formado por atletas da Escola Estadual Maria Amim Ghanem e Escola Municipal Rosa Maria Berezosky sagraram-se campeões ao construir o placar de 7x0 na partida regulamentar de dez minutos diante dos alunos escolas estaduais de Florianópolis Palmira Lima Mambrini, Getúlio Vargas e Padre Anchieta.
“Foi uma grande experiência para nós que nunca havíamos disputado um jogo assim. Além da vitória levaremos dos Parajesc muitas amizades”, comemorou o campeão joinvilense Rafael da Silva Alves, da Escola Maria Amim Granem Berezosky. Além do basquete o sábado foi também o dia das últimas disputas do atletismo.
Os Parajesc iniciaram dia 11 com a participação de 400 atletas de 11 a 18 anos disputando as modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha paralimpica, tênis de mesa e natação nas deficiências físicas (DF), intelectual (DI) e visual (DV).
Joinville no pódio ao conquistar a medalha de ouro (Foto: Antonio Prado)
Os paratletas melhores classificados nos Parajesc serão analisados por uma comissão técnica e parte deles serão convocados para representar Santa Catariana na etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíaadadas Escolares nos dias 5 a 9 de setembro em São Paulo, competição que reunirá atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Posteriormente os campeões da regional Sul/Sudeste farão parte da seleção de Santa Catarina, que disputará a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares prevista para ocorrer entre os dias 27 de novembro a 02 de dezembro em São Paulo.
Os Parajesc foram uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a Prefeitura de Itajaí.
Time vice-campeão de Florianópolis (Foto: Antonio Prado)
Para Mirian Dolzan, diretora de esportes da Fesporte, a competição foi realizada com bastante êxito. “Vimos em Itajaí superação dos atletas, o grande envolvimento dos profissionais e das famílias com o evento. Agradecemos toda a equipe de profissionais da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (FMEL) na pessoa do seu diretor executivo, Paulo Maes e também dos colaboradores da Fesporte, que não mediram esforços para a realização de um grande evento”.
Paulo Maes também destacou o comprometimento de todos os gestores como fator determinante para o sucesso dos Parajesc. “Foi uma competição que abraçamos com muito amor para proporcionar o melhor para crianças e jovens. Cada brilho no olhar dos competidores durante o torneio, mostrou que tomamos a decisão correta de abraçar essa competição juntamente a Fesporte. Estão todos de parabéns”, agradeceu.
Texto: Antonio Prado
“O esporte me tirou da depressão e da baixa autoestima”. As palavras saíram da boca de Wenzo Rafael Salvador, 11 anos, aluno do 6º ano da Escola Municipal Annes Gualberto, de Braço do Norte, logo após ele sair do pódio com a medalha de ouro no peito. Wenzo acabara de conquistar a prova dos 60 metros em cadeira de rodas (classe T-54) dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), nesta sexta-feira, 12, na pista de Itajaí.
As palavras de Wenzo têm um significado especial quando se percebe a importância do esporte como processo de inclusão social, de mudança de vidas. Cadeirante, o garoto nasceu com Mielomemingocele, uma falha no fechamento do tubo neural, que determinou uma má formação na espinha.
“Ano passado fui campeão e este ano também. Gosto dos Parajesc porque aqui me sinto desafiado”, diz. Ao seu lado a mãe, a manicure Adrieli Dias Alves, enfatiza que a partir do momento que seu filho começou a praticar esportes e a participar dos Parajesc a vida do garoto mudou.
“Antes ele era um menino bem fechado. Agora ele é mais comunicativo e na escola ele é celebrado pelos colegas. Hoje meu filho é outra pessoa devido ao esporte”, atesta a mãe.
Esporte como elemento de mudança
Luana Mota, de Barra Velha: deficiência física não a impede de brilhar (Foto: Antonio Prado)
Assim como Wenzo, os Parajesc, evento organizado pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, reúnem até este sábado, 13, em Itajaí, cerca de 400 atletas com deficiência física, intelectual e visual disputando as modalidades de atletismo, basquete, bocha paralimpica, tênis de mesa e natação.
Da mesma forma que o esporte impactou a vida do atleta de Braço do Norte, ele também tem sido um elemento de mudança na vida Luana Maria Mota, 16 anos, aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar, de Barra Velha. Com movimentos limitados, por conta de uma paralisia cerebral de nascença, ela mal conseguia saltar na prova de salto em distância, Classe T- 36. Nem por isso deixava de estampar um sorriso de alegria no rosto, nem quando caiu.
“Estou nos Parajesc pela primeira vez e achei bem legal, porque aqui estou conhecendo novas pessoas e é uma competição que me dá a oportunidade de ganhar. Além disso, desde que comecei a praticar esporte, há pouco tempo, meu condicionamento físico melhorou e minha autoestima também”, constatou Luana.
Por fim, já no pódio, a medalha de ouro no peito da barra-velhense pelo primeiro lugar, era a personificação da junção da força de vontade, alegria de viver e vitória. Tríade que o esporte e os Parajesc proporcionam na vida de uma paratleta.
Texto: Antonio Prado
O dia foi bem movimentado em Itajaí nesta quinta-feira, 11, com várias delegação de atletas chegando ao município para a disputa da etapa estadual da 12ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc). A competição começa nesta sexta-feira, 12, com as disputas do atletismo, bocha paralímpica, tênis de mesa e natação.
Na sexta haverá a estreia do basquete em cadeira de rodas e no sábado as finais das competições. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira, às 20 horas, no salão da Igreja São Vicente de Paula, no Bairro São Vicente.
Dentre os cerca de 400 atletas (entre 11 a 18 anos) que participarão dos Parajesc uma das mais empolgadas era Rafaela Krolcarrara, de 13 anos, do município de Mafra. Atleta cadeirante, ao chegar em Itajaí sua primeira ação foi visitar a pista de atletismo, juntamente com a treinadora Gévelyn Almeida, de Balneário Camboriú.
“Minha expectativa é ganhar uma medalha de ouro e com isso me classificar para a etapa nacional da competição, que são as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas em São Paulo”, disse com convicção Rafaela, que no ano passado, foi ouro nos 60m na classe T54 e repetiu a dose nas Paralimpíadas Escolares.
Treinadora Gévelyn Almeida, de Balneário Camboriú, e Rafaela Krolcarrara, de 13 anos, de Mafra (Foto: Antonio Prado)
Positividade também esteve no discurso Nicolas Henrique Manuel, 16 anos, de São José, atual campeão estadual escolar e brasileiro no arremesso do peso e no lançamento de dardo e disco classe f 53.
“Ano passado participei pela primeira vez dos Parajesc e consegui me destacar e pretendo agora ser ainda melhor que 2022”, cravou o atleta.
Os Parajesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itajaí. As modalidades estão divididas nas categorias deficiências física (DF), intelectual (DI) e visual (DV.
Texto: Antonio Prado
Representantes da equipe técnica da Fesporte estiveram em Itajaí neste sábado, 7, fazendo a vistoria técnica dos locais de competição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), que acontecerão no período de 11 a 14 de maio.
Durante a vistoria foram alinhados vários detalhes pertinentes à competição e juntamente com a equipe técnica de Itajaí definiram-se os locais de competição, dos congressos técnicos, de classificação funcional e Comissão Central Organizadora (CCO).
Os Parajesc reunirão cerca de 400 paratletas com idade entre 11 a 18 anos disputando as modalidades atletismo, natação, tênis de mesa, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas.
As modalidades estão divididas nas deficiências físicas (DF), intelectual (DI) e visual (DV). Os Parajesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itajaí.
Entre os dias 11 a 14 de maio o município de Itajaí será a capital do paradesporto escolar no Estado. É que no período será realizada a 12ª edição da etapa estadual dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc). A competição reunirá cerca de 400 paratletas com idade entre 11 a 18 anos disputando as modalidades atletismo, natação, tênis de mesa, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas.
As modalidades estão divididas nas deficiências físicas (DF), intelectual (DI) e visual (DV). Os Parajesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Itajaí.
Os paratletas melhores classificados nos Parajesc farão parte da seleção de Santa Catariana, que participará da etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíaadadas Escolares nos dias 5 a 9 de setembro em São Paulo. Além dos catarinenses, a competição terá a participação das seleções do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
A regional Sul das Paralimpíadas Escolares será seletiva para a etapa nacional da competição, prevista para ocorrer entre os dias 27 de novembro a 02 de dezembro em São Paulo.
Texto: Antonio Prado
A Fesporte divulga nota técnica sobre mudança da sede da etapa estadual dos Parajesc de Videira para Itajaí.
Clique aqui e confira a nota técnica