Prado

Começa nesta quarta-feira, dia 23, às 19h30, com a cerimônia de abertura no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, em Rio do Sul, a etapa estadual da 11ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina. Até sábado, dia 26, cerca de 2 mil atletas com idades a partir de 60 anos, de 172 municípios, disputarão nove modalidades esportivas: bocha, bolão, vôlei e handebol adaptados, além de truco, canastra, dominó, dança de salão e dança coreografada. 

O evento é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Rio do Sul e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

“Chegamos à 11ª edição dos Jasti, um evento dos mais simpáticos e importantes do nosso calendário esportivo. Atingimos esse patamar em virtude do empenho dos dirigentes municipais, dos integradores esportivos e de toda uma equipe comprometida à qualificação do esporte catarinense”, destaca a  professora Natália Lúcia Petry, presidente da Fesporte.

Segundo a dirigente os atletas chegam a Rio do Sul mostrando, sobretudo, qualidade de vida e disposição, refletindo a importância da prática esportiva, das atividades física e mental, em qualquer fase da vida humana.

“Por isso, o Estado não pode e não deve ficar à margem desse processo. Cumpre o seu papel na política esportiva, proporcionando aos catarinenses, em parceria com seus municípios, o bem-estar e o desenvolvimento social”, finaliza.

Tufi Michreff  Neto, secretário de Turismo, Cultura e Esporte destaca que eventos como os Jasti são importantes para melhorar a qualidade de vida do idoso, pois segundo ele o “esporte na terceira idade melhora a capacidade cardiorrespiratória e a flexibilidade do corpo, alivia o estresse e combate os efeitos da depressão”.

Texto: Antonio Prado

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

Após a Gerência de Esporte de Participação da Fesporte atender aos pedidos de municípios participantes dos 11os. Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) para adiar o Congresso Técnico da competição,  o evento foi realizado na sede da Sub-seção da OAB de Rio do Sul, na tarde desta terça-feira, 22 de maio, véspera da abertura das competições, na Capital do Alto Vale do Itajaí, com transmissão direta da TV Fesporte pelas redes sociais (Instagram e Facebook) e com grande participação dos representantes das 216 delegações municipais, que perfazem 3012 atletas e que, em sua grande maioria,  já chegaram em Rio do Sul.

Sobre a decisão de realizar o Congresso Técnico um dia antes do início do evento, o gerente de esporte de participação, Ademar da Silva, disse que com o atendimento à solicitação garantiu-se maior participação dos municípios, já que os Jasti são jogos diferenciados em função da faixa etária que abrange, exigindo mais de tempo para confirmar os participantes.

 

Antes do sorteio para chaveamento das modalidades por naipes, a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, falou aos presentes sobre a importância dos Jasti pelo reconhecimento que o Governo do Estado presta "aqueles que, de algum modo, participaram da recente história de sucesso de nosso Estado, com seu trabalho e sua dedicação nos vários setores, em suas comunidades".

                                  Veja em vídeo os melhores momentos

Natália Petry parabenizou todos pelo desenvolvimento do esporte também na terceira idade e elogiou o ex-integradores regionais de esporte, pois sem eles nada acontece no calendário anual dos eventos esportivos que a Fesporte promove. A presidente da Fesporte elogiou também a dedicação dos dirigentes esportivos municipais e o esforço das administrações municipais em apoiar o esporte catarinense em suas diferentes modalidades, pois sem todas estas ações a Fesporte nem teria razão de existir.

Segundo ela a realização dos diversos eventos esportivos realizados pelo Governo do Estado através da Fesporte é um modo de todos retribuirmos o empenho dos catarinense em torna as nossas vidas melhores e mais gratificantes.

Em seguida pronunciou-se o prefeito anfitrião, José Thomé, que agradeceu a todos pelo empenho em tornar os 11ºs Jasti em Rio do Sul uma realidade. Thomé, além de elogiar o bom trabalho da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul, presidida por Jeberton Firmino, falou também que Rio do Sul mantém-se entre os municípios com os melhores índices de longevidade em Santa Catarina e no país, e, portanto, tem mais uma razão para sediar o evento.

Thomé referiu-se também ao impacto sócio-econômico de eventos como os realizados pela Fesporte, pois toda a região está com as reservas em hotéis preenchidas, e a movimentação já é notada em todos os lugares, aproveitando para desejar boa estada às delegações visitantes.

O sorteio de chaveamento da competição em suas várias modalidades em ambos os naipes foi realizado sob a coordenação de João Cascaes, da Fesporte, com acompanhamento do presidente do Conselho do Esporte, Alexandre Monguilhot e dos dirigentes esportivos presentes. Estão na programação as modalidades de bocha, bolão, vôlei e handebol adaptados, além de truco, canastra, dominó, dança de salão e dança coreografada.

As competições dos Jasti acontecem a partir de amanhã, 23, e irão até 27 de maio, numa promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com o Município de Rio do Sul e a Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul. Amanhã quarenta atletas representarão a Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul no desfile de abertura da 11ª edição dos Jasti que ocorre amanhã, quarta-feira, 23, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, a partir das 19h30 quando haverá o acendimento da pira olímpica, o juramento do atleta e a apresentação de grupos de danças. A entrada é gratuita.

Texto

Homero Buzzi

Assessoria de Comunicação

 

Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul

Após vistoria técnica recentemente em Balneário Camboriú, onde se realizará a etapa Sul do Festival Escolar Dança Catarina, técnicos da Fesporte estiveram, nesta quarta-feira, 16, em visita, a Gaspar, com o mesmo propósito. O município sediará a etapa Leste-Norte do festival. 

Após a vistoria  ocorreu um encontro entre os organizadores na sede da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar e serviu para que integrantes da Fesporte e o staff da prefeitura alinhassem as ações inerentes ao festival de dança, programado para ocorrer entre os dias 20 e 21 de outubro. 

As disputas entre escolas da região envolverão números de dança livre (mirim, infantil e juvenil), danças populares, dança folclórica infantil, dança de salão infantil e juvenil (que engloba danças contemporâneas, jazz, moderna, urbana, entre outras).

Participarão da etapa Leste-Norte do Festival Escolar Dança Catarina a escolas que congregam a 15ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR): Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves, Pomerode e também da 34ª ADR: Timbó, Ascurra, BeneditoNovo,Indaial, Doutor Pedrinho, Riodos Cedros e Rodeio.

Entre os presentes pela Fesporte participaram da reunião: Josélia Maranho (gerente de esporte de base e inclusão), Adilson Luis Schmitt (gerente de apoio operacional).Mapi Cravo (coordenara do Dança Catarina) e Agostinho Shappo (integrador educacional da ADR Blumenau).

Representantes da Fesporte e prefeitura de Gaspar firmaram ajustes para o Dança Catarina (Foto: Nayara Vieira)

Pela prefeitura de Gaspar estiveram, da Fundação Municipal de Esportes e Lazer: José Carlos de Carvalho Júnior (diretor presidente) e Cláudio Roberto Ávila (diretor de esportes). E pela Secretaria Municipal de Educação: Valéria Terezinha Schmitt (diretora  geral e administrativa) e Neida Beduschi (diretora de cultura). Já pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo: Norberto Mette ( Diretor de Turismo).

Já nesta quinta-feira, 17, a equipe técnica da Fesporte retornou a Balneario Camboriú onde deu continuidade a uma série de reuniões com integrantes da prefeitura visando a realização da Etapa Regional Sul do festival que ocorrerá  em novembro.

“Assim como Balneário Camboriú, temos a certeza que Gaspar realizará uma grande etapa do Festival Escolar Dança Catarina, visto que o prefeito Kleber Wan-Dal colocou à nossa disposição servidores gabaritados no gerenciamento de grandes eventos. Estamos felizes com a parceria e isso nos deixa otimista em relação ao sucesso da competição”, destacou Mapi Cravo, coordenadora do Dança Catarina.

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo do Estado por meio da Fesporte em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, prefeituras e Agências de Desenvolvimento Regional.

Informações sobre o Dança Catarina (48) 3665-6152/6168/6152

Texto: Antonio Prado

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Renan Koerich

Antonio Prado

Heron Queiroz

Zenilda Stein

www.fesporte.sc.gov.br

https://www.facebook.com/fesporte

 

 

Foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 16, pela Gerência de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, a programação da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos que será realizada de 22 a 29 de junho em Videira. 

Por questões de infraestrutura algumas modalidades serão realizadas em outros municípios. A ginástica rítmica, por exemplo, terá como local a AABB de Blumenau com as disputas ocorrendo entre os dias 10 a 12 de agosto. 

Ainda no mês de agosto, dentro das competições dos Jesc 12 a 14 anos, em São José, ocorre a luta olímpica, dia, 4, e a natação,  entre os dias de 6 e 8 no complexo aquático da Unisul em Palhoça.

Para a edição deste ano dos Jesc 15 a 17 anos incluindo as etapas microrregionais e seletivas foram inscritos 82.036 estudantes de 1.158 escolas de 279 municípios. Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte em parceria com as prefeituras.

Confira a programação completa

  

JUNHO

Dia 21

QUINTA

Chegada da Coordenação e Integradores

Dia 22

SEXTA

Chegada Integradores até 12h

Delegações após as 17h

Congresso Técnico do Atletismo 19h

 Salão Nobre da UNOESC – R. Paese, 198 - Universitário

Dia 23

SÁBADO

Abertura 8h na Pista de Atletismo (simbólica)

Competição: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez

Dia 24

DOMINGO

Competição:Atletismo, Badminton, Ciclismo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez

 

 TERMO DE DESISTÊNCIA, RELAÇÕES NOMINAIS E POR PROVA ENVIAR ATÉ  04.06

CONGRESSO TÉCNICO ONLINE DIA 11.06.2018 VIA FACEBOOK DA FESPORTE

PISTA DE ATLETISMO: COMPLEXO ESPORTIVO SERGIO LUIZ MARAFON

(DEMAIS LOCAIS DIVULGAREMOS MAIS PRÓXIMO AO EVENTO)

 

GINÁSTICA RÍTMICA: Será realizada de 10 a 12/08 em Blumenau.

LUTA OLÍMPICA: Será realizada dia 04/08 junto com os JESC 12 a 14 anos em SÃO JOSÉ

NATAÇÃO: Será realizada de 06 a 08/07 junto com os JESC 12 a 14 e Joguinhos Abertos no Complexo Aquático da UNISUL – PALHOÇA.

Mais informações:

Gerência de Esporte de Base e Inclusão

(48) 3665- 6167

 

 

 

 

 

O congresso técnico dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina será transmitido ao vivo da sede da Fesporte, em Florianópolis, pelo Facebok oficial da instituição. A transmissão começará a partir das 14 horas de terça-feira, dia 15 de maio.

No congresso serão definidos, por sorteio, os confrontos de jogos, ordem de apresentação, além de demais assuntos referentes a competição. Será a primeira vez em 11 anos que o congresso técnico será transmito ao vivo sem a necessidade da equipe técnica da Fesporte estar na sede dos Jasti, como ocorria nos anos anteriores.

Para os organizadores a nova estratégia visa diminuir gastos com o deslocamento da equipe técnica e de dirigentes esportivos. No dia da transmissão o site da Fesporte divulgará o link para que os interessados possam participar.

A etapa estadual dos Jasti ocorre entre os dias 23 e 27 de maio na cidade de Rio do Sul. Estão na programação as modalidades de bocha, bolão, vôlei e handebol adaptados, além de truco, canastra, dominó, dança de salão e dança coreografada.

Na etapa estadual a competição é organizada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Rio do Sul. 

Texto: Antonio Prado

Fesporte - Assessoria de Comunicação

Itapema entra mais uma vez no cenário dos grandes eventos esportivos. No mês de Maio a cidade receberá a etapa brasileira do Circuito Mundial de vôlei de praia. A competição é uma realização da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte. Uma arena será montada na Meia Praia, entre as ruas 307 e 313, com entrada gratuita a população. Os jogos serão realizados de quarta-feira (16/05) a domingo (20/05), com horários ainda a serem confirmados. 

O circuito é o principal torneio internacional de vôlei de praia no país em 2018. As partidas serão exibidas pelo SporTV e uma das finais contará com exibição da TV Globo em caso de dupla brasileira na decisão. Além disso, o Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol exibirá os duelos da fase de grupos de maneira gratuita. Na arena, que será maior que a construía para o Circuito Brasileiro, animação e distribuição de camisetas e brindes. 

O torneio em Itapema será de quatro estrelas, distribuindo 150 mil dólares em premiações aos atletas, com as duplas campeãs nos dois naipes recebendo 20 mil dólares e somando 800 pontos para o ranking geral, que define os campeões da temporada. As competições do Circuito Mundial desde 2017 são classificadas de uma a cinco estrelas com base no número de pontos e na premiação que distribuem. 

O Brasil recebe ao menos uma etapa do Circuito Mundial por temporada desde a criação do giro, em 1989. Além disso, é o maior vencedor tanto no masculino, quanto no feminino. O vôlei de praia também é o único esporte que rendeu medalha ao país em todas as edições dos Jogos.

Credenciamento para a imprensa:

O credenciamento de imprensa será realizado a partir de abril, apenas pelo site da Federação Internacional de Voleibol. O assessor de imprensa Renan Rodrigues (21 99290-4767) estará no local para auxiliar os jornalistas.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da CBV

 

Pagina 1 de 181