Sexta, 30 Junho 2017 18:26

Della Giustina: o precursor dos grandes campeões do ciclismo

(1 Voto)
Dela Giustina no início de carreira Dela Giustina no início de carreira Foto Orestes Araújo O Estado

A Fesporte inicia a partir desta sexta-feira, 30/6/2017, a série "Personagem do esporte", que visa resgatar os principais protagonistas do esporte catarinense.  O primeiro personagem é o ex-ciclista Milton Della Giustina

Hoje, quando se pensa em ciclismo catarinense, nomes como Murilo Fischer (Brusque), Hans Fisher (Pomerode) e Márcio May (Salete) estão consolidados como os grandes da história, afinal, além de títulos internacionais, os três foram atletas olímpicos. Entretanto, se tem uma pessoa que é considerada precursora destes campeões, ela se chama Milton Carlos Della Giustina, manezinho de Florianópolis, nascido em 26 de dezembro de 1951.

Quem atesta esta condição é o ex-ciclista e memorialista da modalidade Afonso Gentil Ramos. Para ele, Della, a partir do início dos anos 70, deu os primeiros passos para a pavimentação de sucesso do ciclismo catarinense e preparou caminho para as gerações posteriores à sua, pois, com as vitórias e ensinamentos como atleta e técnico, o florianopolitano influenciou positivamente a carreira de muita gente boa.

Lapidando campeões

“O Della, além do grande atleta, lapidou e revelou muitos ciclistas que foram grandes campeões, com títulos internacionais, como Alexandre Fullgraf, que foi campeão sul-americano”, atesta Ramos.

Milton Della Giustina começou a carreira aos 15 anos, em 1968, quando ainda era estudante da Escola Técnica Federal. Com esta idade participou de sua primeira prova: a Volta ao Morro, organizada pela Rádio Guarujá, em Florianópolis.

“Era uma bicicleta de guidão virado para baixo dividida para cinco amigos, uma volta para cada um. E quando eu estava pedalando no bairro Trindade, ouvi pelos alto-falantes os organizadores informando que os vencedores acabavam de cruzar a linha de chegada na Rua Felipe Schmidt”, lembra.

Della Giustina tem na bagagem títulos brasileiros e vitórias pela seleção brasileira (Foto: Antonio Prado)

Apesar de não vencer a prova, a performance do garoto chamou atenção de Domingos Tomé da Silva, que, na condição de dirigente esportivo de Florianópolis nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), convidou-o para disputar a seletiva da competição, que ocorreria  ainda em 1968, em Mafra.

Performance inédita nos Jasc

Os treinos agradaram, e o manezinho foi convocado para ser o sexto integrante do time, mas na condição de reserva. No ano seguinte, nos Jasc de Joinville, Della foi titular na prova de resistência e ajudou Florianópolis a conquistar um inédito vice-campeonato.

Em 1971 conquistou seu primeiro título estadual. “Depois fui enfileirando: 72, 73, até 1980 quando eu parei”, recorda-se o ex-campeão. O sucesso, segundo ele, veio por meio de trabalho de equipe, principalmente pelo time formado a partir de 1973, pelo Instituto Estadual de Educação, na Capital, na gestão do diretor Nei Viegas, que, naquele mesmo ano estabelecia várias modalidades na instituição, entre as quais o ciclismo.

Na seleção brasileira

A ideia era montar uma equipe para vencer campeonatos, inclusive pan-americanos. O auge da carreira de Milton Della Giustina veio em 1973, ao ser convocado para a seleção brasileira, time que defendeu até 1980, quando encerrou a carreira. A consagração definitiva foi em 1996 quando foi condecorado com a Comenda do Mérito Esportivo, concedida pelo Conselho Estadual de Esporte, a maior honraria do setor, destinada a pessoas com relevantes serviços prestados ao esporte.

Entre as principais conquistas constam: campeão brasileiro 1977 e 1978, Taça Brasil 1978, Jasc 1978 e Dalmine Itália 1979.

Confira em Memória Esportiva de SC um vídeo completo com o campeão clicando aqui.

Texto: Antonio Prado

Assessoria de Comunicação - Fesporte