Terça, 27 Fevereiro 2018 22:00

Fesporte discute regulamentos com integradores educacionais Destaque

(1 Voto)
Técnicos da Fesporte em reunião com integradores em Florianópolis Técnicos da Fesporte em reunião com integradores em Florianópolis Foto: Antonio Prado/Fesporte

A equipe técnica da Fesporte reuniu-se, nesta terça-feira, 27, em sua sede, em Florianópolis, com os 35 integradores educacionais das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). O encontro foi para discutir as principais alterações nos regulamentos técnicos dos eventos da Fesporte para o ano de 2018.

Na área de rendimento, que inclui Jasc, Joguinhos e Olesc, uma das mudanças será o aumento do número de municípios participantes da etapa seletiva. Antes eram três, agora, para 2018, serão seis. O objetivo é possibilitar uma maior participação nas etapas estaduais dos eventos.

Outra novidade é que o jiu-jitsu entra como modalidade de apresentação nos Jasc 2018 e, após três anos nesta condição, pode entrar na programação de forma oficial. Nos Joguinhos, essa condição será vivida pelos atletas de taekwondo.

Já na área escolar, a principal mudança é o formato da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), cujas as escolas que representam o estado saem dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc).

Novo formato para os Jogos da Juventude

Assim como os Jesc, até 2018, os JEJ eram disputados em duas competições distintas: com faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17. Para este ano, eles se realizarão  simultaneamente no mesmo período em um única sede abrangendo as duas faixas etárias. Além disso, de  forma inédita, a competição passa a ter etapas classificatórias por meio de seletivas regionais para os estados que não ficaram entre os três primeiros colocados em 2017.

Neste novo formato, Santa Catarina  disputará  a seletiva 12 a 14 anos com três equipes (em local ainda a ser definido): no handebol masculino e feminino e no basquete masculino. Está inserida na região 3, formada por  Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Nas demais modalidades, as escolas catarinenses  já está automaticamente classificadas à etapa nacional dos JEJ, a se realizar em novembro.

Também haverá mudança no Festival Escolar Dança Catarina. A faixa etária infantil, que antes era de 12 a 15 anos, passou para 11 a 15. Nesta quarta-feira, 28, a reunião com os integradores continua com as discussões sobre as mudanças no regulamento do paradesporto escolar.

Texto Antonio Prado

48) 9 9696-3045