Terça, 27 Novembro 2018 12:37

Troféu Guga Kuerten premia os melhores de SC Destaque

(1 Voto)
Enxadrista Kathiê Goulart Librelato (de preto) de Içara, foi eleita a melhor atleta. Enxadrista Kathiê Goulart Librelato (de preto) de Içara, foi eleita a melhor atleta. Foto: Heron Queiroz/Fesporte

A décima edição do Troféu Gustavo Kuerten premiou os melhores desportistas de Santa Catarina, na noite de segunda-feira (26), no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Neste ano, 10.817 votos estabeleceram um novo recorde de participação popular. Foram 219 indicações de federações esportivas e entidades paradesportivas. Dos indicados, foram escolhidos, pelo Conselho Estadual de Esporte e por populares, 71 finalistas, distribuídos em 15 categorias.

Foram vencedores da edição 2018

Melhor atleta masculino: Pedro Boscardin Dias (tênis)

Melhor atleta feminina: Kathiê Goulart Librelato (xadrez)

Melhor atleta paradesportivo masculino: Flávio Reitz (atletismo)

Melhor atleta paradesportiva feminina: Camila Müller (atletismo)

Melhor atleta de futebol profissional: Ebert Willian Amâncio, o Betão (Avaí)

Atleta revelação: Douglas Hernandes Mendes da Silva (atletismo)

Atleta revelação do paradesporto: Isaac Lorenzo de Jesus (natação)

Melhor entidade esportiva: Gaspar Black Hawks – Associação de Futebol Americano de Gaspar (futebol americano)

Melhor entidade paradesportiva: Associação Surf sem Fronteiras (surfe adaptado)

Melhor técnico(a): Anderson Andres (badminton)

Melhor técnico(a) do paradesporto: Alan Marttos Helbok

Melhor equipe esportiva: Associação Esportiva Guaraciaba (voleibol)

Melhor equipe pardesportiva: Clube de Regatas Aldo Luz (remo paralímpico)

Melhor árbitro(a): Maria Cristina Ferreira Santos (natação)

Melhor árbitro(a) do paradesporto: Marcelo da Silva Schluter (basquetebol em cadeira de rodas)

A presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, destacou o trabalho de base proporcionado por profissionais de Educação Física e por projetos municipais e apresentou números de abrangência dos eventos da Fesporte como complemento dos programas de base. “são os melhores entre os muito bons. Por isso, eu gostaria de antecipar minhas congratulações aos escolhidos, mas, além disso, estender a todo atleta, a todo técnico, a toda entidade esportiva, a todo árbitro. São vocês os protagonistas da história do nosso esporte. A todos vocês nosso agradecimento por toda a dedicação e por nos encher de orgulho de ser catarinenses”, completou ela.

“Este é um evento de campeões, que tem um nome de peso para nosso esporte, por isso deve ser sempre valorizado”, ressaltou o secretário Tuffi Michreff Neto, da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte.

O ex-atleta Gustavo Kuerten, que compareceu ao de cabeça raspada revelou tratar-se de uma homenagem ao jogador Marquinhos, do Avaí. Ele falou de suas dificuldades no início da carreira, da manutenção dela como atleta de alto rendimento e da precoce aposentadoria das quadras. Destacou o potencial dos atletas e a importância de jamais desistir.  “Vivemos decisões e desafios desde muito cedo. Precisamos ajudar nossos jovens a tomar decisões. Tudo é difícil, mas tudo pode ser agradável também”, concluiu Guga.

O Troféu Gustavo Kuerten é um evento do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com a Fesporte e o Instituto Guga Kuerten (IGK).

• Texto: Heron Queiroz

Assessoria de Comunicação - Fesporte