Sexta, 29 Março 2019 17:27

Programa de fomento esportivo é tema no Sul do estado Destaque

Por Heron Queiroz

Fesporte discute programas de fomento esportivo e plano gestor 2019 em encontros com prefeitos e dirigentes em municípios da região Sul de Santa Catarina.

O diretor de esporte da Fesporte, Valdeci da Silva, e o gerente de esporte de rendimento, Luciano Heck, estiveram no Sul do estado, na quarta-feira (27) em visita a municípios, com a proposta de apresentar aos dirigentes esportivos e prefeitos o novo plano gestor da instituição, que começa a ser aplicado em 2019. Um dos principais pontos do plano é o programa de inclusão social por intermédio fomento de base com incentivo aos projetos sociais desenvolvidos nas escolas e fora delas.

No roteiro estava o município de Siderópolis, onde os dirigentes da Fesporte foram recebidos pelo vice-prefeito, Xande Feltrin, e pelo diretor de esportes, Vinicius Zen Pereira. Em Cocal do Sul, a conversa foi com o prefeito Ademir Magagnin, e em Nova Veneza, com os dirigentes Hériton Sandrini e Roberto Bortoloto. Em Criciúma, foi realizada uma reunião com os dirigentes representantes de todos os municípios da região.

Valdeci da Silva destacou a importância do fomento nas bases. "É importante conhecermos o que está sendo feito em termos de projetos esportivos no estado, principalmente aqueles ligados a instituições educacionais e podermos ter uma participação fundamental nessas ações", disse ele.

A equipe técnica da Fesporte está desenvolvendo um edital que regulamentará a participação de instituições que queiram inscrever seus projetos. Segundo o diretor da Fesporte ainda não se pode definir uma data de lançamento do edital, mas brevemente estará disponível no site oficial (www.fesporte.sc.gov.br). “A nossa contrapartida pode ser o fornecimento de material esportivo ou capacitação técnica, mas para isso a entidade terá que cumprir alguns parâmetros que ainda serão definidos em edital. Nosso objetivo é possibilitar que mais jovens pratiquem esporte de forma gratuita e com qualidade”, completou da Silva.

Visitas elevam participações nos eventos da Fesporte

As visitas também serviram para incentivar a participação dos municípios nos eventos da Fesporte. E os resultados disso já refletem, por exemplo, nos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), primeiro grande evento do calendário 2019 da Fesporte, que acontece em Gaspar, de 19 a 24 de maio. Na edição passada, o total de municípios participantes foi 217. Neste ano, o número já chega a 230, podendo aumentar, já que as inscrições encerram ao fim desta sexta-feira (29).

Outro objetivo com essas viagens é o contato com representantes da iniciativa privada das regiões visando a uma maior aproximação com a Fesporte. Na metade deste mês, já havia sido feita uma viagem de visitas aos municípios da região do Planalto Catarinense. A ideia é concluir as visitas a toras as regiões até final de maio.

Lido 1348 vezes Última modificação em Segunda, 04 Julho 2022 17:26