Domingo, 20 Outubro 2019 20:03

SC vai aos Jogos Universitários Brasileiros na Bahia Destaque

Amandinha, a melhor jogadora de futsal do mundo está no Time SC Amandinha, a melhor jogadora de futsal do mundo está no Time SC Fon Conradi

Com um contingente de 178 pessoas (141 atletas, 26 técnicos e 11 oficiais), a delegação de Santa Catarina viaja nesta segunda-feira, 21, para Salvador (BA), para participar da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição reunirá até dia 28 cerca de 2.500 universitários de todos os 26 estados mais o Distrito Federal. Já nesta segunda, a partir das 19h, haverá a cerimônia de abertura no ginásio do Centro Pan-americano de judô. As disputas começam nesta terça-feira, 22.

Uma das estrelas do Time SC é  Amandinha, eleita por cinco vezes a melhor jogadora de futsal do mundo, que disputará a competição com o time campeão mundial Leoas da Serra pela Uniplac, de Lages.  A competição será organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a  delegação de Santa Catarina será gerenciada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU).

Estarão nas disputas as modalidades de basquete, basquete 3x3, caratê, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, jogos eletrônicos, judô, natação e trabalho acadêmico. Segundo o presidente da FCDU  Manoel Rebelo a expectativa é superar a performance dos catarinenses de 2018. “Ano passado conquistamos  56 medalhas, sendo 24 de ouro, 10 de prata e 22 de bronze e nesta edição da Bahia temos todas as condições de superar esta marca”, atesta o dirigente.

Para Rui Godinho, presidente da Fesporte, gerenciar a delegação catarinense nos JUBs, juntamente com a FCDU, era um desejo desde o início de sua gestão, iniciada em janeiro deste ano. “Quando assumimos a Fesporte nosso objetivo era apoiar e fortalecer o esporte escolar e universitário.  E estamos conseguindo. Já estamos em fase final de elaboração de anteprojetos de lei que beneficiam este setor com bolsa atleta, por exemplo. Acreditamos que a junção  esporte e educação são meios para a construção de campeões e cidadãos”, enfatiza Godinho.

Por questões de logística o atletismo dos JUBs foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro em Fortaleza (CE). Santa Catarina participou com 13 atletas e obteve 16 medalhas sendo oito de ouro, seis de prata e duas de bronze.

A saída da delegação catarinense do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, nesta segunda-feira, está dividida em três etapas: 7h, 12h e 15h.

Confira as universidades que formam o Time SC

Basquete masculino – Unisociesc (Joinville)

Basquete masculino 3x3 - Unisociesc (Joinville)

Basquete feminino 3 x3 - Unisociesc  (Jaraguá do Sul)