Quinta, 27 Maio 2021 17:25

Projetos de sucesso em SC: badminton de Joaçaba Destaque

(1 Voto)
Associação Meio Oeste de Badminton (Amob) atende cerca de 100 partipantes com badminton Associação Meio Oeste de Badminton (Amob) atende cerca de 100 partipantes com badminton Foto: arquivo pessoal

Na série sobre projetos esportivos de sucesso em Santa Catarina, realizada pela Fesporte, o destaque desta quinta-feira é o badminton de Joaçaba, por meio da Associação Meio Oeste de Badminton (Amob). Confira a matéria

Quem vê a adolescente Letícia Pinto Andres, 13 anos, treinando badminton, pode até imaginar que ela é apenas uma das dezenas de praticantes da modalidade atendidas diariamente no ginásio Edmar de Oliveira Pinto, em Joaçaba. Não. Ela não é apenas uma. Letícia é especial, pois na curta carreira, iniciada em 2012, tem no currículo três títulos brasileiros da modalidade, em duplas, com a parceira gaúcha Eduarda Prates, além de ser campeã brasileira individual, sub-13, e vice-campeã sul-americana individual e em duplas.

Mas de onde vem tanto talento? Claro, dela própria, mas pode-se cravar com toda a certeza que ele foi lapidado por uma ação esportiva de sucesso em Santa Cataria: o projeto social da Associação Meio Oeste de Badminton (Amob), que funciona em parceria com Projeto Badminton Joaçaba 2021, da prefeitura local. O projeto está inserido dentro do edital Fomento Esportivo, da Superintendência Municipal de Esportes, que engloba mais 11 iniciativas esportivas.

Em 2015 Anderson Andres, coordenador da Amob, recebeu Troféu Gustavo Kuerten de Excelência como melhor treinador (arquivo pessoal)

Além de Letícia, a Amob já revelou nomes como Gabriela de Oliveira e Erik Costa. Gabriela já conquistou títulos de campeã dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) nas categorias 12 a 14 anos e também 15 a 17, além de medalha de bronze na etapa nacional de badminton em duplas. Erick também tem no currículo títulos de campeão dos Jesc 12 a 14 anos e também  15 a 17, assim como a medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude.

Para o professor de Educação Física Anderson Andres, coordenador da Amob e do Projeto Badminton Joaçaba 2021, e pai de Letícia, o sucesso dos três atletas é o resultado de todo um trabalho desenvolvido com amor e paixão. “Conheci o badminton em 2010 por meio do meu sogro, o Edmar de Oliveira Pinto (ex-presidente da Fesporte, falecido em 2013) que era professor e coordenador do curso de Educação Física da Unoesc e levou a modalidade para a cidade. Dois anos depois passei em concurso público para a Superintendência Municipal de Esportes e percebi que o material de badminton não era usado. Como já era apaixonado pela modalidade comecei a desenvolvê-la com meus alunos”, lembra Andres.

Hoje a Amob, que foi fundada em 2013, tem três núcleos de treinamento para crianças na faixa etária de 6 a 13 anos em Joaçaba, além do ginásio Edmar Oliveira Pinto: a Escola do Rotary e Centro Educacional Frei Bruno. Há ainda dois núcleos no município vizinho, Herval D’Oeste, apoiados pelo Fundo da Infância e Adolescência (Fia): no ginásio do bairro Santo Antônio e Colégio Estadual São José, com aulas proferidas pela professora Ana Paula.

Letícia Pinto Andres, 13 anos, cria do projeto: campeã brasileira sub-13 (Foto: Antonio Prado)

Nestes núcleos de treinamentos, que funcionam como escolinhas, há o espaço para os iniciantes – nas segundas e quartas-feiras – com duas horas de aulas, e também para os praticantes intermediários, estes as aulas são diárias. Com a pandemia a média é de 60 alunos atendidos dos 100 inscritos em todas as escolinhas.

A diminuição das aulas, no entanto, não diminuiu o entusiasmo de Anderson Andres. “O projeto transforma as crianças. Notamos, com nossa prática, que uma boa pedagogia esportiva causa entusiasmo. Aqui percebemos que logo no primeiro contato com o badminton a criança, com a raquete na mão, já se mostra capaz de rebater a peteca. E ao se sentir capaz há um envolvimento de imediato com a modalidade. E poder transformar vidas, por meio  do esporte, que promove inclusão social, é nossa grande responsabilidade como educador”. Em 2015 Andres foi eleito o melhor técnico do Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte recebendo a honraria das mãos do próprio Guga.

Para a ex-campeã dos Jesc, Gabriela de Oliveira, que participou do projeto no início de carreira, a ação social tem um significado mais que especial: “Para mim a Amob representa crescimento pessoal e profissional. Parte do que eu sou hoje devo ao projeto. Por meio dele pude competir em torneios nacionais, conheci pessoas e lugares incríveis, que jamais seria possível se não fosse o esporte. Além disso, consegui bolsa universitária para estudar e bolsa atleta para me manter no esporte. Enfim, tive uma experiência incrível com este projeto de badminton”.

Texto: Antonio Prado

Ascom: Fesporte