Sexta, 02 Julho 2021 20:36

CBAt convoca 9 catarinenses do atletismo para as olimpíadas Destaque

Rodrigo Pereira, de Itajaí, estará na olimpíada Rodrigo Pereira, de Itajaí, estará na olimpíada Maurício Vieira/Secom SC

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quinta-feira (1/7) a lista dos 51 atletas – 31 no masculino e 20 no feminino - convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem a cerimônia de abertura marcada para o dia 23 de julho. O torneio de atletismo será disputado de 29 de julho a 8 de agosto no Estádio Olímpico do Japão e no Sapporo Odori Park, que fica a cerca de 800 km de Tóquio.

Dentre os 51 atletas convocados, 6 são filiados a Clubes Catarinense e 3 de outros clubes fora do estado:

Anderson de Freitas Henriques (AABLU-SC, Blumenau) – 4x400 m misto

Pedro Luiz Burmann (AABLU-SC, Blumenau) – 4x400 m misto

Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC, Blumenau) – 20 km marcha

Felipe Vinícius dos Santos (AABLU-SC, Blumenau) – decatlo

Ana Claudia Lemos (SR Mampituba-SC, Criciúma) – 4x100 m

Simone Ponte Ferraz (APA, SC Jaraguá do Sul) – 3.000 m com obstáculos

Também estão no time  mais três catarinenses filiados a outros clubes fora de Santa Catarina

Darlan Romani  (Concórdia) - arremesso de peso

Rodrigo Pereira do Nascimento (Itajaí) – 100m

Eliane Martins (Joinville) - salto em distância

O anúncio só foi possível depois que a World Atlhetics fechou o seu Ranking Mundial por Pontos e as informações permitiram a convocação dos atletas qualificados pelas cotas de participantes por prova.

A participação do atletismo brasileiro no Japão só será menor do que a registrada nos Jogos do Rio-2016, quando foram chamados 67 atletas. A Olimpíada de Tóquio, inicialmente marcada para 2020, teve de ser adiada em um ano por causa da pandemia global da COVID-19. O mundo passou por enormes desafios e os atletas brasileiros enfrentaram dificuldades ainda maiores para poder participar de competições no exterior.

“Quero parabenizar a todos os atletas convocados, treinadores, clubes e federações e aos que fizeram grande esforço e não conseguiram qualificação por índices ou por cotas. Tenho certeza de que o Brasil estará bem representado no Japão”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, em entrevista coletiva virtual. “A parceria com o Comitê Olímpico do Brasil também foi muito importante, assim como o apoio das Loterias Caixa, nosso patrocinador máster, Prevent Senior, Solst, Pista e Campo e Nike.”

Texto adaptado de CBAt

Lido 1125 vezes Última modificação em Segunda, 04 Julho 2022 15:20