Terça, 08 Fevereiro 2022 02:57

Parceria e ciência foram pontos cruciais ao esporte na pandemia Destaque

(1 Voto)
Painel Fesporte abordou o esporte, ciência e protocolo sanitário na pandemia Painel Fesporte abordou o esporte, ciência e protocolo sanitário na pandemia Foto: Antonio Prado

Santa Catarina conseguiu ser um case de sucesso para o Brasil durante a pandemia da Covid- 19 em 2021 ao unir as experiências do gerenciamento esportivo da Fesporte  com a fundamentação científica da Secretaria Estadual de Saúde, por meio de portarias com protocolos de segurança sanitárias. Este foi o principal ponto convergente entre autoridades e representantes municipais na primeira noite de discussão do Painel Fesporte, nesta segunda-feira, 7 no Hotel Golden, em São José, na Grande Florianópolis.

Nesta terça-feira, 8, o Painel Fesporte Para Dirigentes Esportivos prossegue a partir das 9 horas com painel de debates e palestras com temas como Gestão e Projetos Esportivos, Convênios e Manuais de Proponente e Convenente e também o tema Bolsa Atleta. O Painel finaliza na quarta-feira.

No painel de debate desta segunda-feira, comandado pelo jornalista Alisson Francisco, estiveram Kelvin Soares, presidente da Fesporte; Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde; Henrique Maciel, diretor de planejamento turístico da Santur; Fabrício Lazzari, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico de Itapema; Márcio Elísio, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Timbó e Marcelo Brigadeiro, Diretor de Esportes da Fesporte.

Presidente da Fesporte, Kelvin Soares, durante o Painel (Foto: Antonio Prado)

Kelvin Soares falou sobre toda a dificuldade de realizar os eventos esportivos durante a pandemia agradecendo a parceria da Secretaria de Estado da Saúde – na construção de portarias com protocolos sanitários –  dos municípios e das federações esportivas em unir forças para manter o esporte em atividades, ressaltando que foi preciso realizar adaptações de um calendário de 12  para pouco mais de dois meses. Para isso teve que fazer ajustes com sedes compartilhadas por modalidades esportivas, atletas em hotéis entre outras ações.

O presidente da Fesporte destacou que apesar das adversidades o ano foi positivo, lembrando que a entidade fechou 108 convênios com municípios para a melhoria de infraestrutura esportiva, houve o início da regulamentação da Lei de Incentivo ao Esporte e da inclusão da bolsa atleta. Destacou que o início de 2022 já é promissor com a implantação de 12 arenas de verão em diversos municípios.

Parceria Fesporte e Secretaria de Saúde

“A saúde aprendeu muito com o esporte e o esporte aprendeu muito com a saúde na construção dos protocolos sanitários para atuarmos na pandemia”, destacou Eduardo Macário, que disse que a união entre as duas entidades foram essenciais para o sucesso dos eventos esportivos que não registraram nenhum surto pandêmico.

O Encontro foi bastante prestigiado e continua nesta terça-feira (Foto: Antonio Prado)

Segundo Macário a retomada dos eventos esportivos no segundo semestre de 2021 foi baseada na ciência e que ela foi importante principalmente em um momento em que as pessoas estavam com a saúde mental abalada, já que o esporte proporciona saúde. Ele disse ainda que o avanço da vacinação foi fator importante na retomada dos eventos e o aumento da vacinação em 2022 será fundamental para a volta da normalidade.

Henrique Maciel, da Santur, destacou a força do esporte no desenvolvimento turístico, lembrando que 2021 foi um dos melhores anos do Estado no segmento do turismo e muito desta melhoria se deve também aos eventos esportivos. Marcelo Brigadeiro enfatizou que a Fesporte procurou levar eventos esportivos para outros municípios, que antes não eram contemplados e disse que a entidade pretende aprimorar todas as ações positivas implementadas durante a pandemia para os eventos da Fesporte.

Entre os representantes municipais 2021 foi positivo. Marcio Elisio enfatizou que Timbó realizou 57 eventos esportivos, alguns dos quais com a parceria da Fesporte. Fabrício Lazzari lembrou do sucesso do mundial de vôlei de praia em Itapema, após os organizadores seguirem à risca os protocolos sanitários.

Nesta terça-feira, 8, o Painel Fesporte Para Dirigentes Esportivos prossegue a partir das 9 horas com painel de debates e palestras com temos como Gestão e Projetos Esportivos, Convênios e Manuais de Proponente e Convenente e também o tema Bolsa Atleta. O Painel finaliza na quarta-feira.

08/02 - Terça-feira

09:00 Painel de debate: Rafael Westrupp (Presidente da Confederação Sulamericana de Tênis) e Renan Dal Zotto (Técnico Seleção Brasileira de Voleibol)

Tema: Gestão e projetos esportivos

14:00 Palestrantes: Perla Kammers e Nílton de Andrade (Gerência de Convênios Fesporte)

Tema: Convênios e manuais de proponente e convenente

15:30 Palestrante: Kelvin Soares (Presidente da Fesporte)

Tema: Bolsa Atleta

18:00 Jogos e Confraternização entre os participantes.

Modalidades: Beach Tenis, Vôlei de Praia e Futvolei.

Local: Arena Maniacs em São José

09/02 - Quarta-feira

09:00 Palestra: Diretoria de Esportes Fesporte

Tema: Calendário, sedes dos eventos e regulamentos.

14:00 Palestrante: Jeferson Ramos Batista (Gerente Políticas Públicas e Projetos Esportivos Fesporte)

Tema: Projetos da Fesporte 2022

15:00 Palestrante: Placar Soft

Tema: Novo sistema operacional das competições da Fesporte e  Programas da Fesporte 2022