Segunda, 16 Maio 2022 19:02

Chapecó recebe Pide para fomentar o esporte escolar Destaque

Cerimônia de lançamento do Pide em Chapecó Cerimônia de lançamento do Pide em Chapecó Foto: Delamare de Oliveira Filho

No sábado, 14, foi realizada a cerimônia de lançamento do Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (Pide) em Chapecó. O evento contou com a presença do presidente da Fesporte, Kelvin Soares e dos professores Celso Paulo Costa, diretor acadêmico da Unoesc, Campus Chapecó; Felipe Corbellini, Coordenador do Curso de Educação Física da Unochapecó, representando as instituições parceiras da Fesporte na implantação do Pide.

Os representantes receberam da Fesporte materiais esportivos para o início do projeto como tatames, redes, bolas de futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol, entre outros.

O Pide é um projeto do Governo Estadual, por intermédio da Fesporte, que desenvolve práticas desportivas para crianças de na faixa etária de 10 a 16 anos, matriculadas nas redes de ensino pública estadual e municipal, a fim de desenvolver e promover para essas crianças uma formação integral. As modalidades serão ministradas por acadêmicos de educação física das universidades parceiras da Fesporte no Pide, que receberão bolsa estudantil pela atividade pedagógica.

Na cerimônia, Kelvin Soares enfatizou que o Pide é um dos projetos que sempre esteve em seus sonhos e agora está se tornando realidade. “O Estado de Santa Catarina é o maior formador de atletas de nosso país e o Pide irá contribuir para desenvolver ainda mais esse cenário”, destacou.

Projeto ajudará na formação de acadêmicos, crianças, jovens e adolescentes

Celso Paulo Costa, da Unoesc, agradeceu ao Governo do Estado e a Fesporte pela parceria elogiando que “esse projeto ajudará na formação dos estudantes e as comunidades em situações de vulnerabilidade por meio do Pide”. E acrescentou: “Esse espaço será muito importante para o desenvolvimento de pesquisa e extensão. Por meio do esporte, queremos transformar vidas”, elogiou.

Para Felipe Corbellini, da Unochapecó, “o esporte é uma excelente ferramenta de inclusão social e cidadania para os participantes e o Pide é uma possibilidade excelente de transformação social, tanto para as crianças quanto para os acadêmicos envolvidos.

O evento contou com a presença de autoridades locais, professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Unoesc e dirigentes desportivos do estado e municípios da região. Dentre eles: Aspirante Viero, representando o 2º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina e Jefferson Ramos Batista, Gerente de Políticas Públicas da Fesporte e Coordenador do Pide.

O Pide será lançado também nos municípios de Xanxerê, Xaxim, Catanduvas, Lacerdópolis, Treviso, Abelardo Luz, Fraiburgo, São João do Oeste, Guaraciaba, Lebon Régis e Anchieta. Desde o dia 11 o Pide já foi lançado nos municípios de Criciúma, Joaçaba, Videira, São Miguel do Oeste e agora em Chapecó.

No total serão R$ 2,3 milhões só em material esportivo e uniformes. O investimento global em bolsas acadêmicas será de R$ 5,6 milhões para dois anos de projeto. Ao todo, cerca de 20 mil alunos de escolas públicas serão beneficiados pelo Pide.

Lido 746 vezes Última modificação em Quarta, 07 Dezembro 2022 19:40