Sábado, 20 Julho 2024 14:55

Atleta haitiano disputa Joguinhos Abertos de SC Destaque

a equipe de Joinville, o atleta haitiano Fetson, realiza no Brasil o sonho de prosseguir com a carreira no futebol mundial e disputa os Joguinhos Abertos de Santa Catarina pela cidade em que escolheu para morar em solo brasileiro. Ao desembarcar em Santa Catarina, o meio-campista se apresentou ao Joinville Esporte Clube e logo foi aprovado nos testes, atuando hoje na equipe da categoria juvenil que representa a cidade nas competições do Joguinhos.

“Eu me mudei para o Brasil com a minha família quando tinha apenas dez anos de idade e desde então já estou há seis anos aqui porque o futebol brasileiro é referência no mundo e aprendo muito. Claro que para um estrangeiro que vem de um país como o Haiti, o impacto cultural nesta mudança é enorme mas consegui me adaptar o mais rápido possível a isso graças ao futebol” explica o atleta.

Cultura

Outra característica que chama a atenção em Fetson,  é o fato de o mesmo falar cinco idiomas: francês, português, espanhol, crioulo haitiano e inglês, fazendo Fetson ser admirado e elogiado por companheiros e comissão técnica da equipe em que atua.

“Eu aprendi o português muito rápido que foi fundamental para me adaptar ao Brasil e hoje tenho a facilidade de conseguir falar cinco idiomas e neste mundo tão globalizado que vivemos é muito importante. Como falei anteriormente, o impacto da mudança do Haiti para o Brasil foi grande mas acredito que é com esse aprendizado dentro e fora de campo que vou vencer e conseguir um dia realizar o meu sonho de ser um jogador profissional” finaliza.

Fetson entrou no segundo tempo da partida de estreia de sua equipe que ficou no empate com a equipe de Luzerna válida pela primeira fase do futebol de campo dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

Lido 71 vezes