Quinta, 08 Agosto 2024 16:48

Conheça a história da Sociedade Ginástica de Joinville Destaque

A ginástica artística que brilhou muito par ao Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris com a ginasta, Rebeca Andrade, tem os primeiros passos de sua história em um pioneiro clube localizado em Santa Catarina. A Sociedade Ginástica de Joinville foi a primeira d país a trabalhar com a modalidade. A instituição  é também a mais antiga da América do Sul.

Com o passar dos anos, porém ainda no século retrasado, a Sociedade  Ginástica de Joinville foi evoluindo em seu desenvolvimento como a criação da primeira turma masculina da modalidade no ano de 1968, além da celebração do centenáro de Friederich Ludwig Jahn, considerado o pai da ginástica na história e que tinha a sua imagem muito associada ao aprimoramento físico de seus jovens e ao mesmo tempo a importância de proporcionar recreação e harmonia social.

A técnica Tatiana Rocco que atualmente coordena todo o projeto de Ginástica Artística de Joinville, explica a importância de atletas do nível de Rebeca Andrade elevarem o nível da modalidade, além de fazer história nas Olimpiadas.

A profissional tem grande experiência na ginástica artística e conta em entrevista para a Fesporte como foi a chegada em Joinville, cidade catarinense pioneira na história dessa modalidade no Brasil.

"Para nós é muito importante este momento vivenciado pela Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Paris porque da muita visibilidade para a ginástica artística. Como sou natural de São Paulo, durante 15 anos atuei como técnica de alto rendimento do Club Athletico Paulistano e tive contato muito próximo como Chico que é o treinador da Rebeca Andrade, inclusive encaminhando atletas para que trabalhassem com ele em projetos da seleção brasileira da modalidade"  explica a treinadora que é também presidente da Ginástica Artística de Joinville (Agajo).

Alfredo Penz

"O Alfredo Penz é uma pessoa também de muita história aqui na ginástica artística de Joinville e até hoje é o atleta mais velho do Brasil e segue competindo nas competições da sua categoria. Inclusive no fim do ano agora temos também o campeonato brasileiro máster e que ele estará participando, o que mostra também a sua identificação e o amor pela modalidade. No esporte catarinense o Alfredo também tem muita história já que participou de alguns eventos realizados pelo governo do estado como os Jogos Abertos de Santa Catarina" complementa Tatiana.

A modalidade ginástica artística está presente nos eventos da Fesporte como Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Jogos Escolares de Santa Catarina e Jogos Abertos de Santa Catarina, o que mostra o desenvolvimento da modalidade realizado em Joinville e nas demais regiões catarinenses.

Lido 78 vezes Última modificação em Quinta, 08 Agosto 2024 16:59