Sábado, 12 Dezembro 2015 19:40

Hegemonia, queda e 100m histórico marcam atletismo 2015 Destaque

JosianeCardoso, de Concórdia, venceu pela nova vez consecutiva a prova dos 5 mil metros JosianeCardoso, de Concórdia, venceu pela nova vez consecutiva a prova dos 5 mil metros Foto: Antonio Prado

O atletismo dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 2015 já está carimbado com alguns fatos marcantes: a hegemonia de Josiane da Silva Cardoso, de Concórdia, que venceu pela nova vez consecutiva a prova dos 5 mil metros e pela queda de rendimento de um dos maiores talentos do atletismo catarinense dos últimos anos: a velocista Tamires de Liz, de Joinville, que recordista do 100 metros, fechou aprova em quinto lugar. Junta-se a estes dois exemplos o feito histórico de Anny de Bassi, de Balneário Camboriú, que mesmo tendo deficiência física venceu a prova dos 100 metros tornando-se a atleta mais rápida dos Jasc.

Tamires, hoje com 20 anos, bateu o recorde dos 100 metros aos 15 anos com o tempo de 11s51  nos Jasc de Criciúma, em 2011, época em que assombrou a todos quando ficou entre as  cinco melhores atletas do mundo. Convocada pela Seleção Brasileira participou das Olimpíadas de Londres 2012 como reserva na prova revezamento 4 x 100.

No inicio de 2014 foi para os Estados Unidos para um período de treinamentos e 10 meses depois, não adaptada ao estilos de treinos, voltou para o Brasil, especificamente para São Paulo, onde treina atualmente com o técnico Vitor Fernandes.

Segundo a treinadora de Tamires, Margit Weise a atleta veio para os Jasc no sacrifício. “Ela vinha treinando para os Jasc em Novembro, como ocorreu mudança para dezembro houve uma desaceleração dos trabalhos, já que estava em final de temporada. Prestes a viajar para Joaçaba ela pegou virose e competiu doente, então não tinha como render. Por isso tirei ela da prova dos 200 metros e do revezamento”, revelou a treinadora.

Evaldo Rosa, (ao centro) bateu o recorde dos 400 metros em 1980 e até hoje não foi superado ao lado dos vencedores da prova este ano (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Em uma realidade totalmente oposta está Josiane da Silva Cardoso, de Concórdia, que venceu com folga os 5 mil metros pela nona vez consecutiva. “Essa medalha de ouro é consequência de muito trabalho o ano todo espero continuar ganhando ano que vem”, disse com convicção. Na última São Silvestre Josiane foi a brasileira mais bem colocada: oitavo lugar.

Na prova dos 100 metros Anny de Bassi surpreendeu a todos ao vencer os 100 metros. Com uma deficiência física de nascença chamada Síndrome de Poland (que lhe atrofiou o músculo peitoral e o braço direito, este mais fino e mais curto oito centímetros que o esquerdo fazendo com que tenha apenas um dedo na mão direita) Anny é a primeira atleta deficiente da história dos Jasc a vencer os 100 metros. Neste sábado (12), último dia de competição, ela repetiu a dose e venceu também a prova dos 200 metros.

Outro fator marcante do atletismo dos Jasc 2015 foi a continuidade do recorde mais antigo da competição: o dos 400 metros batido em 1980 por Evaldo Rosa, que competia por Florianópolis. O feito foi nos Jasc de Jaraguá do Sul em 1980 com o tempo de 47 segundos. O campeão deste ano, Ricardo Mário de Souza, de Criciúma, fez o tempo de 49s41. Evaldo foi homenageado pela organização pelos 35 anos do recorde.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Luzerna e Herval do Oeste.

Texto: Antonio Prado

Lido 2483 vezes Última modificação em Sábado, 12 Dezembro 2015 20:04