JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Segunda, 14 Dezembro 2015 14:41

Bernardo é bicampeão no donwhill Destaque

Bernardo superou o super campeão Markolf Bernardo superou o super campeão Markolf Epa Machado (Fesporte)

Apenas 27 centésimos separaram o brusquense Bernardo Neves Cruz, vencedor do donwhill (descida de montanha), de Markolf Erasmus Berchtold, segundo colocado, representando Concórdia. Em terceiro lugar ficou Maicon Zottis, de Florianópolis Esta prova, penúltima do ciclismo dos Jogos Abertos em Joaçaba, foi disputada nesta segunda-feira (14) pela manhã, na pista montada no morro próximo ao Clube Atlético Comercial.  A modalidade termina com o bicicross, terça-feira (15), na sede campestre do Clube 10 de Maio.

downhill exige muito dos atletas porque a descida é íngreme, em cerca de 1.400 metros, e cheia de obstáculos, com lama, raízes de árvores e pedras. Obedecendo a ordem invertida da prova de classificação, Bernardo foi o último a entrar na pista, tendo que descontar quase seis segundos do tempo de Markolf, que fizera o percurso cinco ciclistas antes, com o excelente tempo de 1min,45s01c. Bernardo conseguiu batê-lo com 1min44s74c. Maicon Zottis fez 1min45s41c.

Mineiro de Ouro Preto, 24 anos, Bernardo Neves é bicampeão dos Jogos Abertos e o atual campeão brasileiro. Ele gostou da pista, apesar de achá-la muito difícil: “é bem rápida e exigiu muita técnica. Eu gostei de correr aqui”. Já o experiente e supercampeão Markolf, desde 1993 na estrada, com oito títulos em Jogos Abertos e 10 brasileiros, considerou o resultado excelente. “O nível desta prova estava muito alto”, comentário feito também por João Carlos Andrade, presidente da Federação de Ciclismo. “Isso aqui é um verdadeiro campeonato brasileiro”, disse, ao lembrar-se dos currículos de alguns atletas, como os três primeiros colocados e outros competidores que vieram a Joaçaba.

Faltando a sexta e última etapa, a pontuação parcial do ciclismo é a seguinte: Florianópolis em primeiro com 95 pontos e praticamente campeã da modalidade. Em segundo está Itajaí com 70, seguida de Brusque com 61, Concórdia com 47 e Joinville com 73 pontos.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Participam 78 municípios, envolvendo 4.600 atletas, que competem em 26 modalidades.

Texto: Mario Medaglia

Lido 2404 vezes Última modificação em Terça, 15 Dezembro 2015 01:00