Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Segunda, 14 Dezembro 2015 18:25

Concórdia ganha revanche contra Blumenau na final do handebol feminino Destaque

(1 Voto)
Concórdia é campeã do handebol feminino Concórdia é campeã do handebol feminino Mauricio Brollo

Diz o provérbio que “nada como um dia após o outro”. E a equipe de handebol feminino de Concórdia mostrou que “nada como um ano após o outro” na disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Nesta segunda-feira (14), Concórdia e Blumenau repetiram a final de 2014 no handebol feminino, mas a festa mudou de lado. No ano passado, Blumenau ficou com o título. E na revanche deste ano, em jogo muito equilibrado e com final emocionante, Concórdia ganhou por 23 x 21 e garantiu seu sexto título da modalidade.

É o primeiro troféu conquistado por Concórdia na 55ª edição dos Jasc, que está sendo disputada nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna até o próximo dia 18. Dos seis títulos que Concórdia ganhou no handebol feminino dos Jasc, cinco foram contra Blumenau. E, dois deles, decididos na prorrogação. A exceção foi em 2012, quando Itajaí decidiu e perdeu o troféu para Concórdia.  Na preliminar desta segunda-feira, Itajaí venceu Videira por 32 x 18 e ficou com o 3º lugar.

A decisão, disputada no Complexo Esportivo da Unoesc, começou com Blumenau abrindo 0 x 4, mas foi a única vez que o campeão do ano passado esteve em vantagem. Logo Concórdia empatou e virou para 6 x 4, seguiu controlando o placar e fechou o primeiro tempo ganhando por 16 x 14. O segundo tempo foi de poucos gols, mas sempre com Concórdia na frente. Na metade da etapa final, Blumenau encostou e a vantagem de Concórdia caiu para 19 x 18. Aos 17m30s, o placar estava em 22 x 19. Foi quando Blumenau passou a pressionar muito. E quem se destacou foi a goleira Jéssica, de Concórdia, com pelo menos cinco grandes defesas, duas delas no último minuto da partida.

Quando o árbitro apitou o fim do jogo, as meninas de Concórdia soltaram o grito de “o campeão voltou, o campeão voltou”, fazendo a festa no centro da quadra. A atleta mais comemorada foi a goleira Jéssica Oliveira, 25 anos, paulista, que há cinco anos defende a equipe de Concórdia. “Esta é a minha quinta participação nos Jasc e ganhei quatro. A experiência e a concentração da nossa equipe foram fundamentais para mantermos a vantagem e comemorar mais este título”, afirmou. Jéssica defende a seleção brasileira há três anos. Neste ano, ajudou o Brasil a ganhar o Pan-Americano disputado em Toronto (Canadá).

Só em 1974 é que o handebol feminino passou a fazer parte da disputa dos Jasc. Dos 40 títulos disputados até agora na modalidade, os Jasc mostraram 12 campeões. O maior campeão é Itajaí, com 13 títulos; Blumenau ganhou 7 e está em 2º; Concórdia chegou ao 6º título; Florianópolis foi campeão cinco vezes; Capinzal duas; e os municípios de Criciúma, Caçador, Joinville, Jaraguá do Sul, Curitibanos, Ouro e São Bento do Sul ganharam o troféu uma vez.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Participam cerca de 4.600 atletas de 78 municípios, que disputam 47 troféus em 26 modalidades, entre masculino e feminino.

No handebol masculino, as disputas ainda estão na fase classificatória. Só nesta quarta-feira (16) serão realizados os jogos eliminatórios, que definirão os times que estarão nas semifinais. A equipe de Balneário Camboriú é a atual bicampeã dos Jasc.

Texto: Geraldo De Cesaro

Lido 2591 vezes