JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Terça, 15 Dezembro 2015 17:51

Só 50% dos times repetem título de 2014 Destaque

(1 Voto)
Concórdia recuperou título no handebol feminino contra Blumenau Concórdia recuperou título no handebol feminino contra Blumenau Maurício Brollo

Dos 47 troféus que estão sendo disputados na 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, foram definidos 20 ao final desta terça-feira (15), o sexto dia de competições. E chama a atenção o fato de exatamente 50% dos troféus, entre as disputas no masculino e no feminino, mudaram de mãos em relação aos Jasc de 2014. Isso também mostra que a metade das equipes que entraram na competição com o status de favoritas não conseguiu repetir a festa de campeão.

As modalidades que tiveram um campeão diferente neste ano, até agora, foram o atletismo masculino, bocha feminina, bolão 16 masculino e feminino, ciclismo, futsal da Divisão Especial masculino, handebol feminino, judô feminino, natação feminina e tênis feminino. E repetiram o campeão do ano passado, o atletismo feminino (Brusque); basquete feminino (Blumenau); ginástica artística masculina e feminina (ambas com Itajaí); judô masculino (Itajaí); karatê masculino e feminino (ambos com Itajaí); natação masculina (Itajaí); tênis masculino (Itajaí) e tiro armas curtas (Chapecó).

Nas modalidades em que houve mudança, Itajaí foi campeão em 2014, no atletismo masculino, e São José ganhou neste ano; Timbó defendia o título na bocha masculina, mas Içara fez a festa de campeão; Itajaí defendia os títulos no bolão 16 masculino e feminino, mas Blumenau ganhou os dois troféus neste ano; no ciclismo, Brusque era o campeão e Florianópolis ergueu o troféu, em Joaçaba; no futsal da Divisão Especial masculino, Joinville era o campeão, e agora Concórdia ganhou o troféu; no handebol feminino, o troféu estava com Blumenau e, neste ano, o campeão foi Concórdia; Itajaí desbancou o então campeão, São José, no judô feminino; na natação feminina, Florianópolis defendia o título, mas Itajaí ganhou o troféu; e no tênis feminino, o novo campeão é Joinville, que, em 2014, perdeu a final para Itajaí.

Esse equilíbrio entre os que defendem o título e mantêm o troféu e entre os novos campeões por modalidade em relação à última edição dos Jasc pode ser analisado de duas formas: muitas equipes campeãs não repetem o desempenho anterior ou se acomodam com o “falso” favoritismo; e mostra também que quem não consegue o troféu em uma edição dá a volta por cima, se reorganiza, se fortalece e, na competição seguinte, consegue ocupar o posto mais alto do pódio. E também serve de estímulo aos municípios considerados menores, pois confirma que há renovação entre os campeões por modalidade.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Participam 78 municípios, envolvendo em torno de 4.600 atletas, que competem em 26 modalidades. Estão em disputa 47 troféus, entre o masculino e o feminino.

Embora ainda não tenham definido o campeão, pelo menos mais dois troféus mudarão de mãos, automaticamente, neste ano: são os casos do futsal masculino e feminino. Isso porque o campeão de 2014 (Blumenau); e o vice do ano passado (São Miguel do Oeste), foram promovidos à Divisão Especial neste ano, no masculino. O mesmo aconteceu com Criciúma (campeão) e São José (vice), no feminino, que agora disputam a Divisão Especial.

De todos os troféus que estão em disputa nesta edição dos Jasc, três não somam pontos na classificação geral por não contarem com o número mínimo de seis equipes. Isso está acontecendo no bolão 16 feminino (que já tem Blumenau como campeão); na ginástica rítmica e no triathlon feminino, modalidades em que as competições ainda não começaram.

Texto: Geraldo De Cesaro

Lido 2761 vezes