Quinta, 26 Setembro 2019 20:54

2.500 atletas disputam os Jasc em Curitibanos e Xanxerê Destaque

o futsal está na programação dos regionais dos Jasc o futsal está na programação dos regionais dos Jasc Foto: Fom Conradi

Regionais iniciam nesta sexta em Curitibanos e Xanxerê

A partir desta sexta-feira, 27, será dada a largada para que muitos municípios participem da tão sonhada etapa estadual da 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que será realizada  em Indaial, Timbó e Pomerode, em Novembro. É que para alcançar estes objetivos algumas cidades têm que disputar as etapas classificatórias. E duas destas etapas começam simultaneamente nesta sexta-feira em Curitibanos e Xanxerê. As disputas ocorrem até o dia 1º de outubro.

Os três primeiros colocados de cada modalidade nas regionais se classificam para a etapa estadual dos Jasc. A competição é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras dos municípios sedes.

Curitibanos será sede da etapa regional Centro-Oeste com a participação de 1.200 atletas de 33 municípios com idade a partir de 18 anos participando das modalidades de basquete e bolão 23, no masculino, e ainda bocha, futsal e voleibol, todos no masculino e feminino.

A cerimônia de abertura em Curitibanos está programada para às 20h30 desta sexta-feira no ginásio Cassemiro de Abreu (Rua Luís Dacol, 63,  bairro São José).

Participam da regional Centro-Oeste os municípios de Abdon Batista, Agrolândia,  Agronômica, Água Doce, Arroio Trinta, Caçador, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Curitibanos, Herval D´Oeste, Ibicaré, Ibirama, Jaborá, Joaçaba, Lages, Lebon Régis, Luzerna, Monte Carlo, Otacílio Costa, Ouro, Pinheiro Preto, Pouso Redondo, Rio Das Antas, Rio do Sul, Santa Cecília, São Cristóvão do Sul, São José do Cerrito, Tangará, Trombudo Central, Vargem Bonita e Videira.

Xanxerê será sede da etapa regional Oeste coma participação de 1.300 atletas a partir de 18 anos de 35 municípios disputando as modalidades bocha, bolão 23, futsal e voleibol, todos no masculino e feminino, além do handebol masculino.

A cerimônia de abertura em Xanxerê ocorre nesta sexta-feira, às 19h no Ginásio da Arena (Rua: Manaus, 750, bairro dos Esportes). Participam da competição os municípios de Abelardo Luz, Águas de Chapecó, Belmonte, Caibí, Caxambú do Sul,  Chapecó, Concórdia,  Cunha Porã, Cunhataí, Faxinal dos Guedes, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itá, Lindóia do Sul, Maravilha, Nova Erechim, Palma Sola, Palmitos,  Pinhalzinho,  Piratuba,  Planalto Alegre, Ponte Serrada, Quilombo, São Carlos, São João do Oeste, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Seara, Serra Alta, Tunápolis,  Xanxerê, Xavantina e Xaxim.

Após as regionais dos Jasc em Curitibanos e Xanxerê ocorrerão mais duas etapas similares em Criciúma (sede da etapa Sul), de 2 a 6 de outubro, e Rio Negrinho (etapa Leste-Norte) entre os dias 4 e 8 de outubro.

Na etapa estadual dos Jasc, cuja faixa etária abrange atletas a partir de 12 anos, dependendo da modalidade, além dos esportes coletivos disputados nas regionais, estarão em disputa o atletismo, bolão 16, ciclismo, caratê, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro (armas curtas, armas longas, tiro ao prato), triatlon, voleibol de dupla e xadrez. Nestas modalidades os municípios montam suas seleções com atletas mais bem ranqueados para disputar a etapa estadual sem necessidade de passar pelas regionais.

Na mensagem aos participantes das etapas regionais dos Jasc o presidente da Fesporte, Rui Godinho destaca: “Estamos começando as etapas regionais dos Jogos Abertos de Santa Catarina,  que já fazem parte da cultura esportiva do nosso Estado e ao longo dos anos já revelaram inúmeros atletas que passaram a ser exemplos a ser seguidos por jovens e crianças que almejam ou não a mesma carreira. Como se sabe, o esporte como um todo, não se limita somente a vitórias e derrotas. Ele está relacionado à socialização, construção de valores morais e éticos, bem como à recreação e lazer. Enfim, os Jasc são instrumentos para o desenvolvimento integral de seus participantes”.

Clique aqui e baixe a programação de Curitibanos

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

Lido 2738 vezes Última modificação em Quinta, 26 Setembro 2019 22:49