Quinta, 04 Junho 2015 20:09

Nos Jesc, Ana supera drama familiar por meio do esporte Destaque

Ana mora em abrigo para menores em Braço do Trombudo e pratica tênis de mesa, futsal e atletismo Ana mora em abrigo para menores em Braço do Trombudo e pratica tênis de mesa, futsal e atletismo Foto: Antonio Prado

Timbó - Na etapa Leste-Norte dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), cuja competições começaram nesta quinta-feira (4) em Timbó, são 750 estudantes de 174 escolas de 27 municípios buscando um lugar ao sol. Dentre eles uma estudante de 13 anos se destaca pelo talento e superação. Seu nome: Ana Carolina Assis Zeferino, 13 anos, atleta de futsal e tênis de mesa da Escola Básica Municipal Adriano Mosimann, de Braço do Trombudo.

Clique aqui e baixe os boletins com a programação e resultados

Ana Carolina nasceu no município de Medianeira, no Paraná, distante cerca de 580 quilômetros da capital, Curitiba. Veio para Santa Catarina em 2011. Ela usa o esporte para superar um drama familiar, pois quando tinha 9 anos de idade, ela e os cinco irmãos menores foram separados dos pais, por ordem da justiça, e foram encaminhados para um abrigo de menores (Ana não quis detalhar o motivo). Na época a família morava em Timbó e a decisão judicial fez com que ela e os irmãos fossem morar em um abrigo no município de Braço do Trombudo (cerca de 100 quilômetro de Timbó), onde moram até hoje.

Descoberta na educação física

Mesmo sendo a melhor jogadora Ana estranhamente foi escalada como goleira, tempo suficiente para tomar um gol (Foto: Antonio Prado)

Em Braço do Trombudo foi estudar na Escola Básica Municipal Adriano Mosimann, onde foi descoberta por sua professora de educação física Juliana Meurer. “Eu tenho o costume de jogar futebol com minhas alunas no intervalo das aulas e num desses jogos vi a Ana jogar e percebi de cara que ela tinha um talento acima da média”, lembra a professora.

Ana foi logo convocada para o time de futsal da escola e começou a fazer sucesso. Na etapa microrregional dos Jesc no ano passado, que é a fase municipal, Ana, que joga de pivô e estreava no torneio, foi campeã da competição.

Classificada para a fase estadual, em São José, foi vice-campeã, perdendo apenas para Joinville na final. Mas deixou sua marca: fez oito gols e foi uma das principais artilheiras do Estadual escolar. Este ano, na mesma etapa microrregional, foi bicampeã e artilheira do torneio anotando 15 dos 17 gols da equipe.

Campeã no atletismo

Mas a estudante não estava satisfeita. No mesmo Estadual dos Jesc no ano passado também competiu no atletismo e tênis de mesa. No tênis não foi bem, mas no atletismo, pela qual tinha sido campeã na etapa microrregional, ficou entre as quatro melhores atletas do Estado na prova dos 75 metros. Este ano, na mesma prova do atletismo, na fase micro, foi campeã e está classificada à etapa estadual dos Jesc que ocorre de 18 a 21 de julho em Caçador.

Aqui Ana passa por duas adversárias antes de marcar o primeiro dos dois gols que fez na vitória por 4 a 2 de seu time (Foto: Antonio Prado)

Em  Timbó, na etapa Leste-Norte dos Jesc Ana Carolina estreou com vitória no futsal feminno. Sua escola venceu por 4 a 2  a Escola Estadual Guilherme André Dalri, de Salete, com dois gols dela. Um fato inusitado é que Ana , estranhamente começou a partida como goleira e jogou os oitos primeiros minutos nessa posição, o suficiente para tomar um gol da pivô Joana. Perguntada por que começara a partida com a melhor jogadora do time no gol a treinadora limitou-se a dizer: “É tática”.  No segundo tempo, logo nos primeiros minutos  Ana fez dois gols e foi fundamental para a vitória no time.

Atleta do tênis de mesa

Em Timbó na etapa Leste-Norte dos Jesc, além do futsal Ana Carolina disputa o torneio de tênis de mesa. Não foi bem na primeira partida nesta quinta-feira (4) perdendo por 3 a 0 para Caroline Cielusinski, do Colégio São Bento, de São Bento do Sul (parciais de 11/4, 11.4 e 11/2. “O tênis de mesa não é meu forte. Jogo por participar”, admite  Ana Carolina

“De fato o forte dela é o futsal”, atesta sua professora Juliana Meurer. “Ela tem um talento extraordinário. Digo que é um talento que precisa ser descoberto e lapidado”, destaca a educadora. “Tenho um sonho: ser uma atleta profissional e um dia, quem sabe, jogar na seleção Brasileira”, sonha Ana Carolina.

Antonio Prado

Lido 867 vezes Última modificação em Sexta, 05 Junho 2015 00:43