Segunda, 16 Novembro 2015 16:47

Catarinenses fecham 1ª etapa em Londrina com 37 medalhas Destaque

Só na primeira etapa SC já ultrapassou o número total de 34 medalhas de 2014 na Paraíba; na foto a delegação das modalidades coletivas Só na primeira etapa SC já ultrapassou o número total de 34 medalhas de 2014 na Paraíba; na foto a delegação das modalidades coletivas Foto: Antonio Prado

A primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude para estudantes de 15 a 17 anos, composta pelo atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia, terminou domingo (15) em Maringá (PR). Santa Catarina fechou esse primeiro momento com um total de 34 medalhas. Foram 12 de ouro, 9 de prata e 16 de bronze. Agora o Estado começa a batalha por medalhas na segunda etapa da competição formada pelas modalidades coletivas: futsal, handebol, vôlei e basquete. Os jogos começam partir desta terça-feira (17) prosseguindo até sábado, 21.

Esta edição já é a melhor da história de Santa Catarina nos Jogos Escolares já que Estado alcançou 34 medalhas durante toda a competição no ano passado em João Pessoa, na Paraíba. “Estamos muitos felizes com esse resultado. Ainda temos toda a segunda etapa para conseguir mais medalhas. Isso é fruto de todo um trabalho de base feito nas escolas, nos clubes e nas fundações de esportes municipais”, destaca Osvaldo Juncklaus, presidente da Fesporte.

Destaques de SC

O principal destaque da primeira etapa foi o tênis de mesa, que venceu todas as competições disputadas ficando com sete medalhas de ouro e duas de prata, com direito a duas finais com confrontos entre catarinenses. Liderados pelos irmãos Enzo e Alexia Nakashima, do Colégio Elias Moreira, de Joinville, o tênis de mesa foi campeão no masculino e feminino do individual geral, por equipe, dupla e ainda uma medalha de ouro na dupla mista. Também fizeram parte do time vencedor Luis Eduardo Camargo, do Cert, de Joaçaba, e  Heloisi Cabral, do Colégio Elias Moreira, de Joinville.

Foi destaque também o recorde brasileiro escolar de Luiz Fernando Matias, da Escola Estadual Paulo Zimermann, de Rio do Sul, com a marca de 19m10cm no arremesso do peso.

Outro destaque catarinense foi Ludimila Cardoso, da Escola Estadual Onório Miranda, de Gaspar, que  aos 15 anos e participando pela primeira vez venceu os 100 metros no atletismo tornando-se a atleta escolar mais rápida do Brasil com o tempo de 11s87 quase batendo o recorde da prova que era de 11s50.

Resultado gratificante

“É muito gratificante trabalhar em um grupo que gerencia, aqui em Londrina, atletas tão especiais. Essa geração é o futuro do nosso esporte e a cada dia leva com mais vigor e competência o nome do nosso Estado às quadras de nosso Brasil”, finaliza Luciano Heck, chefe da delegação catarinense.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB). O evento reúne em Londrina, desde quinta-feira, 12, cerca 3.700 estudantes de escolas de todos os estados brasileiros e prossegue até o dia 21. A delegação de Santa Catarina é gerenciada pelo Governo do Estado por meio da Fesporte

Antonio Prado

Lido 2982 vezes Última modificação em Segunda, 16 Novembro 2015 18:29