Terça, 26 Maio 2015 20:43

Junho será intenso com jogos dos Jesc, Parajesc e Joguinhos Destaque

(1 Voto)
Mês de junho terá nove eventos esportivos no calendário da Fesporte Mês de junho terá nove eventos esportivos no calendário da Fesporte Foto: Antonio Prado/Arquivo

O mês de junho será intenso no calendário esportivo da Fesporte com a realização das etapas regionais dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), Joguinhos Abertos de Santa Catarina e etapa estadual dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc). No total serão nove eventos no espaço de 30 dias. As competições são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras.

A maratona começa no período de 4 a 7 de junho com as etapas regionais dos Jesc para estudantes de 12 a 14 anos. Itapiranga sedia a etapa Oeste enquanto que Timbó a etapa Leste-Norte.

Depois, entre os dias 11 a 15 de junho, ocorrem as duas últimas regionais dos Jesc: em Lages os estudantes disputarão a etapa Centro-Oeste. Já em Braço do Norte ocorre a etapa Sul da competição. Nessas duas etapas serão disputadas as modalidades de badminton, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

As etapas regionais servirão como classificatórias para a etapa estadual dos Jesc de 12 a 14 anos que será disputada de 18 a 21 de julho em Caçador. Garantem vaga à etapa estadual os campeões das modalidades. Badminton e xadrez classificam o campeão e vice.

Parajesc

Terminada as regionais dos Jesc entra em cena a etapa estadual dos Parajesc, evento disputado entre escolas catarinenses no período de 17 a 21 de junho em Chapecó. São destinados aos estudantes com deficiência física, auditiva, visual e intelectual que estejam regularmente matriculados na rede de ensino do Estado.

Na competição estarão em jogo os títulos do atletismo, bocha paralímpica, judô, natação, tênis de cadeira de rodas, tênis de mesa e voleibol sentado masculino e feminino.

Joguinhos Abertos

Os campeões dos Parajesc representarão Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares a serem realizadas de 23 a 28 novembro em São Paulo.

Depois dos Parajesc será a vez das etapas regionais dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina,  evento de rendimento voltado para atletas de 15 a 19 anos. As duas primeiras etapas ocorrem simultaneamente no período de 19 a 23 de junho.

Fraiburgo será a sede da etapa Centro-Oeste dos Joguinhos enquanto que a Sul ainda tem local indefinido. No período de 26 a 30 de junho ocorrem as duas últimas etapas. São Lourenço do Oeste recebe os municípios para etapa Oeste, enquanto que Três Barras as cidades da Leste-Norte.

Para o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, os nove eventos esportivos trarão, além de movimentação na área esportiva, uma boa movimentação financeira às cidades-sedes “Sempre que há competição no nível dos Joguinhos, Jesc e Parajesc as cidades que promovem estes eventos ganham. Ganham no turismo, ganham no comércio local e o Estado também ganha, já que promove, por meio do esporte, a inclusão social e possibilita a descoberta de novos talentos”.

Antonio Prado

Lido 3067 vezes Última modificação em Quarta, 27 Maio 2015 16:29