Prado

Você já se inscreveu?

O que você está esperando! Continuam abertas as inscrições gratuitas para a primeira edição dos Jogos Escolares On-Line de Xadrez  de Santa Catarina (JEX). Até o momento 250 alunos estão inscritos nas categorias sub 11 anos (nascidos até 2009), 12 a 14 anos (nascidos entre 2006 a 2008) e 15 a 18 anos (nascidos entre 2002 a 2005). 

Para se inscrever basta você registrar seu  Nickname  na Plataforma Lichess, entrar na comunidade dos  Jogos Escolares On-Line de Xadrez de Santa Catarina e preencher o formulário de inscrição.

Olha só esse vídeo tutorial ensinando como registrar seu NICKNAME e entrar na comunidade:

Clique aqui e faça a sua inscrição grátis

Link plataforma Lichess para registro do Nickname

Fique atento!

As inscrições irão até o dia 30 de outubro!

A competição será realizada na plataforma on-line de xadrez, via Web (Lichess) dia 7 de novembro e será organizada pela Gerência de Desporto Educacional da Fesporte em parceria com a Federação Catarinense de Xadrez (FCX).

 

 

 

 

Nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, é o aniversário de Edson Arantes do Nascimento,  o Pelé: 80 anos. E nesta data a Fesporte faz uma homenagem ao Rei do Futebol lembrando do dia em que ele participou da abertura da 36ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em São Bento do Sul, evento da Fesporte. 

Era  o dia 31 de outubro, uma quinta-feira, e um público de cinco mil pessoas no pavilhão da Promosul aplaudiu de pé o Atleta do Século, que na ocasião era ministro extraordinário do esporte no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O ex-jogador se emocionou com o carinho dos catarinenses e disse que o fato lembrou à época em que era atleta. Por fim, ficou admirado pela grandeza dos Jasc e destacou: “Santa Catarina é um exemplo para o país no esporte amador”.

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

 

Entre os dias 26 de outubro a 1º de novembro ocorre, de forma virtual, a Semana Dança na Escola de Santa Catarina.  O evento tem o apoio da Fesporte e pretende envolver professores da rede de ensino de Santa Catarina (nas áreas de artes visuais, dança, teatro, educação física e demais interessados na incorporação da dança em suas práticas), assim como acadêmicos de cursos de graduação e licenciatura em artes.

A iniciativa tem como objetivo promover ação de formação continuada em formato de residência artístico-pedagógica. Foi aprovada pelo Edital Elisabete Anderle de Cultura 2019 e oferta vagas para a residência distribuídas para as mesorregiões de Santa Catarina: Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul. As inscrições podem ser feitas até 22 de outubro.

Momento raro de diálogo, o cronograma de atividades coloca a dança na escola como foco, uma conversa muitas vezes relegada. A dança opera em um campo complexo de inter e transdisciplinaridade com o ensino e traz o corpo como palco do aprendizado e como reflexo dos movimentos do mundo. 

O Projeto Semana Dança na Escola SC propõe vivências como mesa-redonda, leitura e discussão, oficinas, lives e rodas de conversa sobre temas robustos. Já na abertura aparece uma consistente interrogação: “Dança – o que a escola tem a ver com isso? Pano pra manga que será analisado por um grupo de professores e artistas com larga experiência: Marco Aurélio Cruz Sousa, Juliana Silva Lopes, Felipe Ferreira Ferro, Ana Paula Darolt, Marina da Rocha Sobrosa.

Professores convidados

As atividades de formação contarão também com convidados e professores de quatro estados: Santa Catarina, Paraná, Bahia e Ceará. Profissionais com experiência em diferentes linguagens de dança como João Paulo Lima, Bianca Scliar, Jussara Xavier, Gabriel Ferreira, Lidiani Emmerich, Oberdan Piantino, Nathan Luz de Beltrand, Jônatas Raine de Oliveira Andrade e Luiz Gabriel Vasconcelos.

Segundo os organizadores, em uma semana, as pessoas têm três formas para participar mediante inscrição. Na primeira as 30 vagas da residência darão acesso à sala de videoconferência e certificação. Na segunda, como ouvinte, com o participante interagindo e assistindo ao vivo as transmissões. Na terceira com o participante acessando aos acervos posteriormente (podcasts, textos e vídeos). Durante a semana, de 26 a 30 de outubro, os encontros ocorrerão entre 19h e 22h. No fim de semana, no sábado, dia 31, entre 8h e 21h e, no domingo, 1º de novembro, entre 8h e 11h30..

Atividades

Os encontros virtuais serão por videoconferências transmitidas em tempo real, e poderão ser acessadas em três redes (Facebook, Youtube e Instagram, pelo @dançanaescolaSC). Os acervos, além dessas redes, também serão disponibilizados posteriormente pelo Spotify, através de podcasts.

 As atividades (vivências, mesas-redondas, leituras e discussões, oficinas, lives e rodas de conversa) irão atravessar a discussão entre dança e escola, propondo vivências práticas e conversas em através da dança contemporânea, das danças de salão, do teatro, das danças de contato improvisação, da dança e escrita, da improvisação, inclusão, diversidade, racismo, sexualidade, corpo, prevenção socioemocional, entre outras temáticas/áreas. As atividadese temas estão detalhado nas redes sociais da Semana Dança na Escola SC.

Inscrições

Interessados em residir poderão acessar o formulário de inscrição pelas redes do projeto entre 12 e 22 de Outubro. Para confirmar presença como ouvinte, é preciso enviar mensagem pelas redes sociais ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , bem como acessando às redes nos horários de programação.

Para mais informações

Ass. imprensa do evento:  Néri Pedroso (jorn.) O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (48) 9-9911-9837 (WhatSaap) Facebook: Néri Pedroso. Rodolfo Lorandi (48) 99607-0967. Maria Claudia Reginato (48) 99934-197

 

Está com saudade do Festival Escolar Dança Catarina que nos últimos anos tem se constituído em um dos eventos mais importantes do calendário da Fesporte? Para os amantes do festival a Fesporte tem uma grande notícia: vai realizar nas noites de 23 a 27 de novembro, via transmissão pela internet, o Festival Escolar Dança Catarina On-Line, uma forma de contemplar a falta do evento presencial por conta da pandemia do coronavírus.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 3 a 13 de novembro por meio do site da Fesporte (Clique aqui e faça a inscrição) e estarão sob a responsabilidade da Gerência de Esporte de Base e Inclusão (Gebai). 

Para participar os estudantes devem estar matriculados na rede de ensino e sua escola enviar um vídeo apresentação aos organizadores com até um minuto e meio de duração. Clique aqui e acesse o regulamento.

Serão premiados os vencedores em sete categorias:

Mirim Solo: 6 a 11 anos (masculino e feminino);

Infantil Solo: 11 a 15 anos (masculino e feminino);

Juvenil Solo: 15 anos ou mais (masculino e feminino);

Irmãos: idade livre (misto);

Família: idade livre (misto);

Professores e coreógrafos solo: idade livre (misto);

Professores e coreógrafos duo e trio: dade livre (misto).

Segundo a professora e coreógrafa Mapi Cravo, uma das coordenadoras do festival, o regulamento prevê que a medida do espaço cênico para filmagem fica a critério do participante podendo ser ao ar livre, em casa, no quarto, ou como fluir a criatividade do grupo. 

O regulamento determina também que as apresentações serão apreciadas por uma banca de jurados, composta por dois integrantes, representantes do meio artístico da dança.

Os primeiros lugares  serão convidados para participar da noite comemorativa do Festival Escolar Dança Catarina 20 Anos a ser realizada em 2021. Mapi Cravo esclarece que não haverá no evento on-line divisão regional como acontece na competição presencial.

O Festival Escolar Dança Catarina On-Line é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e apoio das  prefeituras municipais.

Entre os objetivos do festival constam:

Promover os intercâmbios esportivos, educacionais e culturais entre seus promotores, organizadores e participantes;

Dar continuidade ao processo pedagógico da dança vivenciado nas escolas;

Oportunizar aos alunos, professores e comunidade do sistema escolar catarinense o acesso a dança, bem como, um espaço para exercer seu direito

à cidadania, podendo expressar de forma ampla o seu ser artístico, buscando a harmonia em seu ambiente escolar e sociocultural, ou seja, o seu desenvolvimento integral.

Mapi Cravo lembra que o festival sempre foi voltado também para a família e a oportunidades de fazê-lo de forma on-line dá um significado real a esta proposta já que integrará, via Internet, os lares catarinenses, abrangendo a família como um todo. 

O Festival Escolar Dança Catarina On-Line é um dos eventos escolares que pertencem à Gerência de Esporte de Base e Inclusão (Gebai). É promovido pelo

Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e apoio das prefeituras municipais.

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

No último final de semana (sábado e domingo, 17 e 18) realizaram-se as finais do 1º Campeonato Mundial Escolar de Xadrez On-line, organizado ela Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF, da sigla em inglês) e reuniu 314 participantes de 38 países de cinco continentes.

Dois catarinenses de 13 anos do Colégio Bom Jesus Santo Antonio, de Blumenau,  foram finalistas da competição na categoria 12 a 14 anos. Isadora Feller ficou em 19º lugar, e Thiago Kim em 25º.

As finais da categoria 15 a 18 anos estão programadas para o próximo sábado, dia 24, e a blumenauense Gabriela Feller, 16 anos, também do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, está na final.  O campeão desta categoria se classifica automaticamente para competir presencialmente na Ginasíade 2021 a ser realizada em Jinjiang, na China.

Para Regina Ribeiro, treinadora dos estudantes e mestre internacional de xadrez, a participação dos catarinenses foi altamente positiva. “O evento reuniu os melhores do mundo no xadrez escolar. Participamos deste formato pela primeira vez e já ficamos entre os 19 e 25 melhores respectivamente. Então o que posso dizer é que o resultado foi satisfatório”, destaca a treinadora. 

Isadora, Thiago e Gabriela são atletas nas competições organizadas pela Feporte.

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

 

Fesporte e FCX realizam a 1ª edição dos Jogos Escolares On-line de Xadrez

Já estão abertas as inscrições para a 1ª edição dos Jogos Escolares On-line de Xadrez (JEX) de Santa Catarina. As inscrições são destinadas para alunos atletas até 18 anos, matriculados nas unidades de ensino do Estado de Santa Catarina que praticam a modalidade de xadrez e irão até o dia 30 de outubro. 

Para participar do evento o interessado deve se inscrever junto ao coordenador esportivo da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As inscrições podem ser feitas com orientação dos professores, pais ou pelo próprio aluno.

A competição será realizada na plataforma on-line de xadrez, via Web (Lichess) dia 7 de novembro e será organizada pela Gerência de Desporto Educacional da Fesporte em parceria com a Federação Catarinense de Xadrez (FCX).

Forma de disputa

A forma de disputa dos JEX será até 18 anos, em três torneios divididos nas categorias sub-11 anos (nascidos até 2009), 12 a 14 anos (nascidos entre 2006 a 2008) e 15 a 18 anos (nascidos entre 2002 a 2005). Será utilizado o Sistema Suíço em sete rodadas com tempo de 10+5 (10 minutos mais 5 segundos de acréscimo).

De acordo com o regulamento da competição todos os participantes receberão como premiação certificado de participação (enviados on-line pelo e-mail da inscrição). Os cinco primeiros colocados nos gêneros masculino e feminino receberão medalhas e a unidade escolar do aluno vencedor de cada categoria receberá um kit de material esportivo, que deverá ser entregue pelos coordenadores esportivos de sua respectiva CRE.

Critérios de participação

Ainda de acordo com o regulamento dos JEX são seguintes os critérios para a participação:

 - Estar matriculado em estabelecimentos da rede de ensino do estado de Santa Catarina até o terceiro ano do Ensino Médio, conforme faixa etária estabelecida pelo regulamento da competição; 

- Ter idade até 18 anos;

- Realizar inscrição junto ao coordenador esportivo da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por meio de formulário próprio a ser enviado, conforme faixa etária estabelecida pelo regulamento da competição;

- As inscrições podem ser feitas com orientação dos professores, pais ou pelo próprio aluno;

 - Antes de preencher o formulário de inscrição o aluno deve criar um e-mail (se não tiver), criar seu NICKNAME e realizar seu registro na Plataforma Lichess, que será utilizada para a competição.

Abaixo vídeo explica passo a passo como acessar a plataforma Lichess e criar o seu NICKNAME:

 

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

 

 

 

Pagina 1 de 243