JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 328

Segunda, 27 Julho 2015 19:57

Joguinhos Abertos de SC: esporte a serviço da vida Destaque

Volnete e os filhos Monique e Junior: família unida em torno do esporte Volnete e os filhos Monique e Junior: família unida em torno do esporte Pablo Gomes / Fesporte

Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina não se tratam apenas de um evento esportivo para estudantes. O que menos importa são os resultados das disputas, pois a grande conquista está em colocar a juventude para praticar atividades físicas, proporcionando educação, saúde, segurança, disciplina e qualidade de vida.

Essa verdade é resumida em uma frase adotada como um dos slogans da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), idealizadora e realizadora dos Joguinhos: “mais esporte, menos problemas sociais”. E assim, garantindo distância da violência, das drogas e outras mazelas que atingem a sociedade, o esporte é uma indispensável ferramenta a serviço da família e da cidadania.

A 28ª edição dos Joguinhos, que ocorre até o próximo sábado, dia 1º de agosto, em Itajaí, é mais uma prova disso. Quatro mil adolescentes de 15 a 18 anos, vindos de 75 municípios, competem em 16 modalidades na companhia de seus pais, professores e técnicos. A relação de respeito e obediência é explícita em todas as delegações, o que só reforça a importância e a característica social do evento.

Família unida em torno do esporte

Mesmo quem não participa diretamente dos Joguinhos se envolve em torno da competição. É o caso de Volnete Fornara, de 33 anos, atleta profissional de Taekwondo. Ela começou a praticar o esporte com 21, e nunca mais parou. Duas vezes medalha de bronze nos Jogos Abertos de SC (Jasc) e três vezes campeã estadual, Volnete é casada com o coordenador da equipe de Itajaí nos Joguinhos, o mestre Lenoir de Oliveira, de 38 anos.

É foi dessa união que surgiram mais dois desportistas que, só pelo fato de terem o esporte muito presente na família, certamente serão pessoas saudáveis e cidadãos de bem. Monique tem sete anos e pratica Taekwondo desde os quatro. E o pequeno Junior, de apenas um aninho, por mais que ainda seja um bebê, já passa o dia todo com a mãe na academia e, à sua maneira, executa alguns movimentos da arte marcial.

“Ele passa o dia inteiro comigo na academia, e enquanto eu dou aula, ele fica quietinho e faz os movimentos dele. O esporte tem esse poder de disciplinar as pessoas e unir ainda mais as famílias, como a nossa”, diz a orgulhosa Volnete ao lado dos filhos, todos de quimono, nas arquibancadas de um dos ginásios que recebe os Joguinhos em Itajaí.

“O benefício social do esporte é incalculável, pois enquanto as pessoas competem e praticam atividades físicas, estão longe de problemas e conquistando saúde. É muito legal ver famílias inteiras nas arquibancadas acompanhando os jogos e vibrando com seus filhos e amigos. Esse é o grande resultado dos eventos promovidos pela Fesporte e que nos motiva a investir cada vez mais na juventude”, destaca o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski.

A 28ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina é uma promoção do governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a prefeitura de Itajaí.

Mais informações:

Pablo Gomes - Jornalista