Quinta, 10 Dezembro 2020 20:00

Fesporte realiza vistoria técnica para os Joguinhos 2021 Destaque

Integrantes da Fesporte e da prefeitura de Videira durante visita técnica Integrantes da Fesporte e da prefeitura de Videira durante visita técnica Foto: Antonio Prado

O trabalho já começou para a realização dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em Videira, que acontecerão de 4 a 12 de setembro de 2021, resguardadas as condições da pandemia da Covid-19. Na quarta-feira, 9 e quinta-feira (10), uma equipe técnica da Fesporte – Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), liderada pelo Presidente Rui Godinho, esteve no município para avaliação geral das praças esportivas e início das atividades para realização da etapa estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, juntamente com a equipe da Fundação Esportes de Videira.

Entre as tratativas, há um estudo de viabilidade de construção de uma piscina semiolímpica no município para contemplar as modalidades aquáticas dos Joguinhos e ampliar a oferta de estrutura esportiva no município, para atender as grandes competições de esfera estadual.

A equipe foi recebida no gabinete do prefeito Dorival Carlos Borga, que se disse muito feliz em poder receber mais um evento da Fesporte, já que o município sediou os Jogos Escolares de Santa Catarina 15 a a 17 anos, em 2018, e a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) em 2019.

Rui Godinho (centro) com o prefeito Carlos Borga (à direita) e Sérgio Cirola, Dir. Geral da FME de Videira. Foto: Antônio Prado

No gabinete do prefeito Rui  Godinho apresentou também uma amostra do material esportivo que será oferecido pela Fesporte às escolas estaduais e municipais de Videira. A destinação de material esportivo faz parte de um projeto contínuo da Fesporte, que visa prover os municípios com equipamentos para fomentar a prática esportiva em diferentes modalidades, atendendo também o contraturno da rede escolar.

Entre os diversos locais visitados estiveram o complexo esportivo do Parque da Uva, onde ocorrerá provas de ciclismo, basquete, e lutas e xadrez e ainda o ginásios do IFC, onde ocorrerá a ginástica rítmica, o Clube Profit, local do vôlei de praia e a pista de atletismo do complexo Sérgio Luiz Marafon.

"Estamos muito felizes pela confiança depositada pela Fesporte em podermos realizar mais um grande evento esportivo, desta vez, os Joguinhos. Este evento será importante para buscarmos mais experiência para que em 2023, quem sabe, sediar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), disse o prefeito Dorival  Borga.

O prefeito destacou também que os Joguinhos trarão benefícios econômicos para região e revelou também que pretende realizar uma etapa regional do festival escolar dança Catarina e também os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).

O presidente Rui Godinho gostou muito das instalações esportivas e disse que tem certeza na realização de um grande evento visto que Videira é um município bastante experiente. "Os videirenses já realizaram com sucesso os  Jesc e Olesc e não tenho dúvida que teremos mais uma vez uma parceria de sucesso com a realização dos Joguinhos".

Segundo Godinho a Fesporte pretende implantar no estado seis piscinas semiolímpicas e seis pistas sintéticas de atletismo espalhadas nas seis regiões esportivas de atuação da Fesporte.

“Ao fazer o mapeamento das estruturas esportivas de Santa Catarina por meio do georreferenciamento descobrimos diversas regiões do estado com déficit de algumas estruturas. No oeste e extremo oeste, por exemplo, descobrimos a falta de piscinas e pista sintéticas é o caso de Campos Novos e Chapecó por isso queremos construir estas estruturas onde não tem para democratizar anda mais a prática esportiva. E estamos conversando com as prefeituras de Campos Novos e Chapecó, para construirmos pista de atletismo, e Videira para a construção de piscinas”, finalizou Godinho.

Texto: Antonio Prado

Com informações da Ascom de Videira