Segunda, 27 Abril 2015 13:46

Natação faz a alegria dos 92 nadadores nos Parajasc Destaque

Descrição da foto: atleta na piscina com síndrome de down disputa prova de natação Descrição da foto: atleta na piscina com síndrome de down disputa prova de natação Foto: Antonio Prado

O dia foi puxado para os 92 paratletas dos 19 municípios que disputaram a natação dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) neste domingo (26) na piscina da Escola Estadual Portonovo, de Itapiranga. Mas, depois de cerca de nove horas de competição, os semblantes de cansaço deram lugar a alegria no pódio com as medalhas no peito. Ao final do dia os mais felizes foram os nadadores dos municípios campeões por seguimentos: Deficiência Intelectual (DI), visual (DV), auditiva (DA) e física (DV).

Brusque venceu no DI feminino e masculino. No DV feminino, o ouro foi para Itajaí e no masculino Joinville. No DA feminino e masculino, a cidade de Joinville faturou o primeiro lugar. A equipe joinvilense também levou o ouro no DF masculino e feminino.

No universo dos muitos atletas, histórias bonitas e curiosas. Alguns vivenciaram fatos já costumeiros, os chamados veteranos. Outros curtiam as novidades e o deslumbramento, eram os novatos.

Descrição da foto: Gustavo Simas, de Brusque, sorrindo, morde a medalha de ouro conquistada nos 100 metros livres para deficiente visual

Entre as nadadoras mais experientes inclui-se Adriana Luiza, 42 anos, de Joinville, que conquistou três medalhas de ouro no segmento DF: nos 100 metros livre, nos 100 metros peito e nos 50 metros. Participando dos Parajasc desde 2008 ela revelou que ganhar as medalhas não foi novidade. “As provas foram tranquilas para mim. Vim para participar e saio com três medalhas”.

“ É primeira vez que participo desta competição e estou curtindo muito esta experiência. É muito melhor do que eu imaginava”, diz Gustavo Simas, 19 anos, de Brusque, medalha de ouro nos 100 metros livres para cegos. “Estava nervoso na primeira etapa, mas depois que caí na piscina para o aquecimento o nervosismo foi embora”, admitiu.

Os Parajasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste.

Antonio Prado

Lido 2664 vezes Última modificação em Segunda, 27 Abril 2015 14:47