Quarta, 04 Abril 2018 21:09

Profissionais de SC, PR e RS participam de seminário paralímpico Destaque

Autoridades presentes no seminário Autoridades presentes no seminário Foto: Antonio Prado/Fesporte

Começou nesta quarta-feira, 4, no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, o II Seminário Regional Paralímpico Escolar 2018. O evento, que se estende até sexta-feira, 6, reúne cerca de 200 profissionais de esportes paralímpicos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A promoção é da Academia Paralímpica, braço educativo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte.

Em três dias de seminário os integrantes participarão de cursos, palestras, mesas redondas, conferências e apresentações de trabalhos científicos. Haverá ainda três cursos-padrão, sendo cada um sobre um tipo de deficiência: visual, física e intelectual

Na abertura, entre as diversas autoridades presentes estiveram o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho,  e o presidente do CPB Mizael Conrado.  “Capacitar profissionais em seminários dessa natureza são essenciais para qualificar nossos eventos esportivos” destacou Vadinho que colocou a Fesporte a disposição do Comitê Paralímpico para futuras parcerias.

Diversos profissionais participam do seminário (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Já Mizael Conrado fez questão de lembrar a grande qualidade do paradesporto catarinense. “Santa Catarina tem em seu desempenho um papel de destaque no contexto nacional do paradesporto brasileiro”, disse o dirigente.

Entre os objetivos do seminário consta embasamento teórico-prático para os profissionais envolvidos; proporcionar aos participantes a inclusão, conhecimentos e experiências na área de esportes paralímpicos em cada deficiência;

Fundamentar ação prática com bases científicas como forma de desenvolver um compromisso profissional com a qualidade e com a inovação;

Propiciar a oportunidade de divulgação de experiências exitosas e inovadoras por meio da exposição de trabalhos e estudos.

Presidente da Fesporte, Vadinho, ao microfone, participou do seminário (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

O Seminário Regional Paralímpico Escolar será realizado a cada dois anos em seis regiões brasileiras no período de 01 de abril a 30 de junho, sempre de forma alternada nos anos pares, de acordo com as propostas apresentadas. Abrange as regiões Norte I, Norte II, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Texto: Antonio Prado

Lido 2138 vezes Última modificação em Quarta, 18 Julho 2018 21:03